Empresas de ônibus continuam descumprindo os horários estabelecidos pela Secretaria Municipal de Transportes-Semtran. No período noturno, antes das 22 horas, estão a retirar mais de 50% dos ônibus das linhas, obrigando os passageiros a esperar até mais de uma hora e meia ou 90 minutos a passagem dos coletivos. A denúncia foi repetida nesta terça-feira (22/07) à reportagem por vários moradores dos populosos bairros da zona leste de Porto Velho.
Theodorico Fernandes, o idoso pastor da Assembléia de Deus, declarou: Ontem (segunda-feira), a partir das 19hs30, fui obrigado a esperar 1hs 40 minutos, ou seja, cem minutos, o ônibus da linha Mariana-Esplanada. Quando cheguei a um ponto de ônibus, na Avenida Rio de Janeiro, encontrei pessoas que já estavam esperando mais de uma hora a passagem dos ônibus das linhas São Francisco via JK e Ronaldo Aragão. Quando os ônibus aparecem estão superlotados. Transportam 50, 60, 80 pessoas, como se fosse um caminhão boiadeiro. Isso é uma falta de responsabilidade. É desrespeito para com a população que paga passagens de R$ 2,00, o mesmo preço cobrado em Manaus e Rio de Janeiro. Essa bandidagem acontece porque a Semtran não adota as providências cabíveis, aplicação de multas ou porque não abre concorrência para colocar outras empresas. As empresas de ônibus humilham os passageiros numa tentativa de sabotar o governo do prefeito Roberto Sobrinho (PT), disse.
Dona Marta Oliveira disse à reportagem que quase todas as noites espera mais duas horas o ônibus da linha Ulisses-JP. Depois caminha quase um quilômetro para chegar ao setor 22 da Assembléia de Deus, na Avenida Princesa Isabel, no bairro Socialista. Ela contou que tentou encaminhar as denúncias aos vereadores de Porto Velho. Teve uma decepção: Fui à Câmara Municipal na tentativa de falar com um vereador para saber qual a solução para combater essa tentação de Satanás. Lá fui informada que alguns vereadores estão na Argentina, em Brasília, Recife-PE, Natal-RN e em outras capitais. Um dos funcionários ainda ironizou: -Madame, nesta Câmara todos os vereadores viajam com passagens e diárias pagas. Quem recebe passagens aéreas e diárias de R$ 3.000,00 (três mil reais) para visitar Buenos Aires e praias do Nordeste vai se preocupar porque a senhora chega atrasada na igreja e os ônibus não cumprem os horários? A resposta que eu tenho é que temos poucos vereadores que defendem os interesses da população. Muitos que pediram votos e se elegeram viraram as costas à população, criticou a religiosa.
O pastor Theodorico Fernandes ainda acrescentou: Também tentei falar com o vereador Zequinha Araújo (PSDC). Consegui encontrá-lo na Associação que tem o mesmo nome dele. Sequer consegui denunciar os atrasos porque muitas pessoas cercavam Zequinha. Uns pediam cestas básicas, outros pediam consultas, dentaduras, remédios. Nem sei a fórmula que esse vereador tem para atender tantas pessoas ao mesmo tempo. É por isso que, às vezes, eu quero até me animar, mas termino desanimando. Sou obrigado a suportar esses atrasos dos ônibus. Mas não perdi a esperança e acredito em providências que serão adotadas pelo prefeito Roberto Sobrinho. Ele teve uma das maiores votações na zona leste e, se concorrer à reeleição, vai receber mais votos e nossos agradecimentos pelas obras sociais que nenhum prefeito anterior fez ou construiu, finalizou Theodorico.
Fonte: Abelardo Jorge
Domingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)