Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Audiência pública expõe as deficiências do transporte coletivo urbano de Porto Velho


A Câmara Municipal de Porto Velho abriu espaço nesta quinta-feira, dia 29/03, para um amplo debate sobre os problemas do transporte coletivo urbano da capital. Proposta pelo vereador José Wildes de Brito (PT), a sessão especial teve a participação do presidente de Câmara, vereador José Hermínio (PT); do secretário Municipal de Transporte e Trânsito, Cláudio Carvalho; do presidente da CUT/RO, Itamar Ferreira; do presidente do SITETUPERON, José Ribamar, além de representantes das empresas de ônibus, líderes  asindicais, líderes estudantis, o Ministério Público, o Tribunal de Justiça e as associações dos portadores de necessidades especiais e dos aposentados.

O vereador José Wildes foi o primeiro a se pronunciar, oportunidade em que apontou as principais falhas do transporte coletivo urbano de Porto Velho e defendeu melhorias no sistema. Todos os setores representados puderam se manifestar e expor idéias, propostas, justificativas e opiniões.

O movimento estudantil foi representado na mesa principal pelo presidente da União dos Estudantes, Ozanir Silva. Ele criticou a qualidade do transporte urbano e fez uma grave denúncia, de que os estudantes são humilhados pelas empresas de ônibus, pois são obrigados a comprovarem várias vezes que são estudantes, não bastando apresentar a carteirinha de estudante na hora da aquisição da carga do cartão.

As dificuldades enfrentadas pelos portadores de necessidades especiais em utilizarem o transporte coletivo foram lembradas em todos os discursos. É unânime o pensamento de que os deficientes físicos são proibidos de utilizarem os ônibus em Porto Velho devido á falta de adaptação dos coletivos.

O presidente da CUT/RO, Itamar Ferreira, reproduziu as denúncias de assédio moral divulgadas pela Central, em que motoristas e cobradores são vigiados por câmeras de segurança e com isso forçados a cumprirem metas. Ele denunciou que os motoristas de microônibus recebem salários inferiores em relação aos motoristas de ônibus convencionais e ainda acumulam a função de cobrador.

O vereador José Wildes foi bastante aplaudido quando apontou um a um os itens que compõem o sofrimento dos usuários do transporte coletivo de Porto Velho. “Precisamos rever essa situação. Vamos ver onde estão as falhas e tentar corrigi-las. Vamos questionar as planilhas de custos, e se for preciso, vamos questionar os lucros, pois os usuários não podem continuar pagando tão caro por um serviço de péssima qualidade”, disse.
 

Fonte: Adércio Dias

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero aprova reestruturação e Plano de Carreiras dos servidores do Poder Judiciário de Rondônia

Alero aprova reestruturação e Plano de Carreiras dos servidores do Poder Judiciário de Rondônia

Os deputados estaduais da Assembleia Legislativa de Rondônia aprovaram, durante a sessão desta semana, dois importantes projetos que promovem mudanç

Vereador Everaldo Fogaça comemora retomada de obras de asfaltamento na Zona Leste de Porto Velho

Vereador Everaldo Fogaça comemora retomada de obras de asfaltamento na Zona Leste de Porto Velho

O vereador Everaldo Fogaça (PSD) celebrou a retomada das obras de asfaltamento no bairro Jardim Santana, na Zona Leste de Porto Velho, como parte do

Proposta para implementação de salário diferenciado para médicos e profissionais da saúde em Rondônia

Proposta para implementação de salário diferenciado para médicos e profissionais da saúde em Rondônia

Diante da crescente dificuldade em atrair médicos e outros profissionais da saúde para atuarem na rede pública de saúde de Rondônia, apresento a pre

Deputada Federal Cristiane Lopes destina 250 mil para Casa Família Rosetta

Deputada Federal Cristiane Lopes destina 250 mil para Casa Família Rosetta

A deputada federal Cristiane Lopes anunciou a destinação de uma emenda parlamentar no valor de 250 mil para a Casa Família Rosetta, instituição reco

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)