Quarta-feira, 19 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Semas lança campanha de enfrentamento à violência sexual durante período de carnaval


 
 A secretaria municipal de Assistência Social (Semas), preocupada com os altos índices de violação dos direitos da criança e do adolescente, recorrente no período de carnaval, lança campanha de conscientização que inicia juntamente com o desfile do primeiro bloco. Uma equipe da Semas e parceiros também iniciaram a distribuição de panfletos, no Espaço Alternativo no último final de semana. Semas lança campanha de enfrentamento à violência sexual durante período de carnaval - Gente de Opinião
 
 Odila Maria Miranda Oliveira, diretora do Departamento de Proteção Social de Média Complexidade explica que durante todo o período de carnaval haverá ações de conscientização. “Atendemos a 276 casos de abusos no ano passado, muitos deles corridos durante o carnaval e que só foram denunciados meses depois. Para reforçar este trabalho trabalhamos em parceria com alguns blocos e também com a Rede de Enfrentamento, da qual a Semas faz parte. Queremos conscientizar a sociedade sobre a incidência dessas práticas em todo o país”, afirma a diretora.
Neste ano, a mobilização foca na necessidade de uma denúncia urgente de casos e na proteção da criança e adolescente: uma prioridade absoluta e compartilhada entre a família, o Estado e a sociedade, conforme determina a Constituição Federal de 1988. “Existe nesse período muito trabalho infantil, com a venda de alimentos, água, e também a exploração sexual. No tempo de carnaval as crianças e adolescentes ficam mais vulneráveis a estas violações de direitos”, acrescenta Odila Oliveira.
 
Disque 100
 
 O processo do Disque funciona da seguinte maneira: Você disca o número 100, registra a denúncia que é encaminhada para o Ministério Público. “Orientamos que neste período de carnaval se alguém vir uma situação de abuso de crianças e adolescentes, procure uma autoridade policial ou disque 100. Não demore para denunciar, pois há uma demora de se fazer a denúncia então reforçamos o procedimento. A campanha também vem com a intuito de que a população comunique de imediato. Para que haja o atendimento psicossocial por meio da Semas.”
 
Programação
 
 Segundo a diretora Odila Oliveira, existe um calendário com atividades em parceria com diversos membros da rede entre eles o Ministério Público, juizados, conselhos tutelares e Fhemeron. “Nos próximos dias iremos a praças e em ensaios de blocos. Queremos destacar também a caminhada com “apitaço” dia 01 de fevereiro a partir das 18 horas”, disse ela. Veja a programação abaixo:
 
31 Janeiro – Entrega de Materiais nos blocos da Zona Sul.
01 de fevereiro- 18 horas – Caminhada do Apitaço – Espaço Alternativo.
04 de fevereiro – 16 horas - Entrega de material informativo – Auto Posto Carga Pesada.
 
Fonte:  Rebeca Barca | Foto  Comdecom

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 19 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O derretimento do governo Lula

O derretimento do governo Lula

No presente artigo farei algumas considerações sobre a queda de popularidade do presidente Lula, que passou de 37% para 24%. Quero comentar a recent

Foi-se o homem que deixou seu legado na história da Polícia Militar de Rondônia

Foi-se o homem que deixou seu legado na história da Polícia Militar de Rondônia

Rondônia perdeu um dos seus filhos mais ilustres, na manhã desta segunda-feira (17/03). Faleceu o coronel Valnir Ferro de Souza, ou, simplesmente, V

Vivemos em guerra cultural e não ousamos dizê-lo

Vivemos em guerra cultural e não ousamos dizê-lo

Precisamos de uma esquerda pós-materialista e de um conservadorismo activo A sociedade ocidental vive hoje uma guerra cultural silenciosa, mas pro

Gente de Opinião Quarta-feira, 19 de março de 2025 | Porto Velho (RO)