Sábado, 24 de dezembro de 2016 - 05h48
Presépio na Casa Santa Marta
Cidade do Vaticano (RV) – A Igreja prepara-se para viver o Natal do Senhor. O Papa Francisco presidirá hoje, sábado a Santa Missa na Basílica de São Pedro às 21h30min, horário local. No domingo, ao meio-dia, concederá, da Sacada Central da Basílica de São Pedro, a tradicional mensagem e Bênção “Urbi et Orbi”.
A Rádio Vaticano transmitirá os dois eventos, com comentários em português, a partir das 18h20min no sábado e das 8h50min no domingo, horário de Brasília.
Será o quarto Natal do Papa Francisco que em um tweet escreve: “O Senhor se faz homem para caminhar conosco na vida de cada dia”. A Celebração Eucarística da Missa da Noite de Natal será introduzida pelo tradicional canto da Kalenda, que anuncia o nascimento de Jesus, Senhor e centro da história.
Intenções dos fiéis
As orações dos fieis, como tradição, serão em diversas línguas. Em chinês se rezará para que a Igreja seja sempre preservada “na integridade da fé” e seja “casa acolhedora para cada homem que busca a alegria verdadeira”; em francês se rezará pelos governantes para que sejam orientados “à edificação da civilização do amor”; em árabe, se rezará “por quem vive nas trevas do pecado e do erro” para que “a luz de Deus feito carne vença a noite de seus corações e mostre a eles a beleza da comunhão com Deus”; em malayalam, se rezará pelas crianças, para que a vida delas seja preservada “na pureza”.
E por fim, em russo, se rezará pelos pobres e as pessoas sozinhas, para que o “Emanuel, presente na carne de uma criança, as console em suas aflições e as faça sentir preciosos aos olhos do Pai”.
Viver um Natal cristão
O Papa Francisco exorta todos a viver o Natal cristão, à imitação do Natal de Belém, onde Deus quis inverter os valores do mundo, fazendo-se pequeno em uma estrebaria, pequeno com os pequenos e pobre com os pobres.
“Permaneçamos em silêncio – é o convite do Papa – e deixemos que seja o Menino a falar”, pois é este Menino que nos ensina “o que realmente é essencial na vida”.
25 de novembro - a pequena correção ao 25 de abril
A narrativa do 25 de Abril tem sido, intencionalmente, uma história não só mal contada, mas sobretudo falsificada e por isso também não tem havido
Tive acesso, sábado, dia 16 de novembro, a uma cópia do relatório da Polícia Federal, enviado pela Diretoria de Inteligência Policial da Coordenaçã
Pensar grande, pensar no Brasil
É uma sensação muito difícil de expressar o que vem acontecendo no Brasil de hoje. Imagino que essa seja, também, a opinião de parcela expressiva da
A linguagem corporal e o medo de falar em público
Para a pessoa falar ou gesticular sozinha num palco para o público é um dos maiores desafios que a consome por dentro. É inevitável expressar insegu