Sábado, 12 de maio de 2007 - 08h00
Deputado lembra que sem o duto, Petrobrás não tem utilização para o gás
Diante da iminência de contingenciamento do gás natural no Brasil, em decorrência da crise estabelecida pela Bolívia, o deputado federal Ernandes Amorim (PTB-RO), voltou a afirmar sua confiança de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva interferirá para que sejam iniciadas as obras do gasoduto que ligará a Bacia Petrolífera de Urucu (AM) a Porto Velho.
Na última quarta-feira, durante audiência pública na Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados, Amorim afirmou entender que o governo tem boas intenções em relação a esse importante empreendimento para o estado. Ele lembrou que o ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau, criou, no início de abril, um grupo de trabalho ministerial para acelerar a implantação do Gasoduto Urucu-Porto Velho, uma obra fundamental para garantir o fornecimento de energia à Região Norte.
Durante a audiência, o deputado defendeu o início das obras ao argumentar que a licença ambiental para sua construção já foi concedida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) e que restam apenas "trâmites burocráticos" para resolver de uma vez por todas a viabilidade econômica do empreendimento. "Faltam poucos passos para Rondônia evoluir com o gás natural", disse.
O parlamentar lembrou que, com o agravamento da crise com o país vizinho, o gasoduto ganha ainda mais viabilidade, já que o gás será transportado por um duto de 550 quilômetros até Porto Velho para ser consumido nas termoelétricas instaladas na região.
Atualmente, na bacia de Urucu, a Petrobrás tem que queimar ou reinjetar o gás nos poços de prospecção de petróleo por não ter condições de utilizá-lo. "Isso é um grande desperdício. Enquanto países estão brigando por gasodutos nós estamos produzindo gás sem consumir", disse o deputado.
Amorim lembrou que a energia limpa produzida com a utilização do gás natural pode dar uma contribuição imediata na solução de problemas no campo ambiental, como o aquecimento global da terra alarmado pelos cientistas de todo o mundo."A utilização do gás natural é uma das formas de energia mais populares hoje em dia, que pode ajudar na manutenção da qualidade do ar e da água, especialmente quando usado em substituição a outras fontes de energia", garante.
VANTAGENS - A bacia de Urucu é a maior produtora de gás natural em terra no Brasil, com capacidade de produção diária de 9,9 milhões de metros cúbicos de gás. A construção do gasoduto, segundo Amorim, possibilita outras vantagens: novos investimentos na indústria, geração riquezas no comércio e na prestação de serviços, novos negócios, como o uso do gás nas padarias, cerâmicas, oficinas mecânicas. Além disso, os taxistas terão oportunidades de melhorar sua renda familiar utilizando um combustível mais barato que a gasolina.
DER atende indicação e inicia recuperação da RO-420 entre Buritis e Nova Mamoré
Redano, comemorou a recuperação da RO-420 que está sendo feita pelo Governo do Estado via Departamento de Estradas de Rodagem (DER), no trecho que l
O prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, com foco no cuidado das pessoas mais vulneráveis, garantia dos direitos humanos e na proteção de vidas no trâns
O vereador Everaldo Fogaça (PSD) realizou uma visita ao Superintendente de Comunicação da Prefeitura de Porto Velho, Paulo Afonso, junto com Zezinho
O setor produtivo de pescados em Rondônia enfrenta um momento de grande preocupação devido ao encerramento, em 31 de dezembro de 2024, da isenção tr