Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Porto Velho recebe o programa Rumos Itaú Cultural


O Projeto contempla as áreas de música, literatura e jornalismo cultural

A Fundação Cultural Iaripuna, em parceria com o Itaú Cultural, traz a Porto Velho o Programa Rumos, promovendo o Seminário com foco em música e lança o edital Rumos Música em Porto Velho.

O Programa, que na oportunidade completa 10 anos de atividades, tem o objetivo de mapear novos talentos, contribuir para articulações nacionais de agentes culturais, premiar e dar visibilidade nacional aos trabalhos musicais de artistas novos ou artistas que já tenham trabalhos consolidados e que ainda não tiveram reconhecimento nacional da sua produção. Nesta edição, contempla as áreas de música, literatura, jornalismo cultural e pesquisa em gestão cultural.

Júlio Yriarte, presidente da Fundação Cultural Iaripuna assevera que: "O fato de abraçar e trazer para o município esta edição 2007, fortalece e amplia as principais características do programa, que busca o mapeamento, formação, difusão e articulação dos inúmeros agentes que compõem o imenso e diversificado universo cultural brasileiro na área de música, ele caracteriza-se pelo mapeamento do talento e da criatividade do músico brasileiro e na difusão de sua produção em todo o território nacional".

"Para a classe artística de Porto Velho, em particular para a classe musical, a realização do seminário representa uma rara oportunidade de reciclagem porque abre perspectivas para a inovação, reconhecimento, planejamento e a auto-administração do próprio trabalho do músico", completa Yriarte.

Uma das principais ações do Rumos Itaú Cultural é a realização de encontros onde são abordadas questões relativas ao universo da produção cultural; discutindo planejamento, gestão, questões jurídicas e outros. O intuito é de promover a democratização de informações, e colaborar para o amadurecimento e expansão dos diversos agentes que compõem o universo musical brasileiro.

Os artistas e grupos contemplados pelo edital Rumos Música também farão espetáculos produzidos pelo Itaú Cultural, e as apresentações serão gravadas em áudio e vídeo digital para serem distribuídas em DVD a emissoras de televisão no Brasil e exterior, além de seus currículos e contatos serem disponibilizados em inglês, francês e espanhol no site da instituição.

Todas as informações do edital do programa Rumos Música: inscrições, abrangências, formas de envio de trabalhos e prazo de inscrição podem ser obtidas na Fundação Iaripuna – Fones 3901-3265 / 3901-3644 ou no site www.itaucultural.org.br/rumos2007.

               Programação do Seminário

Realização do Seminário: Prefeitura de Porto Velho, Fundação Iaripuna e Itaú Cultural
Apoio: Semed e Escola Municipal de Música "Jorge Andrade".
Local: Auditório da Escola Municipal de Música "Jorge Andrade" – rua Joaquim Araújo Lima, 2805 – Liberdade
Dia: 14 de maio, segunda-feira.
Hora: início às 14h (veja, abaixo, programação completa)
Entrada franca

Programação dia 14, segunda-feira

14h
Abertura Oficial


Interpretação do Hino de Porto Velho com Remis Michel (flauta transversal) e Robson Vasconcelos (teclado); Coral da Escola de Música Jorge Andrade na regência do professor Dirceu e Quarteto PVH, formado pelos professores Ronaldo Vasconcelos (guitarra); Robson Vasconcelos (teclado); Júnior Lopes (bateria) e Clayton (contra baixo)

A abertura do evento contará com a presença de autoridades e convidados: Roberto Eduardo Sobrinho – prefeito da cidade de Porto Velho; Júlio César Yriarte Solíz – presidente da Fundação Cultural Iaripuna, Elizabeth Carneiro Santos – diretora da Escola Municipal de Música "Jorge Andrade" e Raimundo Nonato da Silva presidente do Sindicato dos Músicos do Estado de Rondônia.

14h30
Exibição do documentário Rumos Brasil da Música – 30.000 km – Pensamentos & Reflexões (40 minutos).

- espécie de diário de bordo das viagens feitas por todas as capitais brasileiras durante a edição passada do programa, entre 2004 e 2005. Condução de Sonoe Juliana Ono, representante do Núcleo de Música do Itaú Cultural de SP, que fará considerações a respeito dos seminários Rumos Música, realizados por todas as capitais brasileiras.

15h30

- palestra Produção Musical: Realidades, Alternativas e Mãos à Obra! com Paulo André Moraes Pires – pernambucano de Recife. Criador e produtor do festival Abril Pro Rock. Trabalhou com bandas como Chico Science & Nação Zumbi, Cabruêra, DJ Dolores: Aparelhagem; Cascabulho, entre outras. Fundador da Abrafin – Associação Brasileira dos Festivais Independentes.

17h
palestra Caminhos para a Exportação da Música Brasileira proferida por Michel Nicolau especialista que desde 2003 atua no ramo musical buscando colaborar com a difusão da música brasileira no exterior. É assessor da BM&A no projeto Música do Brasil, desenvolvida em parceria com a Apex-Brasil.

 

Gente de OpiniãoSábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

DER atende indicação e inicia recuperação da RO-420 entre Buritis e Nova Mamoré

DER atende indicação e inicia recuperação da RO-420 entre Buritis e Nova Mamoré

Redano, comemorou a recuperação da RO-420 que está sendo feita pelo Governo do Estado via Departamento de Estradas de Rodagem (DER), no trecho que l

Secretarias de Inclusão e de Segurança vão garantir direitos aos mais vulneráveis, modernizar o trânsito e proteger vidas em Porto Velho

Secretarias de Inclusão e de Segurança vão garantir direitos aos mais vulneráveis, modernizar o trânsito e proteger vidas em Porto Velho

O prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, com foco no cuidado das pessoas mais vulneráveis, garantia dos direitos humanos e na proteção de vidas no trâns

Vereador Everaldo Fogaça destaca iniciativas institucionais em visita ao superintendente de comunicação de Porto Velho

Vereador Everaldo Fogaça destaca iniciativas institucionais em visita ao superintendente de comunicação de Porto Velho

O vereador Everaldo Fogaça (PSD) realizou uma visita ao Superintendente de Comunicação da Prefeitura de Porto Velho, Paulo Afonso, junto com Zezinho

Deputado Alex Redano Lidera Pedido pela Prorrogação de Isenção Tributária para o Setor de Pescados em Rondônia

Deputado Alex Redano Lidera Pedido pela Prorrogação de Isenção Tributária para o Setor de Pescados em Rondônia

O setor produtivo de pescados em Rondônia enfrenta um momento de grande preocupação devido ao encerramento, em 31 de dezembro de 2024, da isenção tr

Gente de Opinião Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)