Terça-feira, 14 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

GillettePRESS: Saúde no JP II


 

 

 

 

Dia do Agrônomo

 

O que faz como profissional:

Defesa sanitária - Combate pragas e prevenir doenças em lavouras e rebanhos.

Economia e administração agroindustrial - Planejar e gerenciar as operações de distribuição e venda de produtos agrícolas.

Engenharia rural - Supervisiona obras como nivelamento do solo e montagem de sistemas de irrigação e de drenagem.

Fitotecnia - Acompanha o cultivo e a colheita de safras, buscando aumentar a produtividade por meio da seleção de sementes, do emprego de fertilizantes e adubos e do combate a doenças e pragas.

Manejo ambiental - Explora racionalmente os recursos naturais, preservando o meio ambiente.

Produção agroindustrial - Gerencia o processo de industrialização de produtos agrícolas, controlando a qualidade final da produção. Pesquisar novas tecnologias e produtos.

Silvicultura - Recupera matas devastadas e cuidar do plantio e do manejo de áreas de reflorestamento.

Solos - Preserva a fertilidade e as propriedades físicas dos solos.

Zootecnia - Controla a produção animal, cuidando da alimentação, da saúde e da reprodução dos rebanhos.

 

Semana Farroupilha 

É comemorada em todo o estado do Rio Grande do Sul.

 

Saúde no JP II

Relatório de atividades do Hospital João Paulo II, mostra o desempenho da instituição "com melhora considerável em todos os serviços prestados à população". A informação é do diretor do Hospital, Roni Peterson de Lima Rudek, que "garante" que a tendência do setor de saúde de todo o Estado, onde se incluiu o João Paulo II, é melhorar ainda mais tendo em vista os "grandes investimentos do governo do Estado" na Secretaria de Saúde.

- Pois é... mas, esqueceu-se o doutor Peterson Rudek de incluir nos "grandes investimentos" a aquisição de cadeiras para a sala de espera dos acompanhantes de doentes, aquisição de macas e camas (com colchões) para dar um pouquinho de conforto para pacientes que lotam - ou estão abandonados - nos corredores do JPII, dormindo no piso duro daquela UNIDADE DE SAÚDE. 

 

O release

A informação do próprio hospital diz, também, que "equipe de enfermeiros e assistentes sociais do João Paulo II está realizando também, trabalho de educação sanitária nas famílias de vários bairros carentes de Porto Velho, entre eles o Cai n´Água e o Nacional, onde existe um alto índice de casos de malária, hepatite e verminose que ataca basicamente as populações que não cuidam de forma adequada de sua saúde pessoal.

- Poderiam aproveitar a orientação do diretor, e fazer limpeza ao redor do prédio daquele hospital, que está tomado por lixo, imundices, e, (até) dejetos. E, à noite, ninguém agüenta a catinga nas proximidades. Ou pedir à prefeitura da capital que o faça.

B-Telecom proibida
O PROCON de Goiás suspendeu a venda de aparelhos e a habilitação de novas linhas de telefone celular no estado de Goiás, pela Brasil Telecom. A decisão foi tomada como forma de pressionar a empresa a solucionar as queixas registradas pelos consumidores.
Só nos últimos dois anos, as empresas da Brasil Telecom foram alvo de 14.852 reclamações no órgão, quase 14% do total. No Procon-GO, constam 331 processos administrativos sem solução, em desfavor da Brasil Telecom Celular S.A.
Entre as principais reclamações contra a empresa, estão a cobrança indevida de ligações e rescisão unilateral de contrato de prestação de serviços. Segundo o diretor superintendente do Procon de Goiás, Antonio Carlos de Lima, a situação ficou mais grave após a mudança da cobrança das ligações de pulso para minutos. "Eles estão definindo aleatoriamente pacotes diferentes para os clientes", afirma.

Bem feito!
Pela determinação do Procon, a venda e habilitação de celulares fica suspensa até que a empresa apresente uma solução para todos os processos em andamento. O prazo para que isso aconteça é de 30 dias – se não for cumprido, a empresa sofrerá multa de R$ 5 mil diários. Se desrespeitar a proibição, a empresa pode ser multada em R$ 2 mil por cada aparelho vendido ou linha habilitada.

