Quinta-feira, 6 de setembro de 2007 - 18h21
As vagas de emprego geradas a partir da construção das usinas de Jirau e Santo Antônio, no rio Madeira, é o foco principal do Plano Setorial de Qualificação (Planseq) do Governo Federal, executado pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Socioeconômico, cuja entidade-âncora é o Senac.
Na tarde desta quarta-feira (5), o prefeito Roberto Sobrinho entregou diplomas aos 70 integrantes da terceira turma do programa, qualificados na área de atendimento ao público, balcão e pacote. A cerimônia aconteceu na Igreja São Thiago, zona leste.
Já nesta quinta-feira, foi a vez dos 147 alunos da quarta turma receberem diplomas das mãos do prefeito Roberto Sobrinho, em evento realizada no auditório do Senac, zona norte da cidade. Os participantes foram qualificados na área de secretaria auxiliar, açougue, departamento pessoal e produção de salgados.
Eu, na condição de administrador do município, tenho a preocupação de qualificar a população da capital para o mercado de trabalho gerados com a construção das usinas, com custo estimado em R$ 28 bilhões. Creio que os impactos negativos dessa obra serão bem menores que os impactos positivos que ela irá proporcionar ao nosso município. Não vou permitir que os problemas ocorridos no passado voltem a se repetir. Temos que trabalhar para que as riquezas retiradas do rio Madeira, no caso a energia elétrica, retorne para gente em forma de melhoria de vida e inclusão social, afirmou Roberto Sobrinho, que também parabenizou os formandos e lhes desejou sucesso.
Ainda nesta primeira fase, a Prefeitura trabalha na qualificação de 3.100 pessoas, qualificadas em serviços que visam atender a demanda de empregos que irão surgir durante a construção do empreendimento, no entorno da obra. Neste primeiro momento, os cursos são voltados à área de hospitalidade, hotelaria, turismo, serviços, comércio e alimentação. Os cursos têm três meses de duração e são ministrados nas dependências do Senac e Senai.
O secretário da Semdes, José Carlos Gadelha, anunciou o início de mais uma etapa do Planseq, no próximo dia 17, que irá qualificar mão-de-obra com vista aos serviços necessários nos canteiros de obra das hidrelétricas. Os cursos serão executados pelo Senai e pelo Sindicato dos Trabalhadores do Comércio do Interior do Estado de Rondônia (Sitracon).
Nessa próxima etapa iremos oferecer 48 cursos. E para atender o pedido do prefeito Roberto Sobrinho, os ribeirinhos também serão atendidos neste segundo momento disse Gadelha, que também anunciou a criação de um balcão de empregos que terá por finalidade encaminhar esses trabalhados formados pelo Planseq ao mercado de trabalho.
O Planseq começou a ser desenvolvido há cerca de dois anos, e entrou em execução em julho deste ano. Em quatro anos, a meta do programa é atender um total de 25 mil trabalhadores com idade acima dos 18 anos, em Porto Velho.
Fonte: Ascom
DER atende indicação e inicia recuperação da RO-420 entre Buritis e Nova Mamoré
Redano, comemorou a recuperação da RO-420 que está sendo feita pelo Governo do Estado via Departamento de Estradas de Rodagem (DER), no trecho que l
O prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, com foco no cuidado das pessoas mais vulneráveis, garantia dos direitos humanos e na proteção de vidas no trâns
O vereador Everaldo Fogaça (PSD) realizou uma visita ao Superintendente de Comunicação da Prefeitura de Porto Velho, Paulo Afonso, junto com Zezinho
O setor produtivo de pescados em Rondônia enfrenta um momento de grande preocupação devido ao encerramento, em 31 de dezembro de 2024, da isenção tr