Terça-feira, 20 de novembro de 2007 - 23h21
Dia Mundial da Televisão
Como fazer com que os reis fossem mais majestosos do que eram, assim como rainhas, princesas e mulheres serem mais bonitas? A fotografia fez com que a realidade fosse impressa com um tom maior de fidelidade. Os retoques, os ângulos, a luz influenciavam, e, ainda, influenciam no resultado final, assim como hoje contamos com a ajuda dos computadores que manipulam as fotos. O cinema deu vida aos quadros parados e ficamos mais próximos da reprodução da realidade.
Ilusões
Por outro lado, proporcionou-nos ilusões que se tornavam possíveis diante de nossos olhos, através de efeitos. Essas fantasias ficaram tão próximas de serem uma realidade que transformou o cinema numa indústria de ilusões. A televisão, também, herdou algumas características do cinema, mas, sua proximidade com o tempo presente, sua praticidade de estar dentro de um lar, deram possibilidades a tornar esse, o meio mais poderoso de transmissão de informações, idéias e ideais - só perdendo lugar para o tradicional rádio, que pode estar em qualquer lugarzinho, por mais distante ou de difícil acesso.
Não podemos dizer que a televisão não cumpre seu papel social. Cumpre, e, às vezes, mais eficiente que qualquer outro; mas, quando estão em jogo interesses políticos e comerciais, ela consegue modificar os fatos na opinião popular.
A invenção
A história da televisão começou nas mãos (e idéias) de matemáticos e físicos, pertencentes às ciências exatas que entregaram para as ciências humanas um grande e poderoso veículo. Desde o início do século XIX, os cientistas estavam preocupados com a transmissão de imagens à distância, e, foi com o invento de Alexander Bain, em 1842, que se obteve a transmissão telegráfica de uma imagem (fac-símile) - atualmente, conhecido como fax. Em 1817, o químico sueco Jakob Berzelius descobriu o selênio. Mas, só 56 anos depois, em 1873, que o inglês Willoughby Smith comprovou que o selênio possuía propriedade de transformar energia luminosa em energia elétrica. Através dela pôde formular a transmissão de imagens por meio de corrente elétrica. Em 1892, Julius Elster e Hans Getiel inventaram a célula fotoelétrica. Em 1906, Arbwehnelt desenvolveu um sistema de televisão por raios catódicos, sendo que o mesmo ocorreria na Rússia por Boris Rosing.
Espelhos & raios
O sistema empregava a exploração mecânica de espelhos somada ao tubo de raios catódicos. Em 1920, realizaram-se as verdadeiras transmissões, graças ao inglês John Logie Baird, através do sistema mecânico baseado no invento de Nipkow. Quatro anos depois, em 1924, Baird transmitiu contornos de objetos à distância, e, no ano seguinte, fisionomias de pessoas. Já, em 1926, Baird fez a primeira demonstração no Royal Institution, em Londres, para a comunidade científica, e, logo após, assinou contrato com a BBC para transmissões experimentais.
Mecânico
O padrão de definição possuía 30 linhas e era mecânico. Nesse período, em 1923, o russo Wladimir Zworykin patenteou o iconoscópio, invento que utilizava tubos de raios catódicos. Em 1927, também Philo Farnsworth patenteou um sistema dissecador de imagens por raios catódicos, mas, com nível de resolução não-satisfatório. Zworykin foi convidado pela RCA a encabeçar a equipe que produziria o primeiro tubo de televisão, chamado orticon, que passou a ser produzido em escala industrial a partir de 1945.
1935... 1936... 928... 39
Em março de 1935, emite-se oficialmente a televisão na Alemanha, e em novembro na França, sendo a Torre Eiffel o posto emissor. Em 1936, Londres utiliza imagens com definição de 405 linhas e inaugura-se a estação regular da BBC. No ano seguinte, três câmeras eletrônicas transmitem a cerimônia da Coroação de Jorge VI, com cerca de cinqüenta mil telespectadores. Na Rússia, a televisão começa a funcionar em 1938, e, nos Estados Unidos, em 1939.
