Sexta-feira, 23 de novembro de 2007 - 07h08
As propostas apresentadas no 1º Simpósio: Amazônia e Desenvolvimento Nacional, realizado no período de 19 a 22, serão levadas ao presidente Luiz Inácio (PT). O documento servirá de base para definir os investimentos e programas a serem implantados com vistas a promover o desenvolvimento de forma integrada e sustentável da Amazônia. “Precisamos que a nossa região seja prioridade na agenda do governo. Com a realização desse evento, da implementação do Plano Amazônia Sustentável e da criação do PAC da Amazônia poderemos fortalecer a região Norte e proporcionar melhorias para a nossa população”, afirmou.
Durante os quatro dias do evento, promovido pela comissão da Amazônia, Integração Nacional e Desenvolvimento Regional, representantes de Rondônia participaram e deram suas contribuições. Entre as solicitação apresentadas por eles estão a construção da Ponte sobre o rio Machado, a implantação da Casa do Estudante no estado e a adoção de medidas compensatórias pela preservação ambiental. Ao final do Simpósio, os representantes rondonienses parabenizaram Marinha Raupp pela realização do evento e agradeceram o trabalho que a parlamentar vem promovendo para o estado.
Ainda durante o Simpósio, a deputada Marinha recebeu do Presidente da União Estadual dos Estudantes de Rondônia, Dabson Bueno da Silva e do Presidente do Diretório Municipal da Juventude do PMDB em Porto Velho, Luciano Valério, manifesto em favor da implantação do Gasoduto Urucu-Porto Velho, do “Comitê Gasoduto Já” de Rondônia. A parlamentar parabenizou a iniciativa e afirmou já tem se empenhado junto ao Ministério de Minas e Energia para que o Gasoduto seja construído o quanto antes. “Unindo os esforços da bancada rondoniense poderemos tornar a construção do Gasoduto realidade, gerando emprego e renda para a população, além de garantir o abastecimento de gás para toda a região”, enfatizou a deputada.
Ao final do evento, Marinha Raupp agradeceu a presença de todos e destacou a importância do evento não apenas para a região Amazônica, mas para todo o país. “Acredito que todos nós tivemos um papel fundamental para o sucesso desse Simpósio, agora nossa missão é dar continuidade aos projetos aqui iniciados. Para isso, é preciso que continuemos trabalhando em conjunto, para proporcionar um desenvolvimento sustentado e sustentável para a população que ali vive. Queremos e lutamos também para a implementação do PAC da Amazônia, que tanto irá beneficiar a população de Rondônia e da região Norte”
Resultados foram positivos para a região Amazônica
Atendendo a reivindicação da deputada Marinha Raupp, o Ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima e o coordenador-geral de Planejamento e Gestão Territorial, Júlio Miragaya afirmaram que o PAS poderá sair do papel ainda este ano. Segundo eles, o Plano Amazônia Sustentável deverá ser relançado, em 06 de dezembro, pelo Presidente da República, em Belém (PA).
Ainda durante o Simpósio, O ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo, afirmou que os investimentos em projetos para o desenvolvimento regional na Amazônia serão priorizados em 2008. Entre os projetos anunciados pelo ministro estão as reformas em aeroportos, construção de hidrovias e rodovias, e programas sociais voltados para as populações indígenas, quilombolas e ribeirinhas. Esses projetos integram o chamado PAC da Amazônia Legal.
Para Marinha Raupp o anúncio dos dois projetos é uma excelente notícia para a região Amazônica, e que estes investimentos irão promover o desenvolvimento sustentável e a integração regional, beneficiando toda a população da região Norte, inclusive Rondônia.
Fonte: Ascom
Lei garante validade indeterminada para laudos de TEA e deficiências permanentes
Para aliviar a burocracia e respeitar as condições irreversíveis de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiências permanentes, a d
Vereador Everaldo Fogaça vai presidir Comissão de Honrarias da Câmara Municipal de Porto Velho
O vereador Everaldo Fogaça (PSD) se destaca como presidente da Comissão de Honrarias da Câmara Municipal de Porto Velho, uma das comissões mais dinâ
Vereador Everaldo Fogaça discute projetos de inclusão na rede municipal de ensino de Porto Velho
O vereador Everaldo Fogaça (PSD) esteve em reunião com o secretário de educação de Porto Velho, Leonardo Leocadio, e o secretário adjunto, Walter Na
O governador de Rondônia Coronel Marcos Rocha sancionou a Lei nº 5.976/25, que estabelece validade indeterminada para laudos médicos periciais que a