Segunda-feira, 19 de novembro de 2007 - 17h15
Uma noticia há muito esperada por micro-empresários foi anunciada nesta segunda-feira (19) pelo prefeito Roberto Sobrinho, durante a abertura do Curso de Cabeleireiros - ministrado pelo especialista Magno Alves, de São Paulo o encaminhamento para a Câmara de Vereadores do projeto de criação do Banco do Povo, que deve começar a funcionar tão logo seja aprovado pelo Legislativo municipal.
O Banco do Povo foi um compromisso ainda de campanha de Roberto Sobrinho, ao constatar que o pequeno empreendedor precisava de acesso ao crédito, com mais rapidez e menos burocracia. Para colocar o projeto em prática, a Prefeitura vai destinar uma linha de crédito, - com recursos do município - inicialmente de 100 mil reais, com o gerenciamento da Organização Civil de Interesse Público (OSCIP), devidamente regulamentada pelo Ministério da Justiça. O financiamento é direcionado para todos os micro-empresários, como pipoqueiro, vendedor de lanches, churrasqueiros, cabeleireiros, costureiras, entre outros, que vão poder fazer empréstimos de 300 a 3000 reais (pessoas físicas), e de até 10 mil reais (associações), conforme a necessidade e a estrutura de cada um. Para pagar o financiamento, os micro-empresários vão ter prazos de um a doze meses, com juros de 2% a 4%.
Segundo o regulamento para a concessão do microcrédito, o interessado deverá passar por uma triagem simples, para cadastro dos dados. Serão considerados beneficiários todas as pessoas físicas, jurídicas, inclusive cooperativas e associações, desde que não tenham uma renda superior a 24 mil reais por ano.
Para o prefeito Roberto Sobrinho, cumprir mais esta etapa de seu programa de governo não é apenas uma questão de honra, mas a certeza de que a Prefeitura está fazendo política social com responsabilidade num futuro bem próximo e que é de responsabilidade de todos. E acrescenta: com a vinda de mais indústrias e agora com a certeza das hidrelétricas, é necessário que nós capacitemos e estruturemos cada vez melhor a nossa mão-de-obra e as nossas micro-empresas, para evitar a concorrência dos que fatalmente virão de fora.
Na solenidade também estiveram presentes a primeira-dama, Lucilene Peixoto, vários secretários municipais, o vereador Ted Wilson, representando a Câmara Municipal de Porto Velho, e o autor o projeto que regulamenta a profissão dos cabeleireiros, deputado federal Eduardo Valverde.
A capacitação dos cabeleireiros
O curso para os profissionais da área de beleza, foi ministrado durante todo o dia para cabeleireiros, e esteticistas em geral. A organização e execução são da Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Socioeconômico (Semdes), que já tem capacitado milhares de profissionais. Só no Projovem, o Programa Nacional de Inclusão de Jovens já foram capacitados mais de 3 mil jovens. No Planseq, o Plano Setorial de Qualificação, foram cerca de 3 mil alunos capacitados. O Juventude Cidadã já formou mais de 2 mil alunos.
Os mais de 300 cabeleireiros e profissionais da área de beleza inscritos no curso de Magno Alves aprenderam sobre as tendências de cortes e penteados, mas também tiveram noções e como gerir o seu salão.Os cabeleireiros precisam aprender um novo conceito sobre salão de beleza, deixando de ver o seu empreendimento como um simples emprego, transformando em um grande negócio, concluiu Magno Alves.
Este Curso para Cabeleireiros é um dos cursos que Semdes pretende realizar como complemento para os profissionais que participam do programa de capacitação da Prefeitura. Nós temos que garantir que as pessoas capacitadas pela Semdes posam também fazer do seu empreendimento, uma oportunidade de negócio proporcionando mais empregos para o município, diz Carlos Oliveira, coordenador de cursos da Semdes.
Fonte: Ascom - Nara Vargas
Lei garante validade indeterminada para laudos de TEA e deficiências permanentes
Para aliviar a burocracia e respeitar as condições irreversíveis de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiências permanentes, a d
Vereador Everaldo Fogaça vai presidir Comissão de Honrarias da Câmara Municipal de Porto Velho
O vereador Everaldo Fogaça (PSD) se destaca como presidente da Comissão de Honrarias da Câmara Municipal de Porto Velho, uma das comissões mais dinâ
Vereador Everaldo Fogaça discute projetos de inclusão na rede municipal de ensino de Porto Velho
O vereador Everaldo Fogaça (PSD) esteve em reunião com o secretário de educação de Porto Velho, Leonardo Leocadio, e o secretário adjunto, Walter Na
O governador de Rondônia Coronel Marcos Rocha sancionou a Lei nº 5.976/25, que estabelece validade indeterminada para laudos médicos periciais que a