Terça-feira, 20 de novembro de 2007 - 23h21
Dia Mundial da Televisão
Como fazer com que os reis fossem mais majestosos do que eram, assim como rainhas, princesas e mulheres serem mais bonitas? A fotografia fez com que a realidade fosse impressa com um tom maior de fidelidade. Os retoques, os ângulos, a luz influenciavam, e, ainda, influenciam no resultado final, assim como hoje contamos com a ajuda dos computadores que manipulam as fotos. O cinema deu vida aos quadros parados e ficamos mais próximos da reprodução da realidade.
Ilusões
Por outro lado, proporcionou-nos ilusões que se tornavam possíveis diante de nossos olhos, através de efeitos. Essas fantasias ficaram tão próximas de serem uma realidade que transformou o cinema numa indústria de ilusões. A televisão, também, herdou algumas características do cinema, mas, sua proximidade com o tempo presente, sua praticidade de estar dentro de um lar, deram possibilidades a tornar esse, o meio mais poderoso de transmissão de informações, idéias e ideais - só perdendo lugar para o tradicional rádio, que pode estar em qualquer lugarzinho, por mais distante ou de difícil acesso.
Não podemos dizer que a televisão não cumpre seu papel social. Cumpre, e, às vezes, mais eficiente que qualquer outro; mas, quando estão em jogo interesses políticos e comerciais, ela consegue modificar os fatos na opinião popular.
A invenção
A história da televisão começou nas mãos (e idéias) de matemáticos e físicos, pertencentes às ciências exatas que entregaram para as ciências humanas um grande e poderoso veículo. Desde o início do século XIX, os cientistas estavam preocupados com a transmissão de imagens à distância, e, foi com o invento de Alexander Bain, em 1842, que se obteve a transmissão telegráfica de uma imagem (fac-símile) - atualmente, conhecido como fax. Em 1817, o químico sueco Jakob Berzelius descobriu o selênio. Mas, só 56 anos depois, em 1873, que o inglês Willoughby Smith comprovou que o selênio possuía propriedade de transformar energia luminosa em energia elétrica. Através dela pôde formular a transmissão de imagens por meio de corrente elétrica. Em 1892, Julius Elster e Hans Getiel inventaram a célula fotoelétrica. Em 1906, Arbwehnelt desenvolveu um sistema de televisão por raios catódicos, sendo que o mesmo ocorreria na Rússia por Boris Rosing.
Espelhos & raios
O sistema empregava a exploração mecânica de espelhos somada ao tubo de raios catódicos. Em 1920, realizaram-se as verdadeiras transmissões, graças ao inglês John Logie Baird, através do sistema mecânico baseado no invento de Nipkow. Quatro anos depois, em 1924, Baird transmitiu contornos de objetos à distância, e, no ano seguinte, fisionomias de pessoas. Já, em 1926, Baird fez a primeira demonstração no Royal Institution, em Londres, para a comunidade científica, e, logo após, assinou contrato com a BBC para transmissões experimentais.
Mecânico
O padrão de definição possuía 30 linhas e era mecânico. Nesse período, em 1923, o russo Wladimir Zworykin patenteou o iconoscópio, invento que utilizava tubos de raios catódicos. Em 1927, também Philo Farnsworth patenteou um sistema dissecador de imagens por raios catódicos, mas, com nível de resolução não-satisfatório. Zworykin foi convidado pela RCA a encabeçar a equipe que produziria o primeiro tubo de televisão, chamado orticon, que passou a ser produzido em escala industrial a partir de 1945.
1935... 1936... 928... 39
Em março de 1935, emite-se oficialmente a televisão na Alemanha, e em novembro na França, sendo a Torre Eiffel o posto emissor. Em 1936, Londres utiliza imagens com definição de 405 linhas e inaugura-se a estação regular da BBC. No ano seguinte, três câmeras eletrônicas transmitem a cerimônia da Coroação de Jorge VI, com cerca de cinqüenta mil telespectadores. Na Rússia, a televisão começa a funcionar em 1938, e, nos Estados Unidos, em 1939.
