Quinta-feira, 16 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Comissão da Amazônia virá a RO a convite de Garçon


Em sessão ao vivo transmitida para todo Brasil pela TV câmara,o deputado federal Lindomar Garçon-PV, conseguiu aprovar por unanimidade nesta quarta feira, 19- requerimento de sua autoria que determina o envio a Rondônia da comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional, que terá como objetivo traçar um plano estratégico para a região de Porto Velho e Candeias do Jamari.

De acordo com o deputado, diante dos empreendimentos energéticos, com as construções das usinas hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau no Rio Madeira,em Rondônia, se faz necessário neste momento a presença, o acompanhamento dos parlamentares da câmara federal através da Comissão da Amazônia, para fazer novos estudos sobre os impactos sociais provocados pelos empreendimentos.

Estas usinas integram o Plano de Aceleração do Crescimento( PAC) e a previsão é que sejam investidos mais de 10 bilhões de reais no empreendimento, portanto, acrescenta o deputado Garçon, é importante que seja feito um levantamento completo das carências sociais e da falta de infra-estrutura para se adequar a essa nova realidade social.

A preocupação do deputado se deve ao fato de que apenas 3% da população da capital é beneficiada com saneamento básico e pouco mais de 48% das residências tem água tratada. Outra preocupação do deputado Garçon, e que o motivou a criação desta comissão é com o inchaço populacional que está previsto para a capital para os próximos cinco anos.

Segundo os primeiros estudos Porto Velho e Candeias do Jamary deverão receber uma população adicional de mais de 100 mil habitantes, e que senão forem tomadas medidas responsáveis para dotar estes municípios de estruturas para receber essa população a condição de vida  será prejudicada com a elevação de problemas nas [área de saúde, segurança pública, habitação e trânsito que hoje já apresenta os primeiros sinais de desorganização. Na oportunidade Garçon lembrou, o município de Pimenta Bueno, que já conta com dois viadutos se antecipando a chagada do progresso enquanto que em Porto Velho a capital vive um caos no trânsito.

Durante sua fala, na comissão, Garçon foi aparteado pelo deputado federal, Asdrúbal Bentes-PMDB-PA, que fez elogios ao deputado e sua iniciativa de criar uma comissão para acompanhar de perto os empreendimentos energéticos em Rondônia e principalmente buscar soluções para os problemas sociais que surgirão com a construção das usinas. Asdrúbal falou também da preocupação do deputado Garçon em fiscalizar o empreendimento para evitar que mais prejuízos sejam acrescidos a população ribeirinha.

Garçon citou ainda, que até o momento apenas as empresas empreendedoras tem prestado informações sobre seus projetos e estudos sobre os impactos sociais. Ele cobrou maior participação do poder público nos debates com a sociedade. Essa comissão que virá a Porto velho,  vai discutir as responsabilidades de cada organismo da sociedade, buscar unir as forças para se antecipar aos problemas sociais que virão e principalmente apontar soluções para os problemas de infra-estrutura, destaca o parlamentar.

Garçon confirmou que o presidente do seu Partido, o PV, Fernando Gabeira e a presidente da comissão da Amazônia, deputada Vanessa Grazziotin,PCdoB, AM integram a  comitiva que virá a Rondônia acompanhar o andamento dos empreendimentos energéticos no Rio Madeira.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 16 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Cristiane Lopes solicita recursos e apoio do Exército para combater a violência

Deputada Cristiane Lopes solicita recursos e apoio do Exército para combater a violência

Nos últimos dias, Rondônia enfrenta uma série de ataques violentos atribuídos a facções criminosas, principalmente na capital, Porto Velho, e em mun

Lei garante validade indeterminada para laudos de TEA e deficiências permanentes

Lei garante validade indeterminada para laudos de TEA e deficiências permanentes

Para aliviar a burocracia e respeitar as condições irreversíveis de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiências permanentes, a d

Vereador Everaldo Fogaça vai presidir Comissão de Honrarias da Câmara Municipal de Porto Velho

Vereador Everaldo Fogaça vai presidir Comissão de Honrarias da Câmara Municipal de Porto Velho

O vereador Everaldo Fogaça (PSD) se destaca como presidente da Comissão de Honrarias da Câmara Municipal de Porto Velho, uma das comissões mais dinâ

Vereador Everaldo Fogaça discute projetos de inclusão na rede municipal de ensino de Porto Velho

Vereador Everaldo Fogaça discute projetos de inclusão na rede municipal de ensino de Porto Velho

O vereador Everaldo Fogaça (PSD) esteve em reunião com o secretário de educação de Porto Velho, Leonardo Leocadio, e o secretário adjunto, Walter Na

Gente de Opinião Quinta-feira, 16 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)