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Com conceito ‘Mãos que Protegem’, MPRO lança nova marca no Teatro Palácio das Artes

Cerimônia contou com palestra do filósofo e escritor Luiz Felipe Pondé, performance musical e outras atrações


Com conceito ‘Mãos que Protegem’, MPRO lança nova marca no Teatro Palácio das Artes - Gente de Opinião

O Ministério Público de Rondônia (MPRO) lançou na noite da última quarta-feira (3/7), no Teatro Palácio das Artes, em Porto Velho, a nova marca institucional. Sob o conceito ‘Mãos que Protegem’, representado em ícone com design e tipografia modernos, o logo comunica a missão constitucional do órgão, elementos identitários do Estado e dos cidadãos. Em noite multicultural, a cerimônia de apresentação contou com palestra do filósofo e escritor Luiz Felipe Pondé.

 

A solenidade teve a presença do Procurador-Geral de Justiça, Ivanildo de Oliveira, de integrantes dos Poderes Executivo e Judiciário, além de estudantes e comunidade em geral.

 

Ao abrir a cerimônia, Ivanildo de Oliveira ressaltou a importância do lançamento do novo logo como marco institucional, afirmando que uma representação visual, concebida a partir de registros históricos do Ministério Público de Rondônia, há muito, é anseio e necessidade da Instituição. Desde sua criação, o MPRO utiliza o brasão do Estado, tradicional insígnia de que também lançam mão órgãos estaduais.

 

“Queremos que a marca signifique proximidade e identificação do MP com o povo de Rondônia, para o qual a instituição é vocacionada - vocacionada a proteger e a defender. Que a transformação que fazemos hoje reverbere na sociedade a quem servimos”, disse, reiterando o compromisso do Ministério Público com os cidadãos, frente às demandas contemporâneas, e reafirmando o papel institucional na promoção da justiça.

 

Logo - Em marrom e vermelho bordô, a marca consiste em elemento gráfico que remete a duas mãos, que, suspensas, comunicam o conceito de proteção, sustento e amparo ao cidadão. O logotipo tem design e família tipográfica atuais, com intensa potência digital. Abaixo, mantém-se o slogan ‘Em defesa da sociedade’, utilizado pelo MPRO desde 2009.

 

O enxoval do novo logo traz ainda 13 personagens a serem utilizados em campanhas institucionais. Construídas com traços de quadrinhos, as personas expressam os temas de atuação do MPRO, como saúde, educação, saúde, meio ambiente e demais áreas.

 

A marca foi apresentada à sociedade com recursos audiovisuais dispostos desde a entrada do teatro, em telas de led e totens. Ao longo da cerimônia, a representação foi detalhada em vídeos, o primeiro deles com a participação de crianças da Escola Municipal São Pedro, numa referência à visão de futuro da Instituição, e o segundo, com o depoimento do primeiro Procurador-Geral de Justiça de Rondônia, Édson Jorge Badra, uma homenagem ao passado do MP rondoniense.

Com conceito ‘Mãos que Protegem’, MPRO lança nova marca no Teatro Palácio das Artes - Gente de Opinião

Palestra - A programação contou com a palestra do filósofo e escritor Luiz Felipe Pondé, que falou sobre a performance das organizações para uma atuação com “Inovação, Criatividade e Resiliência”.

 

Em sua abordagem, o palestrante discorreu sobre a modernidade e seus impactos nas relações sociais. Pondé destacou as transformações e riscos enfrentados pelas instituições devido à crise de credibilidade, que, segundo ele, vem sendo observada num cenário em que predominam a velocidade e o acúmulo de informações.

 

O filósofo ressaltou que a modernidade é marcada por uma dinâmica de transformação constante e por uma lógica crescente de eficácia. Assim, afirmou que mudanças como a da nova marca do MPRO enviam uma mensagem diferente à sociedade, indicando uma preocupação com a percepção pública. "Se você está preocupado em mandar uma mensagem diferente para a sociedade é porque você está preocupado em como a sociedade vê você”, pontuou.

 

Coral e botons – Compondo a programação do evento, o Coral Canto Livre, formado por colaboradores da Instituição, apresentou uma performance musical, com seis canções relacionadas à atuação do MP. A infância, meio ambiente, o combate ao crime foram alguns dos temas lembrados no repertório, que encantou o público.

 

Ainda durante a cerimônia, o presidente da Associação do Ministério Público (Ampro), Éverson Antonio Pini, fez a entrega simbólica do novo botom institucional ao Procurador-Geral de Justiça, Ivanildo de Oliveira. Símbolo de identificação de membros, a identificação será encaminhada aos integrantes da capital e do interior do estado.

 

Estiveram presentes à solenidade de lançamento da nova marca o presidente do Poder Judiciário, Desembargador Raduan Miguel Filho; o Procurador-Chefe do Ministério Público do Trabalho (Rondônia e Acre), Carlos Alberto Lopes de Oliveira; o Procurador-Geral do Estado, Thiago Alencar, entre outras autoridades.

 

MP +

O lançamento da marca do Ministério Público integra o programa MP+, uma iniciativa que consiste num conjunto de projetos institucionais que reforçam e dão visibilidade ao intenso desempenho do MPRO para estar, a cada dia, mais resolutivo, mais ético e mais transparente.

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