Chatô, nosso pioneiro
Durante a Segunda Guerra Mundial, a Alemanha foi o único país da Europa a manter a televisão no ar. Paris voltou com as transmissões em outubro de 1944, Moscou em dezembro de 1945, e, a BBC, em junho de 1946, com a transmissão do desfile da vitória. Em 1950, a França possuía uma emissora com definição de 819 linhas, a Inglaterra com 405 linhas, os russos com 625 linhas e Estados Unidos e Japão com 525 linhas. Em setembro desse mesmo ano (1950), inaugura-se a TV Tupi de São Paulo, pertencente ao jornalista Assis Chateaubriand, dono dos Diários Associados, com sistema baseado no norte-americano.
Em cores
As transmissões regulares em cores, nos Estados Unidos, começaram em 1954. Mas, já, em 1929, Hebert Eugene Ives realizou,
NTSC - RGB
Criou-se nos Estados Unidos um comitê especial para, no sentido literal, colocar cor no sistema preto-e-branco. Esse comitê recebeu o nome de National Television System Committee (ou National Television Standards Committee), cujas iniciais serviriam para dar nome ao novo sistema, NTSC. O sistema desenvolvido baseava-se em utilizar o padrão preto-e-branco, que trabalhava com níveis de luminância (Y) e acrescentaram a crominância (C), ou seja a cor.
O princípio de captar e receber as imagens em cores está na decomposição da luz branca, em três cores primárias, que são vermelho (R, de red), o verde (G, de green) e o azul (B, de blue). Numa proporção de níveis de 30% de R, 59% de G e 11% de B.
Inversão... pixel... PAL...
Na recepção o processo é inverso, a imagem se compõe através da somatória das cores no pixel, ou seja, nos pontos da tela do televisor. Em 1967, entra em funcionamento, na Alemanha, uma variação do sistema norte-americano, resolvendo algumas debilidades desse sistema que recebeu o nome de Phase Alternation Line, dando as iniciais para o sistema PAL. Nesse mesmo ano, entrou na França o SECAM (Séquentielle Couleur à Mémoire), mas, não compatível com o sistema preto-e-branco francês.
Cores no Brasil
Em 1972, após a regulamentação do sistema PAL-M, no Brasil, surge, oficialmente, a primeira transmissão em cores no Brasil a partir de Caxias do Sul, na serra gaúcha, na inauguração da Festa da Uva, em 31 de março.
OAB contra corrupção
A Ordem dos Advogados do Brasil lançou a Campanha Nacional contra a Corrupção Eleitoral. Serão criados comitês da campanha em todos os estados para receber e acompanhar denúncias de irregularidades nas eleições municipais de 2008. O lema da campanha, lançada na segunda-feira, é voto não tem preço, tem conseqüência.
A iniciativa merece aplausos, e a participação de todos nós. Mas...
- A minha santa ingenuidade me permite perguntar aos doutores do Direito: Os advogados defensores dos corruptos foram convidados para apoiar essa campanha?
Para refletir
Liber inops servo divite felicior. (Antes, pobre sossegado, que rico atrapalhado) - Provérbio latino
O vereador Everaldo Fogaça (PSD) foi destaque no programa Fala Rondônia, transmitido em nível estadual pelo Sistema Gurgacz de Comunicação (SGC). A
Deputada Ieda Chaves propõe Política de Conscientização e Prevenção da Depressão em Pessoas Idosas
A deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) apresentou, recentemente, a Indicação N.º 8443/2024 para a criação de uma Política Estadual de Consc
Alunos da Escola João Bento da Costa promovem debate crítico no plenário da Assembleia Legislativa
Nesta quinta-feira (28), o plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) se transformou em um espaço de aprendizado e reflexão, recebendo a
Deputada Cristiane Lopes prestigia os 49 anos da Polícia Militar de Rondônia
A Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO) celebrou na última segunda-feira de novembro (25) seu 49º aniversário, em uma solenidade realizada na