Quarta-feira, 8 de dezembro de 2021 - 16h56
O
deputado Laerte Gomes (PSDB) é autor do Projeto de Lei que proíbe o reajuste da
tabela de referência de valores de veículos, nacionais, importados, novos e
usados, para fins de cálculos do Imposto sobre a Propriedade de Veículos
Automotores (IPVA), e dos valores que constam na tabela dos serviços do Departamento
Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran), relativos ao ano de 2022.
De
acordo com estimativas, em 2022, o IPVA deverá subir mais de 30% em janeiro na
comparação deste ano. A base de cálculo do imposto leva em conta o valor de
vendas de carros usados ou da nota fiscal de carros novos. Ambos subiram com
aumento do custo de produção e redução da oferta de veículos causados pela
pandemia.
“O
preço mais salgado é resultado do choque na cadeia produtiva de automóveis,
causado pela pandemia do Coronavírus. As medidas de isolamento social
demandaram a paralisação, tanto de linhas de produção de veículos como de
insumos para a produção, ou seja, o aumento nos preços dos carros novos e
usados tem como motivos a redução dos estoques de componentes necessários para
sua produção, o aumento no custo da matéria-prima e a alta nos custos com
transportes”, explicou o parlamentar.
Ainda
segundo o deputado, o Detran já tem uma das taxas mais caras do Brasil, por
isso, a iniciativa de proibir esse aumento para o ano que vem.
“É
fato. Sabemos dos efeitos danosos provocados pela pandemia da Covid-19 ao longo
dos anos 2020 e 2021. Os reflexos da pandemia afetam diretamente o
contribuinte. Desemprego, empresas encerrando suas atividades, economia
abalada, o aumento expressivo dos problemas sociais, enfim. No setor econômico
ocorreu o mesmo, considerando os altos índices da inflação e os constantes
reajustes nos preços da água, da energia, do gás de cozinha e do combustível”,
destacou Laerte.
Para
o parlamentar, a população já vive todo um drama angustiante em decorrência da
paralisação econômica.
“E
pensando nisso, este Projeto de Lei, tem como principal objetivo, corrigir
essas distorções e tentar equilibrar a exorbitante arrecadação tributária do
Detran e melhorar a capacidade contributiva da população rondoniense”, concluiu
o deputado.
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