Quinta-feira, 6 de setembro de 2007 - 20h40
A Associação dos Oficiais da PM/BM RO, em face dos pronunciamentos ocorridos na Assembléia Legislativa nos dias 04 e 05 do corrente mês, no plenário da Assembléia Legislativa do Estado de Rondônia e na Rádio Rondônia FM, vem a público se manifestar em apoio a Comandante Geral nos seguintes termos:
1. A CEL PM Angelina dos Santos Correia Ramires foi escolhida comandante geral da PMRO há mais de 04 anos pelos Exmº. Governador e o mesmo sempre tem demonstrado satisfação pelas ações desempenhadas pela mesma, motivo pela qual se encontra no cargo.
2. A Comandante em sua trajetória militar sempre foi uma pessoa educada e polida com seus pares, superiores e subordinados motivo pela qual sempre desempenhou funções de destaque seja no nível de comando de tropa seja de assessora em órgãos como Tribunal de Contas, entre outros e em cargos essenciais na estrutura da PMRO.
3. As dificuldades vividas não só pela Polícia Militar, bem como pelos servidores públicos como um todo, porque não dizer a sociedade rondoniense, não é novidade para ninguém, haja vista as diversas atividades de entidades de classe tais como associações e sindicatos estarem na luta por melhores salários, condições de trabalho e na regularização de planos de carreira. Tais reivindicações sempre foram argüidas como incompatíveis com a arrecadação pelo chefe do executivo e, portanto, sobre melhoria salarial, coube a Comandante somente encaminhar propostas e apresentar a real situação junto ao Governador, o que bem sabemos tem ocorrido.
4. Não podemos esquecer que quando se está investido de função pública a preocupação em revestir tais atos com os requisitos legais é acima de tudo uma questão de lealdade para com quem o nomeou bem como a si próprio, pois os administradores passam, mas suas ações e as conseqüências deste ou daquele ato ficam.
5. Atualmente temos dois Deputados Estaduais, dois Secretários de Estado e mais duas funções com "status" de Secretário, ou seja, nunca tivemos neste tabuleiro tantas peças importantes para que a Polícia Militar pudesse crescer e resgatar direitos esvaídos ao longo tempo e entendemos que o diálogo e a união de todos leva a resultados positivos e que a divisão com certeza só contribui para o enfraquecimento da Instituição.
6. Por ser Militar e acreditar no sistema acredito que se ações da Comandante Geral não são suficientes ou eficazes cabe ao governador receber tais informações e realizar um juízo de valor, haja vista que em última escala é ele o responsável pela satisfação ou insatisfação que estaria ocorrendo na tropa, ou junto à comunidade no tocante a Segurança Pública. Responsabilizar a comandante por atos onde nem mesmo autonomia possui é no mínimo incoerente.
7. Oficiais da PMRO, bem como Praças, trabalham e trabalham muito para que a Corporação seja enaltecida, sejam eles Policiais do alto escalão, sejam eles Policiais mais modernos. As relações entre Oficiais e praças na Policia Militar sempre foram harmoniosas e cabe a cada um de nós agir de forma que seja sempre assim, como uma verdadeira família.
8. O respeito a que cada um fez jus tem que ser preservado, não importa o posto ou graduação, pois o respeito é para todos. Se hoje temos Soldado, Sargento, Coronel nas funções de Deputados e Secretários demonstra uma maturidade de nossa tropa e temos que entender estes fatos positivamente, evitando confrontos, haja vista o objetivo ser comum: o Bem estar do Policial Militar e da sociedade rondoniense.
9. Finalmente nesta nota quero apresentar nossa solidariedade a nossa Comandante Geral, sem entrar no mérito das declarações proferidas, demonstrar que o que ocorreu nesta semana é um alerta para a necessidade da união e do diálogo como forma de engrandecer a Polícia Militar e seus integrantes. Concito nossos Deputados Estaduais Wilber e Ezequiel, bem como todos nossos integrantes que estão em funções importantes por gozar de prestígio junto ao Governador e a todos Policiais, do mais antigo ao mais moderno, para que se unam, pois nossa instituição precisa e precisa muito e tem incontáveis dificuldades que precisam ser superadas.
Porto Velho, 06 de setembro de 2007.
Nilson Aparecido de Souza – Major PM
Presidente da ASOF
Em encontro realizado no dia 26 de novembro em Brasília/DF, o deputado federal Maurício Carvalho, o Presidente do Conselho Deliberativo Estadual do
Deputado Alex Redano propõe ampliação do atendimento para 24h na Delegacia da Mulher em Rondônia
O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou a Indicação Nº 9655/24 ao Poder Executivo do Estado de Rondônia, sugerindo a ampliação do
O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou a Indicação nº 9654, que sugere ao Poder Executivo, em parceria com a Secretaria de Estad
Alero aprova reestruturação e Plano de Carreiras dos servidores do Poder Judiciário de Rondônia
Os deputados estaduais da Assembleia Legislativa de Rondônia aprovaram, durante a sessão desta semana, dois importantes projetos que promovem mudanç