Terça-feira, 18 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Tributo ao mestre Oscar Niemayer


Tributo ao mestre Oscar Niemayer - Gente de Opinião

VASCO VASCONCELOS

O Brasil está de luto. Morreu dia 05.12 aos 104 anos (1907-2012), um dos maiores expoentes da arquitetura mundial, o arquiteto, o gênio, Oscar Ribeiro de Almeida Niemeyer Soares Filho, vulgo Oscar Niemeyer.

Ele revolucionou com seus traços e formas os cenários dos homens. Dentre as mais de 500 obras, espalhadas por o todo o mundo, escolas, museus, pontes, palácios, igrejas, cassinos, etc., está a nossa querida Capital da República, Brasília-DF, a qual compus uma canção intitulada, Brasília Capital da Bossa Nova, Um Tributo aos 52 anos de Brasília, meu amor,disponível http://www.youtube.com/watch?v=7OAC0DXMSpg onde eu canto:

Quem me dera ter o lirismo do Vinícius/ A batuta do maestro Tom Jobim/ A batida do meu mestre João Gilberto/ Pra compor e cantar/ As Belezas da minha Brasília/ Ela é a Capital do meu país/ Detentora de uma singularidade/ É a Capital da Esperança/ Patrimônio Cultural da Humanidade/ Quando aqui cheguei/ De cara me apaixonei/ Pela sua arquitetura esplenderosa/ Projetada por Niemayer e Lúcio Costa/ Tem uma beleza rara/ Que nasceu/ Do Sonho de D. Bosco/ Construída pelo Nossa JK, e hoje todos querem te amar/ 8ª Maravilha do Mundo / Santuário de Mulheres Nota 10 (...) Como eu te adoro Brasília/ Pela sua natureza exuberante/ Seus ipês e suas flores do cerrado/ Que me deixa ainda mais apaixonado/Como eu te quero também/ Celeiro de poetas e cantores/ Terra prometida e generosa/ É também a Capital a Bossa Nova.

Portanto ele é merecedor da mais alta comenda do Governo Brasileiro. Brasília é toda sua Niemayer e orgulho para todos nós brasileiros.

Nesta oportunidade quero sugerir ao Governador do Distrito Federal, galardoar esse gigante da arquitetura mundial, denominando os nomes das Avenidas W/3/Sul e Norte, como Avenidas Oscar Niemayer, afinal devemos a ele tudo, por ter projetado a oitava maravilha do mundo (Brasília).

Que multipliquem homens com o Espírito de Brasilidade como Oscar Niemayer, para que os órgãos entidades e instituições possam encontrar remédios, complementos e suplementos capazes de encurtar os caminhos entre o desejável e o alcançável.

Descanse em paz Dr. Oscar Niemayer vai ser muito difícil substituir o seu legado. O Brasil está de luto e chora a sua triste partida.

VASCO VASCONCELOS
Analista, Escritor e Jurista
E-mail: vasco.vasconcelos@brturbo.com.br   

Gente de OpiniãoTerça-feira, 18 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O derretimento do governo Lula

O derretimento do governo Lula

No presente artigo farei algumas considerações sobre a queda de popularidade do presidente Lula, que passou de 37% para 24%. Quero comentar a recent

Foi-se o homem que deixou seu legado na história da Polícia Militar de Rondônia

Foi-se o homem que deixou seu legado na história da Polícia Militar de Rondônia

Rondônia perdeu um dos seus filhos mais ilustres, na manhã desta segunda-feira (17/03). Faleceu o coronel Valnir Ferro de Souza, ou, simplesmente, V

Vivemos em guerra cultural e não ousamos dizê-lo

Vivemos em guerra cultural e não ousamos dizê-lo

Precisamos de uma esquerda pós-materialista e de um conservadorismo activo A sociedade ocidental vive hoje uma guerra cultural silenciosa, mas pro

Gente de Opinião Terça-feira, 18 de março de 2025 | Porto Velho (RO)