Chatô, nosso pioneiro
Durante a Segunda Guerra Mundial, a Alemanha foi o único país da Europa a manter a televisão no ar. Paris voltou com as transmissões em outubro de 1944, Moscou em dezembro de 1945, e, a BBC, em junho de 1946, com a transmissão do desfile da vitória. Em 1950, a França possuía uma emissora com definição de 819 linhas, a Inglaterra com 405 linhas, os russos com 625 linhas e Estados Unidos e Japão com 525 linhas. Em setembro desse mesmo ano (1950), inaugura-se a TV Tupi de São Paulo, pertencente ao jornalista Assis Chateaubriand, dono dos Diários Associados, com sistema baseado no norte-americano.
Em cores
As transmissões regulares em cores, nos Estados Unidos, começaram em 1954. Mas, já, em 1929, Hebert Eugene Ives realizou,
NTSC - RGB
Criou-se nos Estados Unidos um comitê especial para, no sentido literal, colocar cor no sistema preto-e-branco. Esse comitê recebeu o nome de National Television System Committee (ou National Television Standards Committee), cujas iniciais serviriam para dar nome ao novo sistema, NTSC. O sistema desenvolvido baseava-se em utilizar o padrão preto-e-branco, que trabalhava com níveis de luminância (Y) e acrescentaram a crominância (C), ou seja a cor.
O princípio de captar e receber as imagens em cores está na decomposição da luz branca, em três cores primárias, que são vermelho (R, de red), o verde (G, de green) e o azul (B, de blue). Numa proporção de níveis de 30% de R, 59% de G e 11% de B.
Inversão... pixel... PAL...
Na recepção o processo é inverso, a imagem se compõe através da somatória das cores no pixel, ou seja, nos pontos da tela do televisor. Em 1967, entra em funcionamento, na Alemanha, uma variação do sistema norte-americano, resolvendo algumas debilidades desse sistema que recebeu o nome de Phase Alternation Line, dando as iniciais para o sistema PAL. Nesse mesmo ano, entrou na França o SECAM (Séquentielle Couleur à Mémoire), mas, não compatível com o sistema preto-e-branco francês.
Cores no Brasil
Em 1972, após a regulamentação do sistema PAL-M, no Brasil, surge, oficialmente, a primeira transmissão em cores no Brasil a partir de Caxias do Sul, na serra gaúcha, na inauguração da Festa da Uva, em 31 de março.
OAB contra corrupção
A Ordem dos Advogados do Brasil lançou a Campanha Nacional contra a Corrupção Eleitoral. Serão criados comitês da campanha em todos os estados para receber e acompanhar denúncias de irregularidades nas eleições municipais de 2008. O lema da campanha, lançada na segunda-feira, é voto não tem preço, tem conseqüência.
A iniciativa merece aplausos, e a participação de todos nós. Mas...
- A minha santa ingenuidade me permite perguntar aos doutores do Direito: Os advogados defensores dos corruptos foram convidados para apoiar essa campanha?
Para refletir
Liber inops servo divite felicior. (Antes, pobre sossegado, que rico atrapalhado) - Provérbio latino
Lei garante validade indeterminada para laudos de TEA e deficiências permanentes
Para aliviar a burocracia e respeitar as condições irreversíveis de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiências permanentes, a d
Vereador Everaldo Fogaça vai presidir Comissão de Honrarias da Câmara Municipal de Porto Velho
O vereador Everaldo Fogaça (PSD) se destaca como presidente da Comissão de Honrarias da Câmara Municipal de Porto Velho, uma das comissões mais dinâ
Vereador Everaldo Fogaça discute projetos de inclusão na rede municipal de ensino de Porto Velho
O vereador Everaldo Fogaça (PSD) esteve em reunião com o secretário de educação de Porto Velho, Leonardo Leocadio, e o secretário adjunto, Walter Na
O governador de Rondônia Coronel Marcos Rocha sancionou a Lei nº 5.976/25, que estabelece validade indeterminada para laudos médicos periciais que a