Quinta-feira, 3 de maio de 2007 - 21h14
Ivo Cassol não comparece e causa impasse na reunião com o Grito da Terra
Em reunião realizada na manhã desta quarta, no Palácio Getúlio Vargas, a Comissão de negociação do Grito da Terra foi recebida pelo secretário Chefe da Casa Civil, Joarez Jardim. A reunião estava agendada, inicialmente, com o governador Ivo Cassol, que não compareceu e justificou sua ausência devido ao falecimento de um ex-secretário do governo, que motivou seu deslocamento até Ariquemes.
As principais reivindicações dos agricultores, que são pequenos proprietários, junto ao governo do Estado são sobre o Idaron, Pró-Leite, zoneamento agrícola, meio-ambiente, crédito fundiário, educação no campo, esporte e lazer, cultura, terceira idade, saúde e políticas de seguranças para mulheres.
Após as justificativas apresentadas pelo chefe da Casa Civil, o presidente da Fetagro, Lázaro Dobri, manifestou o posicionamento do movimento de negociar com o governador, ou, pelo menos, com os secretários das principais pastas, que são responsáveis pelas áreas onde existem as reivindicações mais importantes. São elas a Seaps, Faser, Saúde, Educação, Sedam e Segurança Pública. A posição do presidente da Fetagro foi reforçada pelos representantes de todos os Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR).
O Chefe da Casa Civil alegou que haveria dificuldades para reunir as secretárias ainda nesta quinta-feira, devido às agendas previamente definidas. Diante do impasse, ficou marcada uma nova rodada de negociação para esta sexta-feira (04/05), às 9h, no auditório do Palácio do Governo. Juarez Jardim comprometeu-se em convocar todos os secretários que não estiverem em viagem ou, na ausência de algum deles, o adjunto das secretarias. Além disso, atendendo a uma solicitação da Comissão do Grito da Terra, o chefe da Casa Civil tentará adequar a agenda do governador para que ele faça a abertura da reunião de negociação com os secretariados.
Fonte: CUT
Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)