Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

GillettePRESS: SuperSimples é Supercomplicado


 

 

 

 

 

Vamos nessa?

O Movimento "ser contra a CPMF" instalou quatro computadores em frente à Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), região central da capital, nos quais os pedestres podem aderir a um abaixo assinado que será entregue ao Congresso Nacional, uma semana antes da votação da Lei para sua prorrogação. O movimento foi lançado em junho e conta com a participação de 24 entidades, incluindo sindicatos.

Até agora, foram colhidas 400 mil assinaturas e a expectativa dos organizadores é de que o número chegue a 1 milhão. A Fiesp sediou uma reunião entre empresas e entidades que apóiam o fim do tributo. Foi lançada a Frente Estadual dos Vereadores Contra a CPMF. Centenas de parlamentares compareceram ao encontro de ontem.

O site www.contracpmf.com.br também recolhe assinaturas para quem quiser votar contra a prorrogação.


- Enquanto isso... nossos parlamentares ficam se preocupando em impedir empresas (shoppings) que vão gerar emprego e rendas...

 

Nada sabe

"O governo não tinha a dimensão exata da crise aérea brasileira!" A inusitada confissão partiu de ninguém menos que Luiz Inácio da Silva, presidente da República Federativa do Brasil, na reunião de quinta-feira do Conselho Político do governo, em Brasília. O desabafo, com tintura de autocrítica, pode ter sido apenas uma manobra retórica dispersiva - como os inúmeros pedidos de desculpa aos quais têm recorrido, ultimamente, autoridades e personalidades públicas, com o propósito de tentar corrigir delitos e atitudes desastradas - mas expressa a mais pura realidade.

- O governo da Silva, a rigor, não tem a dimensão exata de nada do que acontece no Brasil.

 

SuperComplicado

Mais do que a casa própria, o sonho de muitos brasileiros é abrir uma empresa, ser dono de seu próprio nariz, ser dono de seu próprio negócio. Mas, a realidade vira pesadelo para quem sonha com isso. Dados do Sebrae desanimam o mais otimista dos otimistas: 49,4% das empresas fecham as portas antes de dois anos, 56,6% em menos de três anos, e 53,9% em menos de quatro anos.

E quais seriam as causas de tanta falência? Aquela ladainha de sempre: carga tributária exagerada, juros obscenos, e outros males. A burocracia parece sem fim. O governo, ao invés de fomentar, parece fazer de tudo para massacrar quem deseja construir a economia do Brasil.


E os pequenos e micros empresários? Eles representam mais de 99% da economia brasileira. Agora, o governo acena com o SuperSimples, sistema que tem a finalidade de ajudar esses fortes, os pequenos e micros empreendedores deste Brasil brasileiro. A Receita Federal prorrogou para 15 de agosto o prazo para aderir ao SuperSimples. Mas boa parte dos empresários sequer sabe o que significa SuperSimples.

-Tem quem diga que SuperSimples é Supercomplicado. Ou Supercaos.

 

Pesquisa? Ora, bolas...

 

O presidente Luiz Inácio da Silva disse ao chegar à Cidade do México, domingo, que "não está preocupado com a pesquisa", e que o povo tem percebido "as conquistas da sociedade".

- É... quem precisa se preocupar é a sua equipe - porque lhe falta tempo - e o chefe precisa viajar.

 

Gatinha neles!

Os policiais na Tailândia que violarem o regulamento serão obrigados a usar uma faixa cor-de-rosa no braço com a imagem da gatinha "Hello Kitty", uma popular personagem japonesa, como punição. A faixa que mostra a gatinha sobre dois corações estampados deverá ser colocada sobre o uniforme cáqui de policiais que faltam ao trabalho, estacionam seus veículos em áreas proibidas, se envolvem em briga, ou que prestam um mau serviço à população, por exemplo, de acordo com o jornal Bangkok Post

- Já pensou se tal pena fosse aplicada por aqui?

