Sexta-feira, 31 de julho de 2009 - 21h54
A concessão dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário da cidade de Porto Velho foi oficializada nesta quarta-feira, entre a Companhia Estadual de Abastecimento de Água e Saneamento (Caerd) e a prefeitura do município. O contrato terá vigência de 30 anos e é visto como um momento histórico por ter sido a primeira cidade do país a oferecer água tratada para toda a população. Participaram da solenidade autoridades, representantes do Sindicato dos Urbanitários de Rondônia (SINDUR) e convidados.
Com a assinatura, a Capital de Rondônia passa a contar com recursos provenientes do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC) para abastecimento de 100% de água tratada e instalação de rede de esgotos para 75% da cidade. Atualmente, 50% dos moradores contam com água tratada e apenas 3% da cidade conta com esgotos.
O presidente do Sindur, Nailor Gato, destacou o empenho do Sindicato durante todo o processo, classificando a assinatura do contrato como um momento histórico na vida dos trabalhadores urbanitários que, para ele, são os principais responsáveis por mais essa vitória da companhia.
"Há nove anos os trabalhadores da Caerd estavam sem perspectiva nenhuma. A empresa não tinha condição alguma de pagar salários, sem condição de permanecer como uma empresa prestadora de serviço para a população do estado de Rondônia. Então hoje é um momento histórico, um momento de felicidade para os trabalhadores da Caerd, para o sindicato dos urbanitários e para a sociedade de Porto Velho", destacou. Para ele, a concessão plena tornará a Caerd viável, com equilíbrio financeiro melhor que qualquer empresa estatal do estado.
"Depois 2007 quando estabelecido o marco regulatório que passa para o município a competência do serviço de água e esgoto, ocorreu todo um processo que não dependeu apenas do prefeito, mas de negociações com a companhia de águas, da autorização da Câmara de Vereadores, além de um conjunto de fatores que culminou hoje com a assinatura dessa concessão por 30 anos. Não tenho a menor dúvida que, com a experiência que a Caerd tem, principalmente pelo grande patrimônio que ela tem que é seus funcionários, esta é a melhor forma de se prestar um serviço de águas e esgoto para a população. Se ela não fazia esse serviço na quantidade que o povo reivindica não era por falta de profissionais competentes, mas sim por falta de recursos", destacou.
O prefeito acredita que esse recurso amplia as condições da companhia no estado. "Com esse dinheiro do PAC aplicados no sistema de água e esgoto da cidade de Porto Velho, cria as condições para que a Caerd, além desse serviço da Capital, possa se estruturar melhor e ampliar a oferta dos serviços no interior. Não tenho a menor dúvida, que o melhor caminho para se lhe dar com água e esgoto é com companhias públicas. Água não é uma mercadoria que possa ser vendida de lá e pra cá, água é um bem público e por isso tem que ser gerenciado pelo setor público. Esse foi um dos fatores que fizeram com que eu concordasse em passar a concessão para a Caerd", enfatizou o prefeito.
A presidente da Caerd, Rosinete Sena, falou do fortalecimento que a companhia ganha a partir de agora e que isso só irá melhorar a prestação do serviço para a população. Ela agradeceu o empenho do prefeito, do governador Ivo Cassol, bem como da bancada federal formada pelo deputado Eduardo Valverde (PT), senadores Valdir Raupp (PMDB) e Fátima Cleide (PT).
"Este é um momento de agradecimentos pela paciência das pessoas, onde cada passo dado era comemorado como uma conquista na Caerd, porque a gente sabia que cada passo daquele serviria para se concretizasse o momento como o de hoje. Porém, a gente precisa agradecer realmente a confiança do prefeito Roberto Sobrinho por ser o primeiro a oficializar essa concessão para a companhia, agradecer a confiança do governador Ivo Cassol com os servidores da Caerd que se dedicam 24 horas por dia, e agradecer ainda o trabalho da bancada federal," disse ela. Para Rosenete, "a população ganha porque a empresa se fortalece e uma empresa forte consegue trabalhar melhor e com mais credibilidade".
O representando do governo e ex-diretor da Caerd, deputado Miguel Sena, destacou a importância da companhia para o estado, além de parabenizar o prefeito pela iniciativa de dar mais liberdade para os servidores poderem trabalhar na busca do melhor benefício para a população.
"A maior beneficiada é a população de Porto Velho, e conseqüentemente o estado de Rondônia, porque essa iniciativa do prefeito da capital, vai conscientizar outros prefeitos na busca do melhor para seus municípios que é manter a Caerd com detentora dos serviços", disse o parlamentar.
Já o deputado federal Eduardo Valverde (PT) lembrou que a concessão representa muito mais do que o bem-estar da população.
"Esse contrato significa cerca de 1 bilhão de reais investidos no município. Um investimento histórico que vai incluir Porto Velho entre as capitais com o melhor índice de saneamento básico", enfatizou.
O diretor técnico da Caerd, Wilson Lopes, avaliou com alegria a oficialização da concessão, após os altos e baixos pelos quais passou a companhia.
"Eu avalio com uma alegria profunda esse processo. Como o destacou deputado federal Eduardo Valverde, esta é uma experiência única de alto gestão de trabalhadores por um período tão longo que já vai completar dez anos. Um momento de altos e baixos, de muita determinação para enfrentar as dificuldades, mas que com união de grupo, com a presença de um sindicato forte, como o sindicato dos urbanitários, que teve discernimento para lhe dar com as divergências, construímos uma estrada que o resultado é esse: eficiência, competência, melhor prestação de serviço, e mais água tratada para população com quantidade e qualidade. Nesses nove anos, o discurso que nós tínhamos no sindicato, sempre procuramos cumprir enquanto gestores. A exemplo da satisfação da maioria dos trabalhadores da Caerd em todos os aspectos. A questão da remuneração, crescimento profissional e avanços nas conquistas da categoria, tudo isso sem colocar em risco o desenvolvimento e o crescimento do planejamento de recuperação da companhia até atingirmos o ponto de equilíbrio, ou seja, ano que vem nossa perspectiva é atingir a meta de deixar a arrecadação empatar com as despesas. Essa vitória de hoje, realmente consolida a Caerd no cenário nacional", finalizou Wilson.
Fonte: SINDUR
Deputada Cristiane Lopes solicita recursos e apoio do Exército para combater a violência
Nos últimos dias, Rondônia enfrenta uma série de ataques violentos atribuídos a facções criminosas, principalmente na capital, Porto Velho, e em mun
Lei garante validade indeterminada para laudos de TEA e deficiências permanentes
Para aliviar a burocracia e respeitar as condições irreversíveis de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiências permanentes, a d
Vereador Everaldo Fogaça vai presidir Comissão de Honrarias da Câmara Municipal de Porto Velho
O vereador Everaldo Fogaça (PSD) se destaca como presidente da Comissão de Honrarias da Câmara Municipal de Porto Velho, uma das comissões mais dinâ
Vereador Everaldo Fogaça discute projetos de inclusão na rede municipal de ensino de Porto Velho
O vereador Everaldo Fogaça (PSD) esteve em reunião com o secretário de educação de Porto Velho, Leonardo Leocadio, e o secretário adjunto, Walter Na