Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

IMATURIDADE LEGISLATIVA OU BRINCANDO DE LEGISLAR?


 
“Quem compra um carro assume uma outra família”. A explicação é que o carro, novo ou velho, costuma, como qualquer ser humano, à proporção que envelhece, dar mais despesas.

O vereador Da Silva (Porto Velho), na primeira sessão legislativa, lembrou aos pares a necessidade de não se deixarem levar pela emoção ou por pressões. Pelo visto o discurso dele ecoou no vazio.

Em Cacoal, apesar das advertências de dois vereadores, um deles profissional da mecânica, a Câmara aprovou uma lei ampliando, para efeito de contratação para o transporte escolar, ônibus com 17 anos de uso – a legislação anterior já era grande, de 12 anos.

Em Porto Velho uma vereadora, convencida pelas explanações de técnicos da prefeitura, votou favorável, mas, depois, anunciou um recurso para anular a sessão, inclusive seu voto. Parece brincadeira!

No caso dos ônibus de Cacoal, a Câmara aprovou o projeto, demonstrando a insensibilidade legislativa e o interesse em beneficiar pseudo empresários sem, no entanto, considerar as vidas dos jovens que terão de usar os veículos, em estradas, muitas delas, sem qualquer condição de segurança.

Em Porto Velho o pedido da vereadora demonstra dois fatores comuns nas Câmaras e na nossa Assembleia Legislativa: atropelar o Regimento Interno e votar projetos que nem os relatores indicados em plenário conhecem, mas relatam favoráveis e são seguidos pela maioria dos pares.

Para qualquer candidato a emprego se exige conhecimento da função que vá exercer. A candidato a cargo eletivo nada se exige, e o resultado são eleitos sem saberem o que a lei determina para suas funções, nem que podem pedir vista ao projeto, preferindo o caminho fácil de aprovar, apenas para agradar uma ou outra ala.

Não se iludam: desligados do interesse comum, desconhecendo seus limites, teremos, com certeza, outros exemplos observados agora nos “legislativos mirins”, em Cacoal e Porto Velho.

Fonte: Jornal Alto Madeira

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Elon Musk desafia e inova a tradicional cultura do discurso político

Elon Musk desafia e inova a tradicional cultura do discurso político

Resumo dos principais Temas do Diálogo transmitido no X Spaces A Iniciativa do bilionário Elon Musk convidar a política alemã Alice Weidel para um

A situação não está para brincadeira

A situação não está para brincadeira

Sempre que uma tragédia se abate sobre a população, autoridades brasileiras ocupam espaços privilegiados de jornais (impressos e eletrônicos), rádio

Coluna Política Beradeira : liberdade de expressão ou falta de educação?

Coluna Política Beradeira : liberdade de expressão ou falta de educação?

Na última semana rendeu, e bem,  a notícia da ativista nas redes sociais e recém empossada vereadora, Sofia Andrade (PL), ter sido condenada judicial

Agora que todo mundo foi empossado é hora de mostrar serviço

Agora que todo mundo foi empossado é hora de mostrar serviço

A posse em um cargo público é um momento singular na carreira de um político, pois é o ato de investidura no cargo. Nos meus quarenta e três anos co

Gente de Opinião Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)