Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

PORTO VELHO E SEUS 99 ANOS


PORTO VELHO E SEUS 99 ANOS - Gente de Opinião

  Inácio Azevedo
 

Nestes 99 anos do Município de Porto Velho que comemoramos nesta Terça (02), façamos uma opção de não seguir aquela linha usual de dizer que “não temos nada para comemorar”. Isso não significa que devamos achar que nossa capital, que desde a sua origem teve tantas oportunidades de ser espelho entre as da Região Norte não tenha seus problemas, ou que, estamos abrindo mão de cobrarmos das autoridades que haja a consolidação da cidade de nossos sonhos.

Porto Velho não tem só o seu lado negativo que estamos acostumados a ver cotidianamente nos noticiários locais. Nossa capital, que em 2014 comemorará o seu primeiro centenário, tem próprios históricos como o Palácio Getúlio Vargas, sede do governo estadual; a praça das caixas d’água, também conhecida como Três Marias; o prédio da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), um dos primeiros hotéis de nossa cidade; o mercado cultural que teve parte derrubada no passado e reconstruída a alguns anos; os mirantes um, dois, dois e meio e três,PORTO VELHO E SEUS 99 ANOS - Gente de Opinião onde funcionam alguns restaurantes com comidas regionais; a Estrada de Ferro Madeira Mamoré construída no início do século passado e seu museu; o Cai N’Água  com seu mirante, que recomendo seja visitado aos finais da tarde por quem ainda não conhece o lindo por do sol do Rio Madeira; a igreja de Santo Antônio, local de origem de nossa cidade; os imóveis históricos no centro da cidade, (é verdade que alguns estão descaracterizados pelas faixadas das lojas comerciais); restaurantes que não deixam a desejar para nenhuma uma outra cidade do país; é o único município do país que tem duas grandes hidrelétricas do porte das que estão em fase final de construção no Rio Madeira (Santo Antônio e Jirau); várias opções de lazer à escolher de acordo com os gostos e condições de cada um, e uma séria de outros  fatores positivos, que se formos enumerá-los não teríamos espaço neste texto.

Porto Velho tem o maior “coração de mãe” já visto. Acolhe pessoas de todas as regiões de nosso país como se filhos seus fossem. Isso nos permite ter uma diversidade de culturas regionais que poucas cidades no Brasil possuem.

Porto Velho tem ainda uma área territorial maior que a do Estado de Alagoas. Na sua área rural temos desde a agropecuária aos médios e pequenos produtores rurais, estes, responsáveis pela produção de parte dos alimentos que são comercializados no mercado local.

Nossa quase centenária capital tem ainda uma posição geográfica privilegiada, o que nos permite sonhar com um desenvolvimento superior a outras capitais, mesmo que tenhamos sucessivas administrações desastrosas.

Nós que reclamamos do transito, ainda conseguimos atravessar toda a cidade com nossos carros gastando algo em torno de 30 (trinta) minutos; uma parte de nossa população está acostumada a almoçar em casa e ainda tirar aqueles 15 (quinze) minutos de “soneca”, enquanto em alguns outros centros esse tempo é gasto para se locomover algumas quadras.

Porto Velho tem a esperança de uma população de que um dia ela seja referência em desenvolvimento; que nossos filhos e netos não tenham, como no passado, de sair de nossa cidade em busca de dias melhores; que tenhamos gestores públicos que marquem nossa história de forma positiva.

Parabéns pelos seus 99 anos e uma boa trajetória rumo ao seu primeiro centenário!
 

Inácio Azevedo da Silva, é advogado e trabalha na Eletrobras Distribuição Rondônia.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

25 de novembro - a pequena correção ao 25 de abril

25 de novembro - a pequena correção ao 25 de abril

A narrativa do 25 de Abril tem sido, intencionalmente, uma história não só mal contada, mas sobretudo falsificada e por isso também não tem havido

Punhal verde amarelo

Punhal verde amarelo

Tive acesso, sábado, dia 16 de novembro, a uma cópia do relatório da Polícia Federal,  enviado pela Diretoria de Inteligência Policial da Coordenaçã

Pensar grande, pensar no Brasil

Pensar grande, pensar no Brasil

É uma sensação muito difícil de expressar o que vem acontecendo no Brasil de hoje. Imagino que essa seja, também, a opinião de parcela expressiva da

A linguagem corporal e o medo de falar em público

A linguagem corporal e o medo de falar em público

Para a pessoa falar ou gesticular sozinha num palco para o público é um dos maiores desafios que a consome por dentro. É inevitável expressar insegu

Gente de Opinião Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)