Quarta-feira, 8 de março de 2017 - 10h03
A Câmara Muncipal de Porto Velho realizou uma audiência pública, de autoria do vereador Zequinha Araújo (PMDB), para discutir vários problemas enfrentados pelos moradores do Residencial Orgulho do Madeira, na Zona Leste de Porto Velho. A audiência reuniu representantes do Município, síndicos do resdencial, além de moradores, e várias questões puderam ser discutidas para futuros encaminhamentos com pedidos de providência aos órgãos competentes.
Os síndicos e pais de famílias puderam falar abertamente situações difíceis como falta de escolas, cresches, transporte e principalmente de segurança pública. Esse talvez tenha sido o setor de maior reclamação dos moradores que falaram abertamente sobre a presença de traficantes, e pontos de prostituição dentro do residencial, que possui quase quatro mil moradores. Para os moradores, o Estado os abandonou à própria sorte e não cumpriu o que o contrato estabelecia.
A secretária Márcia Luna, da Regularização Fundiária, disse que estão em contas os R$ 35 milhões para a execução das obras de construção das escolas, base de policamento, quadras e creches previstos no contrato. Segundo ela, o jogo de empurra-empurra entre a gestão passada, o Governo do Estado e o Banco do Brasil, para a licitação das obras. As licitações já estão acontecendo e tão logo forem homologadas, as obras estarão acontecendo.
Quanda à questão da segurança, o representante da Secretaria de Estado da Defesa (Sesdec), Aldomar Bezerra, ele disse que uma reunião já realizada com os síndicos disponibilizou um aplicativo para o contato direto com a Polícia para a soliticação de policiamento, e denúncias anônimas. Segundo ele, é impossível manter 24 horas por dia, viaturas e policiamento intensivo dentro do Residencial. De qualquer foma, o Estado sempre tem destacado viaturas para o local.
Outro representante do Estado na reunião, o coordenador do Ações Urbanísticas (CAU), do Departamento de Estradas (DER-RO), Celso Coelho, disse que até a próxima segunda-feira 13.03, as máquinas estarão iniciando as obras de recuperação e asfaltamento da Plácido de Castro que dá acesso ao Residencial. Essa é uma das reclamações dos moradores que alegam a dificuldade do acesso das linhas de ônibus até o local.
A Secretaria Municipal de Trânsito (Semtran) disse que irá fazer um estudo para melhorar a oferta e o serviço dos coletivos que servem o residencial. Atualmente há três linhas em funcionamento, mas os moradores querem uma exclusiva com acesso direito ao centro da cidade, em substituição àquelas que cumprem um itinerário exaustivo por outros bairros da Zona Leste, antes de se dirigir à região central.
O vereador Zequinha deixou claro em seu pronunciamento que o debate é salutar dentro do parlamento e que irá procurar esta semana o Governo do Estado, e as secretarias municipais para discutir um cronograma de melhorias para o Residencial e acompanhar de perto as ações que o Município e o Estado estão realizando para minorar o sofrimento daqueles moradores.
Deputado Jean Mendonça investe em capacitação profissional
Apoiar e incentivar iniciativas que promovam a geração de renda para as mulheres é um compromisso do deputado Jean Mendonça, que tem se dedicado à i
Deputada Dra. Taíssa destaca asfaltamento ao redor do hospital Regional de Guajará-Mirim
Na terça-feira (16), a deputada Dra. Taíssa Sousa (Podemos) visitou o Hospital Regional de Guajará-Mirim, obra de grande importância para a saúde pú
Deputado Lucas Torres solicita lotação de delegado na Polícia Civil de Extrema
O deputado estadual Delegado Lucas (PP) apresentou uma indicação ao governo de Rondônia e à Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (S
Recursos na conta da Prefeitura para nova rodoviária de Cacoal
O deputado estadual Cirone Deiró (União Brasil) disse nesta segunda-feira (13) que os recursos para a construção da nova rodoviária intermunicipal d