Quarta-feira, 8 de agosto de 2007 - 06h52
O REQUENTADO
No Brasil, mudar de Governo é só trocar de defeito. A Gestão Nacional de hoje põe culpa na Gestão Nacional de ontem. A Gestão Nacional de ontem põe culpa na Gestão Nacional de anteontem. E assim se chega a Tomé de Sousa. Este - "coitado!" - não pôde colocar culpa no seu antecessor. Por quê? Não o teve. (Tomé de Sousa, apenas para refrescar a memória, foi o primeiro Governador-Geral do Brasil).
- Esta pérola da política (não seria politiquice?) brasileira é da edição nº 38 do incomparável jornalzinho do amigo (dr.) Jackson Abílio de Souza, que nos brinda, mensalmente, com textos inteligentes, curiosos e educativos.
Assine
Dr. Jackson não me autorizou, mas, eu arrisco a informar o e-mail dele, para quem desejar receber O REQUENTADO, pela internet: jackson@mp.ro.gov.br
Coisas de Brasil
Armas de soldados da Polícia Militar desapareceram em um vôo da TAM que saiu do Rio de Janeiro em direção a Manaus, na noite de quinta-feira (2). Os policiais registraram queixa do sumiço de pelo menos 11 pistolas calibre ponto 40 na Polícia Federal, segunda-feira (6). Segundo a ocorrência, os soldados participaram da segurança dos Jogos Pan-Americanos e estavam voltando para casa. A TAM informou que está apurando o que aconteceu com as armas.
- Mas, como? O avião é tão grande assim, um labirinto? E, os vigias (pê-êmes) estavam fazendo o que? Onde?, durante o vôo.
Cuba libre (?)
O Brasil, sempre tão hospitaleiro com estrangeiros interessados em buscar abrigo por aqui, e condescendente com criminosos que vivem anos a fio entre nós, ao arrepio das leis de seus países, não resta dúvida, agiu com eficiente suspeita ao prender e repatriar os pugilistas cubanos Guillermo Rigondeaux e Erislandy Lara, que vieram ao nosso Pan.
- Se os esportistas, como se alegou, foram embora por livre e espontânea vontade, por que prendê-los, por que isolá-los do acesso à imprensa, por que não deixar que explicassem suas razões? Se estavam ansiosos para voltar, por que se separaram da delegação cubana do pan-americano?
Frieza nossa
A história deles está, no mínimo, mal contada. Terão validade zero quaisquer declarações que os dois venham a fazer quando, já, sob a jurisdição de Fidel Castro. Uma vez lá, dificilmente se poderá saber de fato qual terá sido o destino de ambos.
- Pena que lei não tem alma e nem coração. (Pelo menos, as nossas).
Especialista?
Deu na Agência Senado (de notícias): "CPI da Crise Aérea deve contratar um especialista em aeronáutica para analisar os dados contidos na caixa preta do Airbus A-320 da TAM, acidentado em 17 de julho, em Congonhas."
- É coisa, mesmo, tupiniquim... As caixas-pretas não são (simples) gravadores de som? O áudio contido nelas precisa ser interpretado (traduziodo) por especialista para ser entendido? A imprensa do mundo já divulgou o que está gravado - todos sabemos, portanto - e vêm, agora, nossos espertos representantes com essa lorota!?
- Aí tem coisa...
Pelo povo, ó!
O presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia, defende a prorrogação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), prevista na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 50/07, até 2011.
- Legítimo representante da população paulista. (Claro, os seus eleitores não estão sujeitos à CPMF, com certeza).
Rádios comunitárias
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou quatro decretos legislativos que autorizam o funcionamento de rádios comunitárias, em Campo Bonito, no Paraná, Brejo da Madre de Deus, em Pernambuco, Santo Antônio do Monte, em Minas Gerais, e Corumbá, no Mato Grosso do Sul.
- Sabendo-se que rádio comunitária não pode vender espaço publicitário, nem cobrar pelo que irradia, a pergunta é bem oportuna: quem paga a conta de uma RC? Aí tem coisa!
Para refletir
"Cada dia, morrem, por causa da fome, 24 mil pessoas; 10% das crianças, em países em desenvolvimento, morrem antes de completar cinco anos de idade" - Trágica informação da FAO (Food and Agriculture Organization/Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação).
gillettePRESS - roquevha@hotmail.com
Deputado Alex Redano propõe ampliação do atendimento para 24h na Delegacia da Mulher em Rondônia
O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou a Indicação Nº 9655/24 ao Poder Executivo do Estado de Rondônia, sugerindo a ampliação do
O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou a Indicação nº 9654, que sugere ao Poder Executivo, em parceria com a Secretaria de Estad
Alero aprova reestruturação e Plano de Carreiras dos servidores do Poder Judiciário de Rondônia
Os deputados estaduais da Assembleia Legislativa de Rondônia aprovaram, durante a sessão desta semana, dois importantes projetos que promovem mudanç
Vereador Everaldo Fogaça comemora retomada de obras de asfaltamento na Zona Leste de Porto Velho
O vereador Everaldo Fogaça (PSD) celebrou a retomada das obras de asfaltamento no bairro Jardim Santana, na Zona Leste de Porto Velho, como parte do