Domingo, 7 de dezembro de 2014 - 09h03
Tradição religiosa que costuma ser realizada na preparação de momentos importantes, a novena faz parte do patrimônio da religiosidade popular. Diante do Advento, vivido pela Igreja antes da celebração do Natal, não poderia ser diferente. A montagem do presépio, a intensificação do espírito de caridade e a novena de Natal fazem parte da vida dos cristãos.
Todos os anos, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) oferece um roteiro de novena de Natal, para ser refletido no período. A edição de 2014, com o tema “Reunidos em família, preparando a vinda do Senhor”, relembra profetas como Isaías e João Batista, que preparavam o povo para a Boa-Nova.
“A novena de Natal já faz parte de nossa caminhada rumo a Belém, onde veremos as maravilhas que Deus realiza no meio de seu povo. Ela é uma ajuda para as pessoas, famílias e comunidades experimentarem a alegria do Natal”, explica o bispo auxiliar de Brasília e secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Leonardo Steiner.
A novena de 2014 está em consonância com a exortação apostólica do papa Francisco, “A alegria do Evangelho”. É também uma resposta à recente proposta lançada durante a 52ª Assembleia Geral da CNBB, que ofereceu à Igreja no Brasil o documento “Comunidade de comunidades: uma nova paróquia. A conversão pastoral da paróquia”.
Dom Leonardo convida a todos a participarem da novena de Natal. “Seremos tocados pela alegria da simplicidade e da candura do Deus nascido na gruta de Belém. Anunciemos a alegria do nascimento do Menino Jesus”, pede.
A Novena de Natal possui nove encontros, ritos opcionais e cânticos. Pode ser adquirida nas livrarias católicas e por meio do site www.edicoescnbb.com.br.
Fonte: CNBB
A concessão de abono natalino a servidores públicos
Pessoalmente, não vejo nenhum problema no pagamento de abono natalino a servidores públicos, desde que seja autorizado por uma lei, apesar de muita
25 de novembro - a pequena correção ao 25 de abril
A narrativa do 25 de Abril tem sido, intencionalmente, uma história não só mal contada, mas sobretudo falsificada e por isso também não tem havido
Tive acesso, sábado, dia 16 de novembro, a uma cópia do relatório da Polícia Federal, enviado pela Diretoria de Inteligência Policial da Coordenaçã
Pensar grande, pensar no Brasil
É uma sensação muito difícil de expressar o que vem acontecendo no Brasil de hoje. Imagino que essa seja, também, a opinião de parcela expressiva da