Pela primeira vez, depois de reformada, a Praça do Bairro Santo Antônio recebeu a comunidade para participar do I Campeonato de Basquete de Rua, lançado no último sábado pela Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria de Esportes (Semes). O evento, com 52 equipes inscritas, encerra dia 31 deste, quando será feita a premiação. A equipe que ficar em primeiro lugar receberá troféu e prêmio no valor de R$ 900,00. Os jogos são realizados na segunda terça, quinta e sábado, a partir das 17 horas.
O secretário de Esportes, Emerson Castro, disse que no segundo semestre o campeonato será levado aos bairros da periferia. O prefeito me incumbiu da missão de ajudar a reduzir a criminalidade na capital, através de atividades que envolvam os jovens e crianças, especialmente da periferia da capital. Estamos fazendo esse trabalho com prazer, destacou, acrescentando o empenho do corpo técnico da Semes.
Para ele, a atividade esportiva é uma forma de inclusão social e agregação familiar. Durante a abertura do evento, houve apresentação de vários grupos de dança de rua. Atletas dependentes de cadeira de rodas também participam do campeonato. São três categorias, tanto masculino como feminino: infantil, nascidos até 1990; adultos, acima dos 18 anos e cadeira de rodas aberto.O I Basquete de Rua está sendo regido pelas Regras Oficiais vigentes na FIBA.
O chefe de gabinete da senadora Fátima Cleide, David Nogueira, que a representou na abertura do evento, afirmou que são ações como estas que ajudam, de fato, a reduzir o índice de criminalidade no Estado. Precisamos criar espaços para as crianças e jovens praticarem alguma atividade e é justamente isso que o prefeito Roberto sobrinho está fazendo, disse.
Fonte: Ascom