Domingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Cresce a adesão à greve em todo o Estado


A greve dos trabalhadores em educação da rede estadual completa oito dias com uma adesão maior do que na primeira semana de paralisação. Um balanço feito nesta segunda-feira pela manhã em todo o Estado mostrou que a média de adesão ultrapassa 75%. A categoria reivindica reposição das perdas salariais, unificação do Plano de Carreira, gestão democrática nas escolas, aumento do valor do auxílio saúde e retorno do auxílio saúde aos aposentados.

Na Regional Cone Sul a média de adesão varia entre 85% e 90%, com paralisação nos Municípios de Vilhena, Colorado D'Oeste, Cerejeiras, Cabixi, Corumbiara, Chupinguaia e Pimenteiras. A categoria e a população ficaram revoltadas com a direção da escola Zilda Uchoa, em Vilhena, que chegou a chamar a polícia para tentar impedir a greve. 

Na Regional Centro I, que compreende os Municípios de Jaru, Theobroma, Governador Jorge Teixeira e Vale do Paraíso a paralisação atinge 80%. Sexta-feira pela manhã os trabalhadores em educação fizeram uma passeata pelas ruas de Jarú.

Na Regional Centro II (Ouro Preto, Vale do Paraíso, Urupá, Mirante da Serra e Teixeirópolis), a adesão é de 70%.

Na Regional da Mata Rolim de Moura, Santa Luzia D'Oeste, Alta Floresta D'Oeste, Nova Brasilândia D'Oeste, Novo Horizonte, Castanheiras e Alto Alegre dos Parecis, a média de adesão é de 75%. Em Novo Horizonte nenhuma escola está funcionando nesta segunda-feira. Em Nova Brasilândia a adesão é de 80%.

Na Regional Café (Cacoal e Ministro Andreazza), a greve tem a adesão de 90% dos trabalhadores em educação.  Em Ministro Andreazza a paralisação atinge todas as escolas.

Na Regional Apidiá a paralisação é de 70% em Pimenta Bueno e 65% em Espigão do Oeste, enquanto na Regional Guaporé a greve atinge 80% em Presidente Médici, 80% em São Francisco do Guaporé, 70% em São Miguel, 60% em Alvorada do Oeste, 50% em Seringueiras e 95% em Costa marques.

Na Regional Estanho (Ariquemes, Alto Paraíso, Rio Crespo, Campo Novo de Rondônia, Monte Negro, Cacaulândia, Machadinho D'Oeste, Buritis, Cujubim e Vale do Anari) a greve atinge 55%, enquanto na Regional Rio Machado (Ji-Paraná) a paralisação é de 35%. Já na Regional Mamoré (Guajará-Mirim e Nova Mamoré) praticamente todas as escolas fecharam.

Na Regional Norte, que compreende os Municípios de Porto Velho, Candeias e Itapuã, está o maior número de trabalhadores em Educação. Na Capital 60% da categoria paralisaram as atividades. Em Candeias 55% e em Itapuã 100% aderiram à greve.

A presidente do SINTERO, Claudir Mata, reafirmou nesta segunda-feira que a responsabilidade pelo ano letivo é toda do governo do Estado, e que a greve é o último recurso dos trabalhadores em educação na luta por seus direitos, já que o governo não quer dialogar com a direção do sindicato.

Fonte: Adércio Dias

Gente de OpiniãoDomingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

DER atende indicação e inicia recuperação da RO-420 entre Buritis e Nova Mamoré

DER atende indicação e inicia recuperação da RO-420 entre Buritis e Nova Mamoré

Redano, comemorou a recuperação da RO-420 que está sendo feita pelo Governo do Estado via Departamento de Estradas de Rodagem (DER), no trecho que l

Secretarias de Inclusão e de Segurança vão garantir direitos aos mais vulneráveis, modernizar o trânsito e proteger vidas em Porto Velho

Secretarias de Inclusão e de Segurança vão garantir direitos aos mais vulneráveis, modernizar o trânsito e proteger vidas em Porto Velho

O prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, com foco no cuidado das pessoas mais vulneráveis, garantia dos direitos humanos e na proteção de vidas no trâns

Vereador Everaldo Fogaça destaca iniciativas institucionais em visita ao superintendente de comunicação de Porto Velho

Vereador Everaldo Fogaça destaca iniciativas institucionais em visita ao superintendente de comunicação de Porto Velho

O vereador Everaldo Fogaça (PSD) realizou uma visita ao Superintendente de Comunicação da Prefeitura de Porto Velho, Paulo Afonso, junto com Zezinho

Deputado Alex Redano Lidera Pedido pela Prorrogação de Isenção Tributária para o Setor de Pescados em Rondônia

Deputado Alex Redano Lidera Pedido pela Prorrogação de Isenção Tributária para o Setor de Pescados em Rondônia

O setor produtivo de pescados em Rondônia enfrenta um momento de grande preocupação devido ao encerramento, em 31 de dezembro de 2024, da isenção tr

Gente de Opinião Domingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)