Sexta-feira, 25 de maio de 2007 - 22h20
O novo cenário do curso de Administração, as oportunidades de emprego para os futuros administradores no segmento de Shopping Center que está se consolidando em Porto Velho, foram comentados durante a palestra ministrada segunda-feira, para os professores e acadêmicos da FIP (Faculdade de Porto Velho), pelo Superintendente do Porto Velho Shopping, Flávio Sertã Furtado de Mendonça, e pelo Gerente de Novos Negócios da Ancar, Luis Felipe Salles.
A palestra fez parte das atividades da Semana Pedagógica do curso de Administração, cujo coordenador é o professor Ramiro Vieira e tendo a professora Maria Aparecida como diretora Acadêmica. O tema desta Semana Pedagógica é "Os administradores e os desafios da atualidade". A abertura do evento, e a organização das palestras ficaram por conta do professor Cezar Zoghbi, titular da cadeira de Teoria das Organizações do curso de Administração.
O Superintendente do Porto Velho Shopping, Flávio Mendonça discorreu inicialmente sobre o espectro cada vez mais amplo da atuação do administrador de empresas, em tantas áreas diferentes de cada empresa e através dos vários segmentos de atuação das empresas. Em seguida, comentou sobre a evolução dos segmentos de atividade, com o desenvolvimento ou criação de novas atividades, que compensam em muito a redução dos empregos decorrente da automação crescente nas últimas décadas. Entre estes segmentos em expansão, encontra-se, justamente, a gestão de shopping centers.
Em seguida, a discussão foi a respeito da viabilidade econômica da implantação do Porto Velho Shopping com a palestra de Luis Felipe Salles, Gerente de Novos Negócios da Ancar - empresa responsável pela construção e administração do Porto Velho Shopping.
Luis Felipe deu início a sua apresentação pelo histórico da Ancar - uma empresa de empreendedorismo e sucesso - que há 35 anos está no mercado brasileiro de shopping centers e disse que, desde 2006, a Ancar se associou à Ivanhoe Cambridge - uma empresa líder mundial no segmento e uma das mais dinâmicas do Canadá, atuando em cinco continentes, com mais de 65 shopping centers. Apresentou, ainda, algumas das tendências mundiais do mercado de Shopping Centers.
Ele demonstrou diversos dos fatores que levaram a Ancar à decisão pela construção do Porto Velho Shopping. Abordou as características da atividade econômica de Rondônia e as tendências de evolução. Mostrou os principais resultados dos levantamentos e pesquisas encomendados pela Ancar à IPDM, uma das mais respeitadas empresas de pesquisa do país, e os dados, atuais e projetados, mais relevantes sobre cada uma das regiões da cidade. Falou dos indicadores do potencial de Porto Velho, apresentando resultados de pesquisas sobre a renda média domiciliar, demanda mensal, oferta varejista instalada e produtividade média no varejo. Ele garantiu aos acadêmicos que estudos da Ancar indicam uma demanda crescente de comércio e serviços que só precisa de investimento para ser atendida. Demonstrou, ainda, porque a localização do Porto Velho Shopping é considerada ideal para os mercados atual e futuro.
Luis Felipe falou ainda aos acadêmicos que a Ancar é especializada na administração de centros de compras, serviços e lazer e que atua em parceria com empreendedores e lojistas em todas as fases do desenvolvimento de um shopping center - desde as pesquisas de mercado iniciais, passando pelo planejamento e negociação das lojas, até a gestão do cotidiano do empreendimento.
DER atende indicação e inicia recuperação da RO-420 entre Buritis e Nova Mamoré
Redano, comemorou a recuperação da RO-420 que está sendo feita pelo Governo do Estado via Departamento de Estradas de Rodagem (DER), no trecho que l
O prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, com foco no cuidado das pessoas mais vulneráveis, garantia dos direitos humanos e na proteção de vidas no trâns
O vereador Everaldo Fogaça (PSD) realizou uma visita ao Superintendente de Comunicação da Prefeitura de Porto Velho, Paulo Afonso, junto com Zezinho
O setor produtivo de pescados em Rondônia enfrenta um momento de grande preocupação devido ao encerramento, em 31 de dezembro de 2024, da isenção tr