Segunda-feira, 5 de dezembro de 2016 - 05h48
EDSON LUSTOSA
RENAN E AS RENAS
Então é Natal! E lá vem Papai Noel, no seu trenó puxado por renas, trazendo presentes. O presidente do Senado Federal, Renan Calheiros, não ficou fora da lista. Seu presente começou a ser confeccionado quando se abriram as discussões de que quem é réu em processo criminal não pode estar na linha sucessória da Presidência da República.
DEU NA IMPRENSA
Matéria veiculada nos sites afirma que a Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia, que tem como presidente o deputado Maurão de Carvalho, envolvido até o pescoço em escândalos que já levaram para a cadeia ex-deputados que não conseguiram se reeleger, entrou em clima natalino. Será que vai ganhar de Papai Noel o mesmo que Renan?
TÔ COM MEDO
Dizem haver dois tipos de magistrado: os que acham que são Deus e os que têm certeza. A decisão quanto ao momento da gestação em que surge a vida evidencia que esse dito popular tem sua carga de veracidade. Temo que a reforma da Previdência vá parar no STF. E os ministros determinem com que idade termina vida para liberar a eutanásia.
TOP SECRET
Está explicado: o envelope contendo nomes para compor o secretariado do próximo prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, recebeu uma etiqueta de “Top secret”. Sem domínio do inglês, um colaborador bem próximo arriscou traduzir e se pôs a divulgar que teremos um “secretariado top”. Mas, até agora, o que se tem é apenas o segredo.
EXCELENTE INICIATIVA
A Fiero lança na quarta o Prêmio Paulo Queiroz de Jornalismo. O Governo, com o decreto 18.576, de 2014, criou o concurso de jornalismo Paulo Queiroz, mas ficou só no papel. Paulo morreu denunciando o calote que levou na campanha de Confúcio. A Fiero convidará o governador para o evento ou respeitará a memória do homenageado?
GOVERNO UTERINO
Considerando as predições do vidente Carlinhos, que previu a queda do avião da LaMia com “um time inteiro de futebol dentro”, Temer não deverá concluir mandato. Rodrigo Maia não vai querer ficar na reta. Renan já está na corda bamba no Senado. Quem assume é uma mulher: Carmen Lúcia, do STF. Com a missão de parir um novo Brasil.
P-SOL
No G1: “Em Rondônia, o ato em apoio à Lava Jato reúne cerca de 50 manifestantes no Espaço Alternativo, em Porto Velho. Além de exibir mensagens de combate à corrupção, os manifestantes cantaram o hino nacional e o hino de Rondônia. O manifesto é acompanhado por várias pessoas que estão em lanchonetes”. Merchandising do P-SOL: é 50.
PEGOU PESADO
Em Baltimore, em Maryland, nos Estados Unidos, um professor foi preso acusado de agredir um de seus alunos depois de uma discussão em sala de aula. Timothy Randall Korr, de 25 anos, seria o responsável por quebrar o queixo e arrancar vários dentes de Trayvon Grayson's, de 7 anos, incidente ocorrido na última quarta-feira. Estressou-se.
DISNEY WORLD
Nos Estados Unidos, ainda que com uma votação meio apertada em relação à segunda colocada, foi definido o novo comodatário da Casa Branca. O discurso dos democratas não convenceu e o povo elegeu Donald. Mas se lá deu Donald, no Brasil parece que vai dar Pateta. Mas pode ser também que dê Margarida. Irmãos Metralha é que não dá mais.
BALSA
Mais um problema nos locais de risco de enchente: famílias retiradas dessas regiões assinaram autorização de demolição das casas e foram contempladas com moradias pela prefeitura. Mas voltaram. Somente no bairro da Balsa há 40 famílias nessa situação. Querem morar na Balsa? Então é só a prefeitura fazer uma balsa pra eles morarem.
25 de novembro - a pequena correção ao 25 de abril
A narrativa do 25 de Abril tem sido, intencionalmente, uma história não só mal contada, mas sobretudo falsificada e por isso também não tem havido
Tive acesso, sábado, dia 16 de novembro, a uma cópia do relatório da Polícia Federal, enviado pela Diretoria de Inteligência Policial da Coordenaçã
Pensar grande, pensar no Brasil
É uma sensação muito difícil de expressar o que vem acontecendo no Brasil de hoje. Imagino que essa seja, também, a opinião de parcela expressiva da
A linguagem corporal e o medo de falar em público
Para a pessoa falar ou gesticular sozinha num palco para o público é um dos maiores desafios que a consome por dentro. É inevitável expressar insegu