Terça-feira, 18 de dezembro de 2007 - 10h51
A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara, aprovou o Projeto de Lei 3926/04, do deputado Eduardo Valverde(PT/RO), que institui o Estatuto do Artesão. A proposição objetiva estabelecer ações que valorizem e estimulem a expansão da profissão, além de estimular a produção em microempresas artesanais.
Segundo Valverde, com o estatuto, a atividade artesanal poderá se beneficiar de apoios públicos e de medidas que combatam a discriminação.
De acordo com o parlamentar, as atividades artesanais no País respondem pela geração de inúmeras ocupações e renda para milhares de brasileiros, mesmo sem haver incentivo estatal, principalmente no tocante à qualificação profissional, certificação de origem e qualidade e a destinação de espaço público para exposição permanente.
" Com a definição do estatuto do artesão e da unidade produtiva artesanal, será possível o Governo estabelecer plataformas de valorização e credibilização das artes e ofícios , principalmente no reconhecimento do papel fundamental que podem assumir na dinamização da economia e do emprego em nível local e o fomento dos valores culturais e estéticos das diversas etnias e manifestações populares do povo brasileiro", frisou, Valverde.
Para relator do projeto, deputado Osório Adriano (DEM/DF), o projeto é de grande relevância, pelo fato de haver inúmeros profissionais trabalhando na informalidade, sem nenhum tipo de direito garantido.
Com a formalização da profissão, o relator acredita haver a valorização profissional e o usufruto de benefícios trabalhistas e previdenciários, hoje totalmente ao desamparo.
A matéria que tramita em caráter conclusivo, será agora analisa pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara.
Fonte: Leila Brito
Deputada Cristiane Lopes solicita recursos e apoio do Exército para combater a violência
Nos últimos dias, Rondônia enfrenta uma série de ataques violentos atribuídos a facções criminosas, principalmente na capital, Porto Velho, e em mun
Lei garante validade indeterminada para laudos de TEA e deficiências permanentes
Para aliviar a burocracia e respeitar as condições irreversíveis de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiências permanentes, a d
Vereador Everaldo Fogaça vai presidir Comissão de Honrarias da Câmara Municipal de Porto Velho
O vereador Everaldo Fogaça (PSD) se destaca como presidente da Comissão de Honrarias da Câmara Municipal de Porto Velho, uma das comissões mais dinâ
Vereador Everaldo Fogaça discute projetos de inclusão na rede municipal de ensino de Porto Velho
O vereador Everaldo Fogaça (PSD) esteve em reunião com o secretário de educação de Porto Velho, Leonardo Leocadio, e o secretário adjunto, Walter Na