 

Na sombra

Boletim de análise de mídia feito pela Secretaria de Comunicação do Senado diz que em julho, com a tragédia em Congonhas, a Casa perdeu para o Executivo o posto de "instituição principal da notícia", que ocupou em junho graças à dupla Renan e Roriz. Em números: 37,1% do espaço para o governo; 34,6% para o Senado. No que depender do governo, já refeito do primeiro impacto do acidente da TAM, o refresco do presidente do Senado está prestes a acabar.

- O foco se volta agora para o Renan.

 

Urna eletrônica

Um projeto de lei do barulho está no forno da CCJ da Câmara. Ele retira da Justiça Eleitoral a administração das urnas eletrônicas, transferindo-a para uma "Comissão de Automação Eleitoral do Congresso". A idéia de deixar o processo de votação aos cuidados dos próprios políticos surgiu em subcomissão da CCJ integrada, entre outros, por Paulo Maluf (PP-SP) e Geraldo Magela (PT-DF).

- ?

 

Pastel de vento

A nova tentativa de votação da reforma política, com que a Câmara reabre os trabalhos, deve ser o enésimo tiro na água, apostam líderes e vice-líderes do governo.

- Já viu votar alguma coisa sem combinar antes? Não teve nem reunião para discutir isso.

 

Cota-salário

O novo corregedor da Justiça Federal em SP, André Nabarrete, determinou que os magistrados produzam no mínimo 30 sentenças por mês em ações cíveis. A Ajufe, que reúne a categoria, recorreu ao Conselho da Justiça Federal. Alega que a medida invade a independência dos juízes. Nabarrete assumiu o cargo por ordem do STF, que afastou o antecessor, Peixoto Júnior, eleito indevidamente. Como pertence a grupo minoritário na disputa de poder no tribunal, sua decisão corre o risco de ser derrubada pelo Conselho da Justiça Federal.

- Quanta malícia!: cada sentença custará perto de mil reais - levando-se em conta quantum percebe cada magistrado. Ótimo...

 

Renan na Anac

Da senadora Kátia Abreu (DEM-TO) sobre o nebuloso assalto no qual foram levados documentos do frigorífico Mafrial, citado pelo presidente do senado (Renan) como intermediário da venda de gado de suas fazendas: "É mesada voadora, boi voador e, agora, documento voador. Com tanta experiência no assunto, Renan bem poderia ajudar o governo a resolver a crise aérea".

 

Para refletir:

"Acho que isso acontece com todos nós... olhando para meu passaporte, oscilo entre o orgulho, e a vergonha de ser brasileiro." - Fernando Henrique Cardoso

 

gillettePRESS - roquevha@hotmail.com

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alex Redano propõe ampliação do atendimento para 24h na Delegacia da Mulher em Rondônia

Deputado Alex Redano propõe ampliação do atendimento para 24h na Delegacia da Mulher em Rondônia

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou a Indicação Nº 9655/24 ao Poder Executivo do Estado de Rondônia, sugerindo a ampliação do

Deputado Alex Redano destaca importância de campanhas educativas para a proteção das mulheres em Rondônia

Deputado Alex Redano destaca importância de campanhas educativas para a proteção das mulheres em Rondônia

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou a Indicação nº 9654, que sugere ao Poder Executivo, em parceria com a Secretaria de Estad

Alero aprova reestruturação e Plano de Carreiras dos servidores do Poder Judiciário de Rondônia

Alero aprova reestruturação e Plano de Carreiras dos servidores do Poder Judiciário de Rondônia

Os deputados estaduais da Assembleia Legislativa de Rondônia aprovaram, durante a sessão desta semana, dois importantes projetos que promovem mudanç

Vereador Everaldo Fogaça comemora retomada de obras de asfaltamento na Zona Leste de Porto Velho

Vereador Everaldo Fogaça comemora retomada de obras de asfaltamento na Zona Leste de Porto Velho

O vereador Everaldo Fogaça (PSD) celebrou a retomada das obras de asfaltamento no bairro Jardim Santana, na Zona Leste de Porto Velho, como parte do

Gente de Opinião Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)