Quinta-feira, 1 de novembro de 2007 - 13h34
Nelson Townes
Os deputados da nova legislatura da Assembléia Legislativa de Rondônia lançaram uma campanha publicitária sobre o amor dos rondonienses por seu Estado, e o valor histórico e moral de sua gente, representados pelo Poder Legislativo, o Poder do Povo. O título da campanha é “Terra de Rondoniense”, e seu “slogan” diz: “Sou daqui e exijo respeito.”
O presidente da Sétima Legislatura da Assembléia, deputado Neodi Carlos (PSDC), juntamente com a mesa diretora do parlamento, instruíram a firma vencedora da concorrência pública para a campanha, a agência PNA, de Porto Velho, a valorizar a cidadania dos brasileiros de todos os Estados que transformam Rondônia em sua segunda terra natal.
O logotipo da campanha é formado por três folhas com as cores da bandeira rondoniense – verde, azul e amarela – e a estrela que representa o Estado na federação brasileira. São as cores das suas matas, rios e tesouros minerais, significando igualmente a Amazônia que une e integra numa só identidade os habitantes de diferentes origens do país que formam o povo de Rondônia.
A campanha é dividida em três etapas, todas focadas no Poder do Povo, representado pelo Poder Legislativo através mais importantes agentes políticos do Estado, os deputados. A primeira etapa, com o tema “Terra de Rondoniense”, ressalta a realidade concreta e histórica do povo rondoniense, e seu amor pelo Estado..
A peça principal dessa primeira etapa é um filme de um minuto que mostra três jovens das diferentes etnias que compõem o povo rondoniense, escalando o símbolo histórico de Porto Velho, as Três Caixas d´Água, e desfraldando, em seu topo a bandeira de Rondônia, mostrando vista aérea da moderna e centenária Capital de Rondônia.
As cenas se sucedem no estilo dinâmico dos filmes de ação, mostrando jovens se preparando com determinação e coragem para o desafio de escalar grandes alturas. A evocação cívica é ressaltada no detalhe do jovem que completa seu equipamento abrindo uma gaveta e de lá retirando uma bandeira de Rondônia, que irá desfraldar com honra ao terminar a missão.”
Em contraponto, as cenas são timbradas por acordes instrumentais do Hino de Rondônia enquanto uma voz masculina recita um texto baseado em versos do hino, ressaltando a bravura e o orgulho dos rondonienses por suas conquistas, sua história e sua terra.
O tom é poético, mas firme: “Dizemos que somos os bandeirantes de Rondônia./ Dizemos que somos sentinelas avançadas./ Dizemos que nos orgulhamos de tanta beleza./ Dizemos que somos destemidos pioneiros./ Dizemos que gritamos com força:/ Somos brasileiros!”
“E é verdade” – acrescenta a recitação, agora se aproximando de um clímax épico. “Nós dizemos porque essa é nossa terra./ É terra de rondoniense”. O filme termina com a frase triunfante: “Assembléia Legislativa de Rondônia, o Poder do Povo.”
A segunda etapa se baseará no slogan “Sou daqui”, e mostrará a brasilidade do povo rondoniense.
Conforme as diretrizes do presidente da Assembléia Legislativa, deputado Neodi Carlos, aos realizadores da campanha, o objetivo é mostrar que é rondoniense não apenas quem nasceu aqui, mas quem veio para cá. Serão mostradas pessoas do povo falando de suas origens e de seu trabalho por Rondônia: o paulista, o carioca, o mineiro, o cearense, ou qualquer outro brasileiro de nascimento em outro Estado mas, rondoniense de coração.
A terceira etapa será a ênfase da cidadania através da frase “exijo respeito”. Os deputados instruíram, para a conclusão da campanha, que se promova a revogação, em Rondônia, da “Lei de Gérson” – a lei dos que gostam de levar vantagem e não respeitam as pessoas, a lei dos fura-fila nos bancos, dos motoristas que desrespeitam sinais de trânsito, dos que corrompem, dos que apropriam do dinheiro público etc.
Nessa etapa, a campanha tratará do respeito que todos devem às leis e à vontade popular que elas expressam através do Poder Legislativo. O exercício da cidadania será mostrado como algo que se inicia com o respeito que se deve ter às pessoas, aos seus direitos, dignidade e honra.
As três etapas da campanha publicitária da Assembléia serão realizadas com verbas orçamentárias do Legislativo. A Assembléia tem um orçamento anual de R$ 6 milhões para propaganda institucional. Como a primeira etapa da campanha se iniciou praticamente no último bimestre de 2007, os recursos financeiros a ela destinados correspondem a 2/12 do orçamento para publicidade – cerca de R$ 1 milhão.
A campanha será realizada através de filmes curtos, e da mídia impressa (jornais) e eletrônica (emissoras de rádio, TV, e sites de notícias da Internet). Em todas peças se mostrará o amor dos brasileiros que nasceram ou se tornaram rondonienses. O patriotismo dos que dizem: “Rondônia, meu céu, meu chão!”
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