Terça-feira, 20 de março de 2007 - 07h00
Cjovem. Este é nome do projeto de comunicação que será lançado nesta segunda-feira, dia 19, em Porto Velho. Sob a responsabilidade da empresa Fábrica Comunicação e Cultura, o jornal traz uma nova proposta jornalística, abordando temas relacionados à juventude, com linguagem mais coloquial, textos curtos e objetivos. Das fotos à diagramação, pensamos num jeito de fazer com que o jovem tenha acesso à informação através da leitura, afirma Adriel Diniz, diretor do projeto. Segundo ele, esta edição promocional de lançamento é uma pequena amostra do que está por vir. Somos um grupo que atua no movimento social e queremos trazer esta experiência para o jornalismo, trabalhando a democratização da informação entre os jovens, explicou o diretor. Além dele, a equipe é formada pelo cantor e compostior da banda Quilomboclada, Ákilas Moreira, o Boca, que é o responsável pelo conceito de criatividade que serão empregados em textos, fotos e na arte final do jornal. Nós somos capazes, o jovem precisa saber que é possivel ser notícia de jornal sem estar na página policial, afirmou Boca. Essa, inclusive, é parte da linha editoral do Cjovem: protagonismo juvenil. A garotada vai se ver, mas não como de costume, de cabeixa baixa, algemado. Vamos mostrar os jovens que dão certo, que querem vencer, crescer e construir uma vida melhor, afinal, esses representam a maioria, afirmou Diniz.
Outra novidade é que o jornal criou uma coordenação de Promoção de Eventos, que será responsável pela produção de atividades para jovens porto-velhenses, sorteios, shows musicais e atividades relativas à construção da cidadania. Valéria Barbosa e Betânia Avelar, ambas integrantes do Coletivo Jovem pela Sustentabilidade de Rondônia (CJS) e da Ong Índia-Amazônia. Nossa atuação no movimento social será fundamental para fazermos do Cjovem mais que um produto comercial, mas, de fato, um empreendimento social, disse Valéria.
O lançamento do jornal acontece na quadra da Escola Estadual Daniel Neri, no bairro JK, de onde saíram algumas histórias que preenchem as 16 páginas do tablóide. Na capa, o recado é dado. Jovem é capaz, diz a manchete. No canto da página, uma camisinha, afinal, a temática desta edição é a prevenção à gravidez precoce e às doenças sexulmente transmissíveis. O jornal tem tiragem de 3 mil exemplares, será editado mensalemente, é assinado pela jornalista Edneide Arruda e tem a assessoria jurídica do advogado Janor Ferreira da Silva.
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