Quinta-feira, 16 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

GillettePRESS: Dia Internacional do Livro


Dia Internacional do Livro  

Pouco se sabe sobre seu nascimento; mas, ele (o LIVRO) é o símbolo natural da sabedoria, e, o significado do conhecimento. Sua história começa, oficialmente, com o invento dos tipos móveis, pelo alemão Johanes Guttenberg, em 1438, que proporcionou a reprodução de obras, fazendo com que ficassem acessíveis a um maior número de pessoas. O primeiro livro a ser impresso foi a Bíblia. E, antes dessa invenção, os livros eram copiados à mão. No oriente, sua história é mais antiga, sendo que existem documentos japoneses impressos, datados entre 764 e 770.

 

A primeira Revolta da Armada

O dia 23 de novembro de 1891 registrou uma reação à atitude do presidente da República, marechal Deodoro da Fonseca, que, com dificuldades em negociar com a oposição, representada pela elite cafeicultora, em flagrante violação da Constituição, recém promulgada, ordenou o fechamento do Congresso Nacional. Unidades da Armada da Baía de Guanabara, sob a liderança do almirante Custódio de Melo, sublevaram-se, e, ameaçaram bombardear a cidade do Rio de Janeiro, então capital da República. Para evitar uma guerra civil, o marechal Deodoro renunciou à Presidência da República, nesta data (23 de novembro de 1891).

Com a renúncia de Deodoro, passados apenas nove meses do início de seu governo, o vice-presidente Floriano Peixoto assumiu o cargo (1892). A Constituição de 1891, no entanto, previa nova eleição, caso a Presidência, ou a Vice-Presidência ficasse vaga antes de decorridos dois anos de mandato. A oposição acusou, então, Floriano de manter-se ilegalmente à frente da nação.

 

Muito estranho...

PF confirma controle de tráfico por Beira-Mar, de dentro da prisão. A Polícia Federal deu início, ontem, à Operação Fênix. Depois de mais de um ano e meio de investigações, foi provado que Luiz Fernando da Costa, o "Fernandinho Beira Mar", mesmo preso, detinha o controle e dava ordens a seus advogados e parentes, em esquemas de crimes de tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico, lavagem de dinheiro, homicídios, e tráfico de armas, entre outros.

- Mas, como? O que é, como é, o que tem uma prisão de segurança?

- Ah! Celular pode.

 

Da Silva não sabe

O ministro do STF Joaquim Barbosa informou que o ministro de Relações Institucionais Walfrido dos Mares Guia e o senador tucano Eduardo Azeredo foram denunciados pelo procurador-geral da República Antonio Fernando de Souza. Barbosa não soube precisar quais crimes cada um teria cometido de acordo com a denúncia, mas adiantou que, segundo o Ministério Publico, houve a prática de peculato e lavagem de dinheiro.

- Mas... mas... pérai!

 

Não-governamentais?

           ou

Não-governamenteis

 

O presidente do Tribunal de Contas do Estado do Paraná Nestor Baptista afirmou que mais da metade das organizações não-governamentais (Ongs) não deveriam existir e, muito menos, receber recursos públicos. Ele disse que levantamento feito pelo Tribunal de Contas da União apurou que 54,5% das Ongs que recebem verbas do governo federal fazem uso irregular dos recursos.

Nestor Batista contestou, também, a cultura brasileira para Ongs: “No mundo inteiro ongs são mantidas pela iniciativa privada. Aqui, elas sobrevivem às custas do dinheiro público”.

 - Meu amigo Nestor: eu assino embaixo. (Aliás, desde o nosso tempo de Gazeta e TV Paranaense, você já pensava assim).

 

Quem disse que é só por aqui?

O ex-presidente da França Jacques Chirac foi indiciado por “desvio de dinheiro público”, em inquérito que investiga a criação de empregos fantasmas na prefeitura de Paris. Chirac foi prefeito da capital durante 18 anos, entre 1977 e 1995, quando assumiu a presidência do seu país.

Essa é a primeira vez na história política da França que um ex-presidente é indiciado.

 

Porque não falo de futebol,

meu amigo Zeca mandou o e-mail abaixo, que mostra muito bem como foi criada a nossa consciência negro-brasileira:

“No final do século XIX, os ingleses nos apresentaram o football. Antes, sem sucesso, tentaram o cricket. Charles Muller, com sua troupe, recebeu apoio total do governo brasileiro.

- Por quê?

- Era preciso “branquear” o país. Acabar com a capoeira, roda de lundu, e outras ocupações ociosas de negros, mulatos e brasileiros pobres.

- O popular futebol de hoje nasceu jogado por uma elite branca, em clubes fechados. Jogar, só para sócios, que pagavam altas mensalidades, e, possuíam dinheiro para comprar as caríssimas chuteiras e camisetas.

Por mais de 30 anos, pobres foram excluídos dos campeonatos oficiais. Negros, por decreto presidencial, foram proibidos de ser convocados para a primeira copa América, realizada na Argentina.

- A bola é democrática, se a de couro é cara, joga-se com a de meia, de papel, ou, de plástico. Chuteira é um detalhe pra quem tem pé de ferro, forjado na roça, no engenho, ou, na fábrica. E, o povo se apropriou do football, e, o transformou em futebol.

- Vasco, Inter de Porto Alegre, Atlético Paranaense, Corinthians, e mais alguns clubes brasileiros foram os primeiros a popularizar seus elencos. Muitos, como o Vasco, ficaram fora de seus campeonatos estaduais, porque escalaram negros em suas equipes.

- Muita coisa mudou. Mas, o racismo teima em rondar nossos estádios...”

(a) Zeka Chaves - posted by Antonio Anacleto

 

Para refletir

“O racismo é uma pobreza de cultura, de espírito, e de consciência." - Erdnashelly Silva de Moura.

 

Presentes de natal para brasileiro

 

 

                    Charge do dia
Dante Mendonça: dante@oestadodoparana.com.br 

GillettePRESS: Dia Internacional do Livro - Gente de Opinião

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 16 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lei garante validade indeterminada para laudos de TEA e deficiências permanentes

Lei garante validade indeterminada para laudos de TEA e deficiências permanentes

Para aliviar a burocracia e respeitar as condições irreversíveis de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiências permanentes, a d

Vereador Everaldo Fogaça vai presidir Comissão de Honrarias da Câmara Municipal de Porto Velho

Vereador Everaldo Fogaça vai presidir Comissão de Honrarias da Câmara Municipal de Porto Velho

O vereador Everaldo Fogaça (PSD) se destaca como presidente da Comissão de Honrarias da Câmara Municipal de Porto Velho, uma das comissões mais dinâ

Vereador Everaldo Fogaça discute projetos de inclusão na rede municipal de ensino de Porto Velho

Vereador Everaldo Fogaça discute projetos de inclusão na rede municipal de ensino de Porto Velho

O vereador Everaldo Fogaça (PSD) esteve em reunião com o secretário de educação de Porto Velho, Leonardo Leocadio, e o secretário adjunto, Walter Na

Governador sanciona lei de autoria dos deputados Ismael Crispin e Cláudia de Jesus que estabelece validade indeterminada para laudos médicos periciais

Governador sanciona lei de autoria dos deputados Ismael Crispin e Cláudia de Jesus que estabelece validade indeterminada para laudos médicos periciais

O governador de Rondônia Coronel Marcos Rocha sancionou a Lei nº 5.976/25, que estabelece validade indeterminada para laudos médicos periciais que a

Gente de Opinião Quinta-feira, 16 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)