Terça-feira, 14 de agosto de 2007 - 22h12
A II Conferência Nacional de Políticas para Mulheres, a ser realizada em Brasília, de 17 a 20 de agosto, vai ter a participação de 43 mulheres de Rondônia. As conferencistas saem de Porto Velho, nesta quarta-feira pela manhã, do hotel Rondon, lideradas por Mara Regina Araújo, da Coordenadoria Municipal de Mulheres.
Além de delegadas e suplentes das esferas federal, estadual e municipal, também fazem parte da comitiva representantes da sociedade civil e algumas artesãs da Feira do Produtor, que levam o artesanato da região para o Distrito Federal. Na mala, uma variedade de peças aqui produzidas, inclusive biojóais, um produto muito procurado em várias partes do Brasil.
Na programação da conferência, cuja abertura para sexta-feira, às 17 horas, está confirmada a presença do presidente Lula e da primeira-dama Marisa Letícia. Também compõem a mesa as ministras Nilcéa Freire (Secretaria Especial de Políticas para Mulheres); Marina da Silva (Meio Ambiente); Dilma Roussef (Casa Civil); Marta Suplicy (Turismo); Matilde Ribeiro (Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial).O evento vai contar ainda com a presença de várias autoridades, representantes de organismos internacionais, ministras, embaixadoras, senadoras e deputadas federais e estaduais.
Os trabalhos serão abertos com a aprovação do regulamento da II Conferência Nacional de Políticas para Mulheres e com um balanço das perspectivas do Plano Nacional de Políticas para Mulheres. Participam deste tema, Nilcéia Freire, falando da Implementação, Avanços e Limites do PNPM, Dilma Roussef, abordando Políticas de Desenvolvimento e seus Impactos na Vida das Mulheres, Marina Silva, falando sobre Mulheres e Sustentabilidade, uma Agenda de Futuro e o ministro s Secretaria Geral da Presidência da República, Luiz Dulci, que vai apresentar os resultados da participação da sociedade e como instrumento de controle social. Ainda no sábado, 18, as conferencistas participam de um ato de lançamento do movimento de Mulheres pela Paz ao Redor do Mundo, com a exposição Mil Mulheres pela Paz.
Nas mesas e debates vão ser discutidos os relatórios das conferências municipais e estaduais, com suas propostas e recomendações. Um dos painéis traz o tema Participação das Mulheres no poder e as experiências internacionais.
No domingo (19), as mulheres internacionais também vão trazer suas experiências para as brasileiras. A ministra do Chile, Laura Albornoz vai abordar o Gabinete Paritário A Deputada Nacional da Argentina, Juliana Di Túlio falará sobre a Experiência de Cotas no Sistema Eleitoral argentino. O tema Gênero e Poder na África Hoje vai ser apresentado pela ministra da Mulher, de Moçambique. A conferência encerra na segunda-feira com a deliberação e aprovação das propostas da CNPM.
Fonte: Ascom
DER atende indicação e inicia recuperação da RO-420 entre Buritis e Nova Mamoré
Redano, comemorou a recuperação da RO-420 que está sendo feita pelo Governo do Estado via Departamento de Estradas de Rodagem (DER), no trecho que l
O prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, com foco no cuidado das pessoas mais vulneráveis, garantia dos direitos humanos e na proteção de vidas no trâns
O vereador Everaldo Fogaça (PSD) realizou uma visita ao Superintendente de Comunicação da Prefeitura de Porto Velho, Paulo Afonso, junto com Zezinho
O setor produtivo de pescados em Rondônia enfrenta um momento de grande preocupação devido ao encerramento, em 31 de dezembro de 2024, da isenção tr