Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

'Retrocesso', diz Requião sobre voto distrital misto


 'Retrocesso', diz Requião sobre voto distrital misto - Gente de Opinião

Paraná 247 - O senador Roberto Requião (PMDB-PR) criticou a aprovação do voto distrital misto pela Casa. "Senado aprova voto distrital misto,que transforma deputados estaduais e federais em corretores de pequenos favores, despolitizados, analfabetos políticos. A politica macro fica por conta do capital e dos bancos. Não mais politicas de educação ,saúde e tributarias. Retrocesso!", disse o parlamentar no Twitter.

O voto distrital misto tem dois sistemas: o majoritário – atualmente válido nas eleições para presidente, governador, senador e prefeito, que valeria para as escolhas nos distritos – e o proporcional, que privilegia os partidos como acontece hoje nas eleições para deputados e vereadores.

No sistema majoritário, são eleitos os que recebe, mais votos dentre todos os candidatos, e, no proporcional, são eleitos os mais votados dentro de cada partido ou coligação, de acordo com o número de vagas a que cada partido ou coligação tem direito.

Segundo a proposta, estados e municípios serão divididas pela Justiça Eleitoral em distritos. O número de distritos será equivalente à metade das cadeiras disponíveis para cada função. Cada partido poderá registrar uma candidatura por distrito.

Pelo projeto, o eleitor deverá votar em um postulante de seu distrito e em uma lista ordenada de um partido. Os votos partidários determinam a distribuição das cadeiras pelo sistema proporcional.

Será eleito o candidato mais votado em cada distrito, e as outras vagas serão preenchidas pelos candidatos de acordo com as listas ordenadas pelos partidos.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pensar grande, pensar no Brasil

Pensar grande, pensar no Brasil

É uma sensação muito difícil de expressar o que vem acontecendo no Brasil de hoje. Imagino que essa seja, também, a opinião de parcela expressiva da

A linguagem corporal e o medo de falar em público

A linguagem corporal e o medo de falar em público

Para a pessoa falar ou gesticular sozinha num palco para o público é um dos maiores desafios que a consome por dentro. É inevitável expressar insegu

Silêncio do prefeito eleito Léo Moraes quanto à escolha de nomes para o governo preocupa aliados

Silêncio do prefeito eleito Léo Moraes quanto à escolha de nomes para o governo preocupa aliados

O silencio do prefeito eleito de Porto Velho, Léo Moraes (Podemos), quanto à escolha de nomes para comporem a sua principal equipe de governo vem se

Zumbi dos Palmares: a farsa negra

Zumbi dos Palmares: a farsa negra

Torturador, estuprador e escravagista. São alguns adjetivos que devemos utilizar para se referir ao nome de Zumbi dos Palmares, mito que evoca image

Gente de Opinião Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)