Quinta-feira, 28 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Mansueto: sem reforma, carga tributária terá que subir 10% do PIB


Gente de Opinião

Por Mansueto Almedia, secretário de Política Econômica, em seu Facebook

Reforma da previdência deve sempre respeitar direito adquirido. Ou seja, não muda nada para pessoas já aposentadas. Mas algumas pessoas insistem em deturpar o debate, querendo discutir casos de pessoas que já se aposentaram. Isso não está no debate.

Não sei se algumas pessoas fazem isso por maldade ou por desconhecimento. Se for por desconhecimento, tudo bem. Se for por maldade, para simplesmente deturpar o debate, isso é ruim para a boa discussão de politicas publicas.

Quem vai decidir se haverá ou não reforma da previdência seremos nós brasileiros. Mas se a decisão for não fazer reforma da previdência, todos devem ficar cientes que os próximos governos terão que aumentar a carga tributária em 10% do PIB – R$ 680 bilhões- até 2060 apenas para pagar as aposentadorias e pensões.

Essa projeções foram feitas por técnicos do Ministério da Previdência, no ano passado, no governo da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). Esses números estão no anexo do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentária de 2017, PLDO 2017, encaminhado, em maio deste ano, pela administração anterior ao Congresso Nacional.

O debate da reforma da previdência não deve ser partidarizado. Devemos como sociedade ter o amadurecimento de debater qualquer politica publica e decidirmos o que deve ou não ser feito.

Ter medo do debate ou simplesmente agredir quem pensa diferente de nós é o maior sinal de fraqueza intelectual e desonestidade. Nós precisamos debater nosso problemas e encontrar soluções para voltarmos a crescer de forma consistente e, assim, melhorar a condição de vida de todos.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A concessão de abono natalino a servidores públicos

A concessão de abono natalino a servidores públicos

Pessoalmente, não vejo nenhum problema no pagamento de abono natalino a servidores públicos, desde que seja autorizado por uma lei, apesar de muita

25 de novembro - a pequena correção ao 25 de abril

25 de novembro - a pequena correção ao 25 de abril

A narrativa do 25 de Abril tem sido, intencionalmente, uma história não só mal contada, mas sobretudo falsificada e por isso também não tem havido

Punhal verde amarelo

Punhal verde amarelo

Tive acesso, sábado, dia 16 de novembro, a uma cópia do relatório da Polícia Federal,  enviado pela Diretoria de Inteligência Policial da Coordenaçã

Pensar grande, pensar no Brasil

Pensar grande, pensar no Brasil

É uma sensação muito difícil de expressar o que vem acontecendo no Brasil de hoje. Imagino que essa seja, também, a opinião de parcela expressiva da

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)