Quinta-feira, 27 de outubro de 2016 - 05h17
Direto das telinhas para alegrar a meninada, a Turma da Luna contagiou as crianças com brincadeiras, danças e músicas durante às comemorações dos pequeninos assistidos pelo Núcleo de Apoio às Crianças Com Câncer (NACC). O salão de festas da Ameron se transformou no palco de apresentação do “Show da Luna”, desenho animado no qual faz muito sucesso entre o público infantil. A animação do personagem fictício conseguiu arrancar sorrisos e gargalhadas das crianças acometidas pelo câncer.
Até a Chiquinha, personagem do clássico programa humorístico Chaves, também compareceu na festa para levar mais alegria a quem passa pelo tratamento contra a doença. Com jeito cativante e carismático a cantora infantil Kira Garcez interagia a todo momento com os pequeninos sem deixar ninguém parado. “Essas crianças quando tomam medicação ficam muito tristes, a gente conversa com eles, brincamos um pouco mais e logo eles se soltam. Conseguir o sorriso deles para a gente representa um presente. Se pudesse todas as manhãs estaria aqui com eles porque essas crianças nos dão força para manter nosso trabalho”, revela a cantora a respeito da experiência que sentiu ao passar o dia na festa.
Um parque infantil foi improvisado para atender a meninada antes e depois do espetáculo dos personagens da TV com pula-pula, piscina de bolinhas, espaço para desenhos e até pintura corporal. A Associação dos Magistrados do Estado de Rondônia (Ameron) patrocinou o evento com a compra do bolo e do lanche que repuseram a energia das crianças, além de ceder o salão de festas para receber todas as famílias que enfrentam o drama de levar os filhos para a oncologia do hospital, ao invés da escola.
Para o presidente da Ameron, Francisco Borges, a experiência foi fantástica uma vez que, “você vê crianças debilitadas e que saíram direto do soro para vir até aqui participar e nos deparamos com o sorriso delas na hora do lanche e dos brinquedos arrecadados. É uma emoção muito grande não só das crianças como também dos irmãos que vieram acompanhar”, expressa o magistrado que ainda acrescenta, “o mínimo que poderíamos fazer era oferecer esse dia alegre. Esse é um trabalho social da Ameron e todos nós magistrados temos a consciência de que devemos fazer isso. É uma forma de ficarmos mais próximos da sociedade e não ter aquela visão de um magistrado isolado e sim de um magistrado que participa das atividades sociais”, pontua.
Na opinião da coordenadora da festa, Frida Sousa, a colaboração da magistratura de Rondônia foi essencial para que o evento se tornasse um sucesso. “Esse tipo de iniciativa deveria existir em outras instituições. Se todas as entidades que servem a sociedade se dispor a esse tipo de atividade de aproximação teríamos um mundo melhor e mais justo”, avalia.
Ao final das comemorações, filas se formavam, isso porque cada criança estava na expectativa de receber os presentes e as lembrancinhas desse dia que marcou a vida delas.
A doença
O câncer infantil corresponde a um grupo de diversas doenças. Elas têm em comum a proliferação descontrolada de células anormais e pode ocorrer em qualquer parte do organismo. Nas crianças os tipos mais comuns são leucemia, tumores no sistema nervoso central e no sistema linfático. A doença também acomete nos jovens outros tumores que podem aparecer no sistema nervoso periférico, rins, retina ocular e ossos.
Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam mais de 9 mil novos casos de câncer infantil, por ano, no Brasil. A doença é a terceira causa que mais mata crianças e adolescentes no país, perdendo, apenas, para acidentes e casos de violência à juventude. O câncer é a primeira causa de morte por doença após o primeiro ano de idade até o fim da adolescência (de 1 até 19 anos).
Núcleo de Apoio às Crianças Com Câncer (NACC)
O Núcleo de Apoio às Crianças Com Câncer existe desde 2007 em Rondônia e segue o modelo implantado em Recife-PE, local onde iniciou todo processo de criação da entidade. O núcleo dispõe de brinquedoteca, quartos, cozinha, móveis, salas de estar e jantar, além de colaborar com o hospital por meio da aquisição de alguns equipamentos para o laboratório.
O NAAC é uma associação civil de assistência social, sem fins lucrativos e é muito procurado por famílias de baixa renda que tem alguma criança ou adolescente que sofre com câncer e necessitam de assistência enquanto o menor é submetido às mais diversas fases de tratamento para curar a enfermidade.
Fonte: Marco Sales
A concessão de abono natalino a servidores públicos
Pessoalmente, não vejo nenhum problema no pagamento de abono natalino a servidores públicos, desde que seja autorizado por uma lei, apesar de muita
25 de novembro - a pequena correção ao 25 de abril
A narrativa do 25 de Abril tem sido, intencionalmente, uma história não só mal contada, mas sobretudo falsificada e por isso também não tem havido
Tive acesso, sábado, dia 16 de novembro, a uma cópia do relatório da Polícia Federal, enviado pela Diretoria de Inteligência Policial da Coordenaçã
Pensar grande, pensar no Brasil
É uma sensação muito difícil de expressar o que vem acontecendo no Brasil de hoje. Imagino que essa seja, também, a opinião de parcela expressiva da