Quinta-feira, 23 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Executivo apresenta ações de gestão do sistema prisional ao Judiciário de Rondônia


 

Numa reunião realizada na terça-feira, 10, no Tribunal de Justiça de Rondônia, foram apresentadas a membros do Poder Judiciário do Estado as principais ações que são executadas pelo Poder Executivo na gestão do sistema prisional com objetivo de monitorar e concentrar esforços para evitar motins ou rebeliões nos presídios do Estado. O presidente do TJRO, desembargador Sansão Saldanha, recebeu os secretários Chefe da Casa Civil, Emerson Castro; secretária-adjunta da Justiça Sirlene Bastos; de Segurança Pública, Defesa e Cidadania, Lioberto Caetano e o procurador-geral do Estado, Juraci Jorge da Silva.

O grupo de secretários e assessores apresentou um resumo das providências que foram adotadas pelo Poder Executivo para manter a ordem nas prisões rondonienses, em especial após os fatos ocorridos em presídios de Manaus (AM) e Boa Vista (RR). Dentre as medidas está a atenção especial à segurança de oito unidades prisionais, metade delas na capital, Porto Velho. Reforço de efetivo e trabalho de inteligência policial estão entre as ações nesses presídios. Além disso, os secretários trouxeram ao Judiciário questões para serem discutidas e deliberadas com relação à realização das audiências de custódia, identificação detalhada de presos provisórios e a movimentação de apenados entre as comarcas.

Monitoramento

Também participou da reunião o juiz de Direito Sérgio William Domingues Teixeira, que é titular da Vara de Execução de Penas e Medidas Alternativas da comarca de Porto Velho e coordenador do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Prisional de Rondônia (GMF), instituído pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O Objetivo de GMF é promover esse controle do que está sendo feito na Execução Penal, discutir melhorias e apoiar os magistrados que atuam nessa área. Para o juiz, o Poder Judiciário está cumprindo sua função legal de acompanhamento da situação dos presídios e colaborando, no que é sua atribuição, para que o Poder Executivo realize a gestão dessas unidades com a segurança necessária e nas condições que requer a lei.

Além do acompanhamento da situação prisional, o GMF também atua na capacitação e deve realizar esse ano um curso de atualização para os magistrados que atuam na Execução Penal. Assim como Sérgio William, também compõem o GMF os juízes Cristiano Mazzini, Dalmo Bezerra, Renato Bonifácio de Mello Dias e Edewaldo Fantini, e o desembargador Miguel Monico Neto, que preside o GMF.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 23 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Projeto vidas, alcançados para alcançar recebe apoio do vereador Everaldo Fogaça

Projeto vidas, alcançados para alcançar recebe apoio do vereador Everaldo Fogaça

Na manhã desta quarta-feira, o vereador Everaldo Fogaça (PSD) recebeu em seu gabinete representante do projeto social Vidas, Alcançados para Alcança

Projeto de Lei de autoria do deputado Alex Redano é sancionado e garante direitos aos mototaxistas de Rondônia

Projeto de Lei de autoria do deputado Alex Redano é sancionado e garante direitos aos mototaxistas de Rondônia

O governador em exercício de Rondônia, Sérgio Gonçalves da Silva, sancionou a Lei Nº 5.956/2025, de autoria do deputado Alex Redano (Republicanos).

 Deputado Jean Mendonça investe em capacitação profissional

Deputado Jean Mendonça investe em capacitação profissional

Apoiar e incentivar iniciativas que promovam a geração de renda para as mulheres é um compromisso do deputado Jean Mendonça, que tem se dedicado à i

Deputada Dra. Taíssa destaca asfaltamento ao redor do hospital Regional de Guajará-Mirim

Deputada Dra. Taíssa destaca asfaltamento ao redor do hospital Regional de Guajará-Mirim

Na terça-feira (16), a deputada Dra. Taíssa Sousa (Podemos) visitou o Hospital Regional de Guajará-Mirim, obra de grande importância para a saúde pú

Gente de Opinião Quinta-feira, 23 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)