Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Jaqueline Cassol apresenta relatório do grupo de trabalho sobre Saúde Mental


Jaqueline Cassol apresenta relatório do grupo de trabalho sobre Saúde Mental - Gente de Opinião

As deputadas federais Jaqueline Cassol (PP-RO) e Liziane Bayer (Republicanos-RS) apresentaram, nesta terça-feira (22/11), o relatório final do Grupo de Trabalho destinado ao Estudo sobre o Aumento do Suicídio, Automutilação e Problemas Psicológicos entre os Jovens Brasileiros. Enquanto parlamentar, ela foi relatora deste grupo voltado para a realização de ações no contexto da Saúde Mental.

A criação do grupo deu-se por iniciativa da deputada federal Soraya Santos (PL-RJ), que apresentou requerimento ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). Por meio da Comissão de Seguridade Social e Família, buscou-se avaliar o nível de preparo do poder público para o atendimento a vítimas de tentativas de suicídio ou automutilação. Além disso, houve uma avaliação do atendimento psicológico e social nas unidades de saúde, como os centros de referência de assistência social. 

No relatório apresentado, as parlamentares enfatizaram a necessidade de atualização da legislação brasileira quanto à ampliação dos cuidados com os jovens. Entre as ações propostas estão: dar maior agilidade na tramitação de projetos de lei que abordam as questões de saúde mental e prevenção de suicídio, por meio da proposição de requerimentos de urgência; alterar a Lei 13.819/19, que institui a Política Nacional de Prevenção da Automutilação e do Suicídio; priorizar o acesso à atenção psicossocial para pessoas com histórico de violência autoprovocada ou tentativa de suicídio; aumentar a oferta de leitos de urgência e de Centros de Atenção Psicossocial Infantojuvenil; elaborar protocolos de atendimento de urgência e salvamento de pessoas com lesões autoprovocadas; tornar obrigatório às empresas provedoras de conteúdo digital o tratamento prioritário das denúncias feitas em suas plataformas envolvendo a exposição de crianças ou adolescentes. 

“O tentante de suicídio, muitas vezes, não tem prioridade no atendimento. Essas pessoas precisam de um tratamento diferenciado e prioritário, pois eles não querem acabar com a própria vida, mas acabar com a dor que estão sentindo”, disse a deputada Jaqueline Cassol. 

Por meio do grupo, foram realizadas várias ações no estado, como a realização de palestras e seminários para jovens e adolescentes, e ouvidas diversas pessoas e instituições da área.

“Eu já tive depressão e sei muito bem a importância de um tratamento adequado, pois precisamos tratar os problemas da mente como tratamos qualquer outra doença física. Não é frescura”, finalizou a deputada rondoniense. 

Caso esteja precisando de ajuda, dique 188 – Centro de Valorização da Vida (CVV).

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero aprova reestruturação e Plano de Carreiras dos servidores do Poder Judiciário de Rondônia

Alero aprova reestruturação e Plano de Carreiras dos servidores do Poder Judiciário de Rondônia

Os deputados estaduais da Assembleia Legislativa de Rondônia aprovaram, durante a sessão desta semana, dois importantes projetos que promovem mudanç

Vereador Everaldo Fogaça comemora retomada de obras de asfaltamento na Zona Leste de Porto Velho

Vereador Everaldo Fogaça comemora retomada de obras de asfaltamento na Zona Leste de Porto Velho

O vereador Everaldo Fogaça (PSD) celebrou a retomada das obras de asfaltamento no bairro Jardim Santana, na Zona Leste de Porto Velho, como parte do

Proposta para implementação de salário diferenciado para médicos e profissionais da saúde em Rondônia

Proposta para implementação de salário diferenciado para médicos e profissionais da saúde em Rondônia

Diante da crescente dificuldade em atrair médicos e outros profissionais da saúde para atuarem na rede pública de saúde de Rondônia, apresento a pre

Deputada Federal Cristiane Lopes destina 250 mil para Casa Família Rosetta

Deputada Federal Cristiane Lopes destina 250 mil para Casa Família Rosetta

A deputada federal Cristiane Lopes anunciou a destinação de uma emenda parlamentar no valor de 250 mil para a Casa Família Rosetta, instituição reco

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)