Terça-feira, 19 de junho de 2018 - 15h50
A deputada federal Mariana Carvalho (PSDB – RO) apresentou mais um projeto em defesa do consumidor. A segunda secretária da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados é autora da proposta que dispõe da possibilidade do pagamento de boletos bancários vencidos em qualquer banco.
Se o boleto vence hoje, o cliente precisa ir até o banco que emitiu o documento para pagá-lo. Isso ocorre porque somente a instituição financeira que seja emissora tem as informações sobre multa, juros e demais encargos que devem ser cobrados após o vencimento. O consumidor tem que ir até o caixa daquele banco para fazer o pagamento.
Pelo projeto da congressista, os boletos vencidos poderão ser pagos em qualquer banco, de forma escalonada, devendo ser através de uma plataforma de cobrança que permita a quitação de boletos em atraso em qualquer agência bancária.
De acordo com o texto, ao quitar o boleto se verificará as informações. Caso os dados do documento coincidam com os da plataforma, a operação é validada. Diante de divergência nas informações, o pagamento só poderá ser feito no banco de origem da operação.
Ao emitir um boleto, o banco terá que registrar as informações sobre aquela cobrança em um sistema nacional. Por exemplo, o valor a ser pago, quanto será cobrado de multa, juros e encargos após o vencimento, além de dados de quem deve pagar e de quem irá receber.
Com essa ferramenta, conforme o projeto, mesmo se o boleto estiver vencido, qualquer banco conseguirá acessar esse sistema e calcular o valor a ser pago pelo consumidor.
“O boleto vencido poderá ser pago por meio de qualquer canal, seja internet banking, aplicativos de celular ou caixas eletrônicos”, argumenta Mariana Carvalho, acrescentando que será possível fazer o pagamento também em correspondentes bancários como lotéricas, Correios e supermercados.
Lei garante validade indeterminada para laudos de TEA e deficiências permanentes
Para aliviar a burocracia e respeitar as condições irreversíveis de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiências permanentes, a d
Vereador Everaldo Fogaça vai presidir Comissão de Honrarias da Câmara Municipal de Porto Velho
O vereador Everaldo Fogaça (PSD) se destaca como presidente da Comissão de Honrarias da Câmara Municipal de Porto Velho, uma das comissões mais dinâ
Vereador Everaldo Fogaça discute projetos de inclusão na rede municipal de ensino de Porto Velho
O vereador Everaldo Fogaça (PSD) esteve em reunião com o secretário de educação de Porto Velho, Leonardo Leocadio, e o secretário adjunto, Walter Na
O governador de Rondônia Coronel Marcos Rocha sancionou a Lei nº 5.976/25, que estabelece validade indeterminada para laudos médicos periciais que a