Convocação geral 

O senador Pedro Simon (RS) convocou, ontem, a sociedade a reagir aos casos de corrupção e impunidade. "As verdadeiras reformas devem vir de fora", disse ele,  considerando que a passividade da população e a falta de um Estado sólido transformaram o Brasil em federação dominada pela pirataria, pelo mercado negro e pelo crime organizado". O Congresso deveria adotar mudanças como a execução da fidelidade partidária, a imposição da cláusula de barreira para partidos e a extinção do foro privilegiado a políticos.

- Eu assino embaixo.

 

Exemplo de fora 

Em palestra durante aula inaugural do curso "Fundamentos da Integração Regional: O Mercosul", o senador Sérgio Zambiasi (RS) afirmou que o primeiro grande desafio do Mercosul é criar a consciência da cidadania sul-americana. Esse processo deve ocorrer, segundo Zambiasi, da mesma forma que os europeus desenvolveram a consciência da cidadania européia, e a Ásia desenvolve a consciência de ter cidadãos asiáticos.

- Seguir os mais velhos, já não se usa mais como antigamente.

 

35 anos 

A passagem dos 35 anos de atividade da Universidade Luterana do Brasil foi comemorada em Sessão Solene no plenário da Câmara dos Deputados.

- É uma das grandes referências em termos de ensino, com o diferencial de oportunizar o conhecimento baseado nos mais importantes parâmetros da fé cristã em favor de uma sociedade com maior justiça, mais humana e solidária. (Este registro é minha homenagem à instituição de ensino que formou meus filhos em engenharia e arquitetura).

 

Que abolição? 

A Comissão de Educação do Senado da República aprovou um Projeto de Lei que institui 2008 como "Ano Nacional dos 120 anos da Abolição não-conclusa". O objetivo da matéria é que no ano que vem a sociedade seja conclamada a refletir sobre o tema.

 

Primeira mulher 

Não se pode esconder da história do Poder Judiciário, a primeira mulher concursada como Promotora de Justiça do Brasil. Laura Nascimento dos Santos, nascida em São  Gotardo (MG), atendeu as comarcas de Trindade, Catalão e Goiânia, no Estado de Goiás, com equilíbrio, segurança e dignidade.

- Lúcida e elegante, amanhã, doutora Laura completa 90 anos, irradiando sabedoria e luz. Deus a conserve!

 

Para refletir

"Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos! A alguns deles não procuro, basta-me saber que eles existem. Esta mera condição me encoraja a seguir em frente pela vida... mas, é delicioso que eu saiba e sinta que os adoro, embora não declare e não os procure sempre..." - Vinícius de Moraes

Fonte: roquevha@hotmail.com

Gente de OpiniãoTerça-feira, 14 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governador sanciona lei de autoria dos deputados Ismael Crispin e Cláudia de Jesus que estabelece validade indeterminada para laudos médicos periciais

Governador sanciona lei de autoria dos deputados Ismael Crispin e Cláudia de Jesus que estabelece validade indeterminada para laudos médicos periciais

O governador de Rondônia Coronel Marcos Rocha sancionou a Lei nº 5.976/25, que estabelece validade indeterminada para laudos médicos periciais que a

DER atende indicação e inicia recuperação da RO-420 entre Buritis e Nova Mamoré

DER atende indicação e inicia recuperação da RO-420 entre Buritis e Nova Mamoré

Redano, comemorou a recuperação da RO-420 que está sendo feita pelo Governo do Estado via Departamento de Estradas de Rodagem (DER), no trecho que l

Secretarias de Inclusão e de Segurança vão garantir direitos aos mais vulneráveis, modernizar o trânsito e proteger vidas em Porto Velho

Secretarias de Inclusão e de Segurança vão garantir direitos aos mais vulneráveis, modernizar o trânsito e proteger vidas em Porto Velho

O prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, com foco no cuidado das pessoas mais vulneráveis, garantia dos direitos humanos e na proteção de vidas no trâns

Vereador Everaldo Fogaça destaca iniciativas institucionais em visita ao superintendente de comunicação de Porto Velho

Vereador Everaldo Fogaça destaca iniciativas institucionais em visita ao superintendente de comunicação de Porto Velho

O vereador Everaldo Fogaça (PSD) realizou uma visita ao Superintendente de Comunicação da Prefeitura de Porto Velho, Paulo Afonso, junto com Zezinho

Gente de Opinião Terça-feira, 14 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)