Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Fundeb no Senado, Fátima recebe a sociedade civil para tratar de propostas


Relatora da regulamentação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb) no Senado, a senadora Fátima Cleide recebeu representantes da Campanha "Fundeb pra Valer" e uma comitiva de professores da Associação de Professores Aposentados do Magistério Público de São Paulo, Apampesp.

O Projeto de Lei de Conversão 7/2007, que alterou a Medida Provisória 339/2006, relativa ao assunto, está na lista de prioridades de votação na ordem do dia do plenário do Senado e, por isso, a senadora está coletando informações, propostas e dando prioridade ao assunto.  

Os representantes da sociedade civil declararam apoio à senadora e avaliam que no momento, embora tenham algumas ressalvas pontuais ao texto vindo da Câmara dos Deputados, é melhor não ocorrer agora alterações na regulamentação do Fundo para "ganhar tempo, viabilizando sua implementação ainda este ano".  Se alterada no Senado, a proposta retornará à Câmara, onde foi relatada pela senadora Fátima Bezerra (PT-RN).

"Estou ouvindo todos os setores envolvidos com a educação que estão nos procurando para que possamos registrar e avaliar suas preocupações", disse a senadora. Na semana que vem Fátima Cleide deverá ouvir representantes do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

Uma das preocupações da Apampesp é a de que não seja acatada pela relatora, em forma de destaque, emenda rejeitada pela deputada Fátima Bezerra que exclui os inativos dos recursos do Fundeb.

Segundo o ministro da Educação, Fernando Haddad, com a adoção do Fundeb os municípios receberão cerca de 30% a mais de recursos com o Fundo. A transferência de recursos da União e Estados aos municípios aumentará de R$ 8,4 bilhões em 2006 para R$ 10,7 bilhões em 2007.   

A senadora Fátima Cleide considera que a sociedade civil e setores envolvidos com a educação tiveram ganhos importantes na Câmara dos Deputados, um deles a inclusão das creches conveniadas entre os beneficiários do Fundeb, uma reivindicação também da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente, da qual a senadora faz parte.  


 

 

 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero aprova reestruturação e Plano de Carreiras dos servidores do Poder Judiciário de Rondônia

Alero aprova reestruturação e Plano de Carreiras dos servidores do Poder Judiciário de Rondônia

Os deputados estaduais da Assembleia Legislativa de Rondônia aprovaram, durante a sessão desta semana, dois importantes projetos que promovem mudanç

Vereador Everaldo Fogaça comemora retomada de obras de asfaltamento na Zona Leste de Porto Velho

Vereador Everaldo Fogaça comemora retomada de obras de asfaltamento na Zona Leste de Porto Velho

O vereador Everaldo Fogaça (PSD) celebrou a retomada das obras de asfaltamento no bairro Jardim Santana, na Zona Leste de Porto Velho, como parte do

Proposta para implementação de salário diferenciado para médicos e profissionais da saúde em Rondônia

Proposta para implementação de salário diferenciado para médicos e profissionais da saúde em Rondônia

Diante da crescente dificuldade em atrair médicos e outros profissionais da saúde para atuarem na rede pública de saúde de Rondônia, apresento a pre

Deputada Federal Cristiane Lopes destina 250 mil para Casa Família Rosetta

Deputada Federal Cristiane Lopes destina 250 mil para Casa Família Rosetta

A deputada federal Cristiane Lopes anunciou a destinação de uma emenda parlamentar no valor de 250 mil para a Casa Família Rosetta, instituição reco

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)