Domingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Marco Aurélio promete votar contra auxílio-moradia


Gente de Opinião

247 - O ministro do Supremo Tribunal Federal Marco Aurélio Mello já disse que vai votar contra o auxílio-moradia para a magistratura quando o assunto voltar à pauta na Corte.

"Mesmo que dê briga em casa", brincou, segundo a Coluna do Estadão. A mulher e a filha do ministro do Supremo, desembargadora do TJ-DF e desembargadora do TRF-2, respectivamente, recebem auxílio-moradia de R$ 4.377,73 mensais cada uma.

Em setembro de 2014, o ministro Luiz Fux concedeu uma liminar liberando o auxílio a todos os juízes do Brasil. Em dezembro de 2017, liberou o assunto para ser julgado pelo plenário, que decidirá se manterá ou não a liminar de três anos atrás. Agora, a presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, deve marcar uma data para o julgamento.

O benefício vem causando polêmica após denúncias recentes de que muitos juízes recebem o benefício mesmo tendo residência própria na cidade onde moram - o que é permitido pela liminar concedida por Fux.

O caso do juiz Marcelo Bretas, da Lava Jato do Rio, chamou atenção: ele e a mulher, que também é juíza, recebem o auxílio de R$ 4.377,73 cada, mesmo tendo imóvel no Rio - algo que o CNJ proíbe. Bretas chegou a ir à Justiça para obter o benefício dobrado.

O juiz Sergio Moro, de Curitiba, também recebe o valor com casa própria, e justificou com o argumento de que o benefício compensa a falta de reajuste no salário da magistratura.

Gente de OpiniãoDomingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Agora que todo mundo foi empossado é hora de mostrar serviço

Agora que todo mundo foi empossado é hora de mostrar serviço

A posse em um cargo público é um momento singular na carreira de um político, pois é o ato de investidura no cargo. Nos meus quarenta e três anos co

Na passagem da democracia partidária para a oligarquia liberal (democracia autoritária)

Na passagem da democracia partidária para a oligarquia liberal (democracia autoritária)

Poder económico e Poder político em Promiscuidade clara Estamos no início de uma nova era moldada pelas tecnologias virtuais e pela Inteligência A

Lua de mel do prefeito Léo com a Câmara Municipal logo chegará ao fim

Lua de mel do prefeito Léo com a Câmara Municipal logo chegará ao fim

No começo, tudo são flores. Com o passar do tempo, elas murcham, perdem o vigor e acabam morrendo. Assim pode ser entendido o relacionamento entre o

Situação da Europa em 2025

Situação da Europa em 2025

Iniciamos o ano 2025 com as esperanças murchas porque na qualidade de cidadãos e de povos nos encontramos envolvidos num dilema político-económico q

Gente de Opinião Domingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)