Quinta-feira, 23 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Segredos do marketing


cristiano.borges@outlook.com

Até mesmo os produtos sem muita diferenciação, caso dos commodities, possuem diferenças, mesmo que tênues. Desta forma, é possível se observar produtos com alta diferenciação e os de baixa. A diferenciação dos produtos se dá da seguinte forma:

Forma: diferenciação quanto ao tamanho, formato ou estrutura física, como no caso da aspirina que pode se diferenciar pela posologia, formato, cor, invólucro e tempo de ação.

Características: variam complementando sua função básica. Por meio de pesquisas com compradores recentes, pode-se identificar e selecionar novas características apropriadas ao valor para o cliente em relação ao custo para a empresa de cada característica potencial. Na indústria automobilística se fabrica carros com vários níveis de acabamento reduzindo custos de estoque e fabricação.

Customização: Conhece-se o cliente e os parceiros de negócio ao ponto de individualizar as ofertas. É o caso de uma empresa de vinhos cuja fabricação se dá de acordo com os ingredientes escolhidos pelos clientes, ou seja, cada cliente monta o seu próprio vinho.

Qualidade de desempenho: Pode-se possuir um desempenho baixo, médio, alto ou superior. O desempenho deve atender as expectativas do mercado e/ou dos públicos. Este caso é bem ilustrado com um forno industrial que consegue esquentar ao ponto de deixar os pães da padaria prontos a tempo dos clientes se deliciarem com o cheirinho nos corredores do supermercado.

Qualidade de conformidade: Espera-se que todas as unidades produzidas sejam idênticas e atendam às especificações prometidas. Produtos sem variações, tipo algumas redes de fast food que entregam a batata frita crocante em qualquer lugar do mundo.

Durabilidade: Indica a vida operacional esperada do produto sob condições naturais ou excepcionais. Ou seja, a pilha dura ao ponto de se trocar o equipamento e continuar com as pilhas.

Confiabilidade: Trata-se de um indicador de probabilidade de um produto não quebrar ou apresentar defeitos sob determinado período.

Facilidade de reparo: Indicador da facilidade de consertar um produto que funcione mal ou deixe de funcionar. Caso os consumidores não possam consertar, observa-se recursos de diagnóstico por telefone, e-mail, chat etc.

Estilo: Descreve o visual do produto e a sensação que ele passa ao comprador. Cria uma diferenciação difícil de imitar, estimula alguns consumidores a pagar mais caro. É o caso de algumas grifes da moda.

Desta forma, ao invés de discursar ser diferente dos concorrentes, trate de identificar e valorizar a sua diferença.

Prof. Me. Cristiano Borges Rodrigues é palestrante, consultor em gestão estratégica, comercial e autor do Livro de Mão da Redação Publicitária (2011) e Planejamento de Campanha Publicitária (2010).

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 23 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Vem aí o concurso para a Guarda Municipal

Vem aí o concurso para a Guarda Municipal

Colocar a Guarda Municipal em funcionamento foi uma das promessas de campanha do atual prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, e não criar. Isso porque

Guarda Municipal: o que é e para que serve

Guarda Municipal: o que é e para que serve

Nos últimos meses, muito se tem falado e escrito sobre a Guarda Municipal – aliás, uma das promessas de campanha do atual prefeito de Porto Velho, L

O sumiço do governador e a aparição do vice!

O sumiço do governador e a aparição do vice!

O SUMIÇO DO GOVERNADOR...O assunto da semana que passou nos bastidores políticos foi o sumiço do governador do Estado, Marcos Rocha (União Brasil).

Resignando, resistindo e mantidos pela fé

Resignando, resistindo e mantidos pela fé

Que a luz nos guie pelos vales por onde, por vezes Deus Pai todo poderoso nos permite transitar para sufocar os nossos egos e vaidades, para algum d

Gente de Opinião Quinta-feira, 23 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)