Quarta-feira, 11 de abril de 2007 - 21h22
O ministro Fernando Haddad (Educação) garantiu hoje (11) a prefeitos de todo o Brasil que participam da IX Marcha em Defesa dos Municípios, em Brasília, que não haverá perda de recursos para as prefeituras com a adoção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), cuja Medida Provisória que o regulamenta foi aprovada ontem por unanimidade na Câmara dos Deputados.
"Disse aqui na Marcha anterior da qual participei que as possibilidades de melhorar as transferências para os municípios com o Fundeb existiam, eram reais. E agora, posso dizer com certeza que 99% dos municípios vão ter ganhos em 2007 com as transferências. Não diria isso aqui se não tivesse segurança estatística para dizer o que estou dizendo", disse o ministro, cuja exposição aos prefeitos girou em torno de comprovar, mediante números, que as prefeituras não irão ter perdas com a adoção do Fundo.
Segundo Haddad, as prefeituras receberão cerca de 30% a mais de recursos com o Fundeb. Ele destacou que a transferência de verbas da União e dos Estados para os municípios aumentará de R$ 8,4 bilhões em 2006 para R$ 10,7 bilhões em 2007.
A fala do ministro integrou a lista de painelistas que trataram de temas vinculados ao Fundeb fixação dos coeficientes de complementação do Fundo, orçamento, periodicidade dos repasses de parte dos impostos que compõem o Fundo, medidas operacionais, valorização dos profissionais da educação etc.
Haddad disse também que o Ministério da Educação se prepara para fazer um "monitoramento do quadro nacional, para verificar se o que está projetado pelo tesouro nacional será confirmado", declarando a seguir que terá "total humildade para fazer ajustes que se fizerem necessários".
O ministro fez referências ainda à tramitação do projeto de criação do Fundeb, proposto pelo governo Lula, no Congresso Nacional. "Tivemos a sensibilidade de construir avanços com o Congresso Nacional. Em nenhum momento da tramitação houve dissensos. Sempre foi possível construir consensos. E na fase de regulamentação, através da Medida Provisória, aprovada ontem, tive a clara percepção de que a preocupação dos parlamentares com os municípios é muito superior da existente que com os Estados".
Presente ao debate, a senadora Fátima Cleide registra que a medida "é uma antiga reivindicação dos trabalhadores do setor em todo o País e que agora começa a se materializar". Ela considera normal todas as dúvidas e anseios dos prefeitos em relação à implantação do Fundeb, mas pondera que "o diálogo estabelecido pelo ministro Haddad com prefeitos e também governadores durante todo o processo tem garantido a construção de acordos com as diferentes instâncias de poder".
Os prefeitos Roberto Sobrinho (Porto Velho), Confúcio Moura (Ariquemes), João Alves (Vale do Anari) e Luiz Carlos Sorroche (Vale do Paraíso) acompanharam o debate sobre o Fundeb.
Fonte:Henrique Silva
Alero aprova reestruturação e Plano de Carreiras dos servidores do Poder Judiciário de Rondônia
Os deputados estaduais da Assembleia Legislativa de Rondônia aprovaram, durante a sessão desta semana, dois importantes projetos que promovem mudanç
Vereador Everaldo Fogaça comemora retomada de obras de asfaltamento na Zona Leste de Porto Velho
O vereador Everaldo Fogaça (PSD) celebrou a retomada das obras de asfaltamento no bairro Jardim Santana, na Zona Leste de Porto Velho, como parte do
Diante da crescente dificuldade em atrair médicos e outros profissionais da saúde para atuarem na rede pública de saúde de Rondônia, apresento a pre
Deputada Federal Cristiane Lopes destina 250 mil para Casa Família Rosetta
A deputada federal Cristiane Lopes anunciou a destinação de uma emenda parlamentar no valor de 250 mil para a Casa Família Rosetta, instituição reco