Quarta-feira, 4 de outubro de 2006 - 23h14
A operadora de produtos e serviços de telecomunicações Brasil Telecom lança o serviço de IPTV. Uma espécie de locadora virtual, cujo conceito básico é a transmissão de áudio e vídeo por meio de sua rede de banda larga, possibilitando ao cliente assistir conteúdo na TV. Desta forma, pela mesma conexão, o cliente recebe telefonia convencional, acesso internet em banda larga e vídeo com interatividade.
Com o lançamento do serviço, o IPTV da Brasil Telecom entra numa nova fase, depois de vários meses de testes. Nesta fase, o serviço será oferecido, inicialmente, a 300 clientes de Brasília, com filmes sob demanda, shows, documentários, conteúdo infantil, e-learning entre outros.
A opção de implantar o serviço de IPTV em fases teve por objetivo reduzir os riscos associados aos investimentos, evoluir com o amadurecimento do modelo regulatório e garantir um período de aprendizado quanto aos diversos aspectos associados a uma operação inovadora de vídeo.
Os principais parceiros da Brasil Telecom no projeto são: a NEC (integradora das plataformas da Brasil Telecom), a UTStarcom (fornecedora da plataforma de vídeo) e a Widevine (fornecedora da solução de segurança e proteção de direitos autorais).
O serviço entra nesta fase pré-comercial com diversos conteúdos. Para garantir uma oferta de qualidade, a Brasil Telecom estabeleceu parcerias com Europa Filmes, Viacom Networks Brasil, DLA, Trama, Log On/Cultura Marcas, Dtcom e Buttman, buscando diversas opções para todas as idades.
A entrada da Brasil Telecom no mercado de IPTV acompanha uma tendência mundial. Atualmente, todas as grandes operadoras vêm ofertando a seus clientes uma variedade cada vez maior de aplicações IP. Desta forma, a Brasil Telecom consolida sua posição de liderança em convergência e inicia a sua oferta de Triple Play, oferecendo telefonia fixa e móvel, dados e vídeo, afirmou Luis Henrique Castro Lima, diretor de Gestão Móvel e Novos Negócios da Brasil Telecom, ao informar que já existem mais de 200 pré-operações e operações de IPTV no mundo.
Em razão do IPTV utilizar sua infra-estrutura de banda larga, a Brasil Telecom parte de uma posição vantajosa, já que a penetração do Turbo (acesso ADSL banda larga da BrT) já ultrapassou mais de 1.200 municípios, cobrindo mais de 65% da área de operação da BrT. O serviço Turbo cresceu no último ano em ritmo superior ao das demais operadoras de telecom, alcançando em junho de 2006 a marca de 1.154.900 usuários.
O IPTV da Brasil Telecom é o primeiro a ser desenvolvido no Brasil e pode ser conhecido no estande da empresa na Futurecom, em Florianópolis.
Fonte: Ricardo Borges
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