Terça-feira, 22 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Deputado Anderson esclarece sobre revista realizada no presídio Urso Branco


 

O deputado Anderson do Singeperon (PV) durante fala no grande expediente da sessão ordinária de ontem, quarta-feira (22) esclareceu sobre a revista realizada no Urso Branco na última segunda-feira, que contou com a presença do Exército Brasileiro.

Segundo o parlamentar, ele esteve dia 21 no presídio Urso Branco conversando com os servidores que atuaram na ação para saber com exatidão o que realmente aconteceu e quem participou da revista.

Anderson explicou que na matéria do site de notícias “G1”, baseado em informações da Secretaria de Justiça prestados em entrevista coletiva, diz que o Exército achou 600 armas artesanais, 64 porções de substâncias entorpecentes, 19 aparelhos celulares e vários outros objetos.

Na matéria tem destaque a declaração do secretário Marcos Rocha que diz que pode ter um afrouxamento na revista e vigilância e ele afirma que “a corregedoria investiga possíveis casos de corrupção e alguns agentes penitenciários já foram afastados ou exonerados por comprovação de facilitação de entrada de objetos proibidos no sistema carcerário”.

O parlamentar, a partir disso esclarece que buscou a ocorrência registrada no 2º DP, de número 628/4, lavrada no dia 20 de fevereiro, onde é descrito que a revista ocorreu com apoio do GOE e agentes penitenciários.

“Secretário o senhor deveria ter falado na coletiva que os agentes estavam lá. Mas não deve dizer que há afrouxamento na revista. Tem de dizer que é feito com as condições que o Estado oferece. Que não há scanner corporal nem revista humanizada para tentar frear a entrada de itens proibidos”, exaltou Anderson.

Segundo o parlamentar esclareceu, consta na ocorrência que sete aparelhos celulares foram encontrados e na matéria diz dezenove. “Onde estão os outros doze? Ele está mentindo?”, questionou Anderson.

Outra mentira, segundo o parlamentar, é em relação ao entorpecente, que na matéria diz 64 porções. “Na ocorrência diz 29 porções aparentemente de maconha e 30 aparentemente de cocaína”.

Anderson deixou claro que como agente já trabalhou em revista no Urso Branco e que o detector de metal pode ser burlado. “Por isso são necessários equipamentos modernos como scanner corporal e revista humanizada”.

O parlamentar finalizou sua fala mostrando denúncia contra a Corregedoria da Sejus. Segundo a documentação em seu poder, foi nomeado um corregedor na Secretaria de Justiça, para investigar e se for o caso prender, exonerar servidores que atuam como agentes penitenciários.

“Esta pessoa foi nomeada no dia 31 de outubro de 2016 e em 22 de dezembro viajou para os EUA e o corregedor assinou a folha desta pessoa”. Segundo Anderson o secretário tem ciência disso. “Agora me digam se isso não é improbidade. A pessoa que foi contratada para investigar e punir servidores não tem moral para isso. Este documento será encaminhado ao governador para providências”, finalizou.

Apartes

O deputado Luizinho Goebel (PV) disse que algumas coisas entristecem como ter de ouvir declarações como esta de um secretário. “Acusar toda uma categoria, que coloca sua vida em risco é um absurdo. Não isento que possa haver um caso ou outro, mas não acusar toda a categoria”.

Relatou que em Vilhena o presídio está no limite das áreas Urbana e Rural, lá não pega direito o sinal do telefone móvel, e não é instalado o telefone fixo no presídio. Ou seja, “se algo acontecer, nem reforço será possível pedir. Contrate mais gente, secretário. Dê condições aos agentes trabalharem e o senhor verá o retorno do trabalho dedicado desta honrosa categoria”.

Dentro da temática da segurança, o deputado Jesuíno Boabaid (PMN) comentou matéria veiculada no site “UOL” sobre traficantes presos no sistema federal que denunciaram na CIDH (Comissão Interamericana de Direitos Humanos), órgão da OEA (Organização dos Estados Americanos), em que classificam como "tortura e pena cruel" o fato de estarem detidos em presídios federais de segurança máxima há dez anos.

“Senhores, vivemos uma total inversão de valores. Realmente em nosso país, a cada dia se percebe que o crime organizado está tentando mandar nas leis do país e comandar tudo”.

ALE/RO - DECOM - [Assessoria]
Foto: José Hilde

Gente de OpiniãoTerça-feira, 22 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Ieda Chaves reitera cobrança do Plano de Enfrentamento da Violência contra a Mulher em Rondônia

Deputada Ieda Chaves reitera cobrança do Plano de Enfrentamento da Violência contra a Mulher em Rondônia

O Plano de Enfrentamento da Violência contra a Mulher em Rondônia ainda é uma necessidade. Por conta desta temática, a Comissão de Defesa da Criança

Bairro Porto Cristo celebra Páscoa com grande festa com presença do vereador Everaldo Fogaça

Bairro Porto Cristo celebra Páscoa com grande festa com presença do vereador Everaldo Fogaça

Neste domingo na parte da tarde, o bairro Porto Cristo foi palco de uma emocionante celebração de Páscoa, organizada pelo vereador Everaldo Fogaça (

Sob presidência do deputado Alex Redano, parlamentares aprovam relatório da CPI

Sob presidência do deputado Alex Redano, parlamentares aprovam relatório da CPI

A Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO) realizou sessão extraordinária, na tarde desta quarta-feira (16), no Plenário Lúcia Tereza, para a lei

Vereador Everaldo Fogaça e secretário de Obras visitam bairro Cidade Nova para resolver problemas de alagamento

Vereador Everaldo Fogaça e secretário de Obras visitam bairro Cidade Nova para resolver problemas de alagamento

Na última semana, o bairro Cidade Nova recebeu a visita do vereador Everaldo Fogaça (PSD) e do secretário de Obras, Geraldo Sena, que se reuniram co

Gente de Opinião Terça-feira, 22 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)