Terça-feira, 22 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Boabaid abre debate sobre famílias atingidas pelas enchentes


 
 

O deputado Jesuíno Boabaid (PMN) presidiu a 15ª audiência de instrução legislativa para discussão da atual situação dos desabrigados atingidos pela cheia do Rio Madeira. A reunião aconteceu na manhã de ontem, segunda-feira (20), no Plenarinho da Assembleia Legislativa.

Para debater e ouvir moradores das comunidades ribeirinhas, o parlamentar convidou representantes da Defesa Civil, Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (Semasf), Secretaria Municipal de Regularização Fundiária e Habitação (Semur), Coordenadoria Estadual da Política de Assistência Social, Serviço de Proteção em Situações de Calamidade Pública e Emergência e do Movimento dos Atingidos pelas Cheias do Madeira (Mabe).

Jesuíno relatou às autoridades denúncias sobre os problemas referentes aos cadastramentos e distribuição das moradias aos atingidos, bem como casos de famílias que ainda estariam desamparadas nas áreas consideradas de risco.

Comunidades que, segundo as informações, estariam sofrendo sem o abastecimento de água potável, pois poços artesianos que deveriam ter sido providenciados não foram construídos, mesmo com a verba no caixa da prefeitura.

O parlamentar questionou os convidados sobre quais as providências que estão sendo tomadas, inclusive sobre a suspensão do auxílio aluguel.

A secretária da Semur, Márcia Luna, apresentou relatório com dados e números de habitações já entregues e informou ao deputado casos de má fé por parte de algumas pessoas que são contempladas com o imóvel e acabam vendendo ou alugando para terceiros.

Carlos Gadelha, coordenador estadual de habitação, comentou sobre a importância do acompanhamento dos contratos aos ocupantes dos imóveis a serem distribuídos e também destacou casos de ocupações irregulares.

O secretário da Defesa Civil do Município, Marcelo Silva Santos, destacou casos de pessoas que, além de receberem as unidades habitacionais e venderem, acabam retornando para as áreas de risco. Segundo ele, as autorizações para as demolições muitas vezes não são assinadas pelos moradores, justamente pela intenção de voltarem para a comunidade atingida.

Fabiane Aparecida, coordenadora de Ações Emergenciais da Seas, confirmou o fim do auxílio moradia no valor de R$ 200 e disse que não há previsão para reiniciar o pagamento do benefício. Segundo ela, há pessoas que não detém o perfil econômico exigido pelo Ministério da Integração.

Miqueias Ribeiro, coordenador do Mabe, relatou os diversos problemas gerados com as enchentes e explicou que, para alguns moradores, além de perderem suas casas, criações de animais, cultivo de mandioca, açaí, fabricação de farinha, acabam perdendo a identidade ribeirinha, uma vez que muitos nasceram nas localidades às margens do Madeira.

Vários moradores atingidos foram ouvidos e a maioria apontou a construção das usinas hidrelétricas como o principal motivo das enchentes. Segundo eles, essas empresas são as que menos se envolvem com a situação dos atingidos.

Jesuíno Boabaid afirmou que, no que depender dele, o projeto sobre as cotas do rio Madeira não será aprovado. O parlamentar sugeriu que sejam revistas as situações das pessoas que estão fora do perfil para serem atendidas como desabrigadas, sem discriminação, e que seja considerado os prejuízos econômicos de cada família.

O deputado solicitou que o poder público analise casos de recebimento e posterior venda de unidades habitacionais, ocupações irregulares e que sejam providenciados os poços artesianos e melhorias nas estradas que dão acesso às comunidades ribeirinhas onde ainda residem famílias em áreas não atingidas.

Boabaid propôs a criação de um projeto de lei estadual de reassentamento de áreas urbanas e rurais. O deputado informou que na próxima reunião, dia 6 de março, representantes da Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla) e Procuradoria Geral do Estado deverão estar presentes para que sejam providenciadas soluções para as melhorias das estradas fundamentais para o escoamento das produções agrícolas.

ALE/RO - DECOM - [Juliana Martins]
Foto: José Hilde

Gente de OpiniãoTerça-feira, 22 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Ieda Chaves reitera cobrança do Plano de Enfrentamento da Violência contra a Mulher em Rondônia

Deputada Ieda Chaves reitera cobrança do Plano de Enfrentamento da Violência contra a Mulher em Rondônia

O Plano de Enfrentamento da Violência contra a Mulher em Rondônia ainda é uma necessidade. Por conta desta temática, a Comissão de Defesa da Criança

Bairro Porto Cristo celebra Páscoa com grande festa com presença do vereador Everaldo Fogaça

Bairro Porto Cristo celebra Páscoa com grande festa com presença do vereador Everaldo Fogaça

Neste domingo na parte da tarde, o bairro Porto Cristo foi palco de uma emocionante celebração de Páscoa, organizada pelo vereador Everaldo Fogaça (

Sob presidência do deputado Alex Redano, parlamentares aprovam relatório da CPI

Sob presidência do deputado Alex Redano, parlamentares aprovam relatório da CPI

A Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO) realizou sessão extraordinária, na tarde desta quarta-feira (16), no Plenário Lúcia Tereza, para a lei

Vereador Everaldo Fogaça e secretário de Obras visitam bairro Cidade Nova para resolver problemas de alagamento

Vereador Everaldo Fogaça e secretário de Obras visitam bairro Cidade Nova para resolver problemas de alagamento

Na última semana, o bairro Cidade Nova recebeu a visita do vereador Everaldo Fogaça (PSD) e do secretário de Obras, Geraldo Sena, que se reuniram co

Gente de Opinião Terça-feira, 22 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)