Quinta-feira, 1 de novembro de 2007 - 13h34
Nelson Townes
Os deputados da nova legislatura da Assembléia Legislativa de Rondônia lançaram uma campanha publicitária sobre o amor dos rondonienses por seu Estado, e o valor histórico e moral de sua gente, representados pelo Poder Legislativo, o Poder do Povo. O título da campanha é “Terra de Rondoniense”, e seu “slogan” diz: “Sou daqui e exijo respeito.”
O presidente da Sétima Legislatura da Assembléia, deputado Neodi Carlos (PSDC), juntamente com a mesa diretora do parlamento, instruíram a firma vencedora da concorrência pública para a campanha, a agência PNA, de Porto Velho, a valorizar a cidadania dos brasileiros de todos os Estados que transformam Rondônia em sua segunda terra natal.
O logotipo da campanha é formado por três folhas com as cores da bandeira rondoniense – verde, azul e amarela – e a estrela que representa o Estado na federação brasileira. São as cores das suas matas, rios e tesouros minerais, significando igualmente a Amazônia que une e integra numa só identidade os habitantes de diferentes origens do país que formam o povo de Rondônia.
A campanha é dividida em três etapas, todas focadas no Poder do Povo, representado pelo Poder Legislativo através mais importantes agentes políticos do Estado, os deputados. A primeira etapa, com o tema “Terra de Rondoniense”, ressalta a realidade concreta e histórica do povo rondoniense, e seu amor pelo Estado..
A peça principal dessa primeira etapa é um filme de um minuto que mostra três jovens das diferentes etnias que compõem o povo rondoniense, escalando o símbolo histórico de Porto Velho, as Três Caixas d´Água, e desfraldando, em seu topo a bandeira de Rondônia, mostrando vista aérea da moderna e centenária Capital de Rondônia.
As cenas se sucedem no estilo dinâmico dos filmes de ação, mostrando jovens se preparando com determinação e coragem para o desafio de escalar grandes alturas. A evocação cívica é ressaltada no detalhe do jovem que completa seu equipamento abrindo uma gaveta e de lá retirando uma bandeira de Rondônia, que irá desfraldar com honra ao terminar a missão.”
Em contraponto, as cenas são timbradas por acordes instrumentais do Hino de Rondônia enquanto uma voz masculina recita um texto baseado em versos do hino, ressaltando a bravura e o orgulho dos rondonienses por suas conquistas, sua história e sua terra.
O tom é poético, mas firme: “Dizemos que somos os bandeirantes de Rondônia./ Dizemos que somos sentinelas avançadas./ Dizemos que nos orgulhamos de tanta beleza./ Dizemos que somos destemidos pioneiros./ Dizemos que gritamos com força:/ Somos brasileiros!”
“E é verdade” – acrescenta a recitação, agora se aproximando de um clímax épico. “Nós dizemos porque essa é nossa terra./ É terra de rondoniense”. O filme termina com a frase triunfante: “Assembléia Legislativa de Rondônia, o Poder do Povo.”
A segunda etapa se baseará no slogan “Sou daqui”, e mostrará a brasilidade do povo rondoniense.
Conforme as diretrizes do presidente da Assembléia Legislativa, deputado Neodi Carlos, aos realizadores da campanha, o objetivo é mostrar que é rondoniense não apenas quem nasceu aqui, mas quem veio para cá. Serão mostradas pessoas do povo falando de suas origens e de seu trabalho por Rondônia: o paulista, o carioca, o mineiro, o cearense, ou qualquer outro brasileiro de nascimento em outro Estado mas, rondoniense de coração.
A terceira etapa será a ênfase da cidadania através da frase “exijo respeito”. Os deputados instruíram, para a conclusão da campanha, que se promova a revogação, em Rondônia, da “Lei de Gérson” – a lei dos que gostam de levar vantagem e não respeitam as pessoas, a lei dos fura-fila nos bancos, dos motoristas que desrespeitam sinais de trânsito, dos que corrompem, dos que apropriam do dinheiro público etc.
Nessa etapa, a campanha tratará do respeito que todos devem às leis e à vontade popular que elas expressam através do Poder Legislativo. O exercício da cidadania será mostrado como algo que se inicia com o respeito que se deve ter às pessoas, aos seus direitos, dignidade e honra.
As três etapas da campanha publicitária da Assembléia serão realizadas com verbas orçamentárias do Legislativo. A Assembléia tem um orçamento anual de R$ 6 milhões para propaganda institucional. Como a primeira etapa da campanha se iniciou praticamente no último bimestre de 2007, os recursos financeiros a ela destinados correspondem a 2/12 do orçamento para publicidade – cerca de R$ 1 milhão.
A campanha será realizada através de filmes curtos, e da mídia impressa (jornais) e eletrônica (emissoras de rádio, TV, e sites de notícias da Internet). Em todas peças se mostrará o amor dos brasileiros que nasceram ou se tornaram rondonienses. O patriotismo dos que dizem: “Rondônia, meu céu, meu chão!”
Lei garante validade indeterminada para laudos de TEA e deficiências permanentes
Para aliviar a burocracia e respeitar as condições irreversíveis de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiências permanentes, a d
Vereador Everaldo Fogaça vai presidir Comissão de Honrarias da Câmara Municipal de Porto Velho
O vereador Everaldo Fogaça (PSD) se destaca como presidente da Comissão de Honrarias da Câmara Municipal de Porto Velho, uma das comissões mais dinâ
Vereador Everaldo Fogaça discute projetos de inclusão na rede municipal de ensino de Porto Velho
O vereador Everaldo Fogaça (PSD) esteve em reunião com o secretário de educação de Porto Velho, Leonardo Leocadio, e o secretário adjunto, Walter Na
O governador de Rondônia Coronel Marcos Rocha sancionou a Lei nº 5.976/25, que estabelece validade indeterminada para laudos médicos periciais que a