Quinta-feira, 23 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Prefeitura garante transporte escolar na zona rural



Em reunião com representantes do governo estadual, o prefeito de Porto Velho, dr Hildon Chaves, recebeu garantias de que a última parcela dos recursos destinados ao pagamento do transporte escolar será efetuada imediatamente, tão logo se resolva pendências relacionadas a documentações. O encontro aconteceu na tarde de sexta-feira (3), no Palácio Tancredo Neves, sede da prefeitura.

Hildon Chaves demonstrou grande preocupação com a possibilidade de haver nova paralisação do transporte escolar, tendo em vista o início do ano letivo na rede municipal de ensino que acontece nesta segunda-feira (6), já que o Estado ainda não repassou para a prefeitura a terceira e última parcela do convênio de 2016, que é de R$ 4,5 milhões. O valor total do convênio é de R$ 9.676.576,07 para que o município faça o transporte das crianças que moram na zona rural e estudam em escolas estaduais. “Precisamos resolver as pendências porque as crianças não podem ficar sem o transporte escolar”, disse o prefeito.

O subchefe da Casa Civil do governo do Estado, Waldemar Albuquerque, indicou um assessor para alinhar todos os trâmites necessários junto com o chefe de gabinete do prefeito, Breno Mendes, para que possa sanar a questão o mais rápido possível. “Tão logo resolva essas pendências será feito imediatamente o repasse. Esse repasse diz respeito ao período que vai de fevereiro a junho deste ano”, assegurou.

Mendes explicou que havia um entendimento da parte do governo de que o convênio entre Estado e município teria dificuldade relacionada ao repasse da verba por conta da falta de certidões não apresentadas na gestão do ex-prefeito Mauro Nazif. No entanto, o promotor de justiça da educação, Alan Salatiel, que também participou da reunião, disse que, segundo a Lei de Responsabilidade Fiscal “não pode haver restrição no repasse de convênio para a educação, principalmente por causa da falta de certidões”.

Ainda segundo o chefe de gabinete, falta só uma certidão chamada CRP, “mas nesse caso, faz-se um documento atestando a veracidade do convênio a ser assinado pelo ex-prefeito Mauro Nazif, o qual posteriormente é encaminhado ao INSS, que por sua vez libera a CRP”. Com essa certidão expedida para a prefeitura e apresentada às autoridades estaduais estará sanado o problema.

Também participaram da reunião, o vice-prefeito Edgar do Boi, o secretário adjunto da educação (Seduc), Márcio Félix, o promotor de justiça da educação, Alan Castiel, a procuradora adjunta da PGM, Kárytha Menêzes Thurler, e o secretário municipal de educação, Zenildo de Souza Santos.

Fonte:  Comdecom

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 23 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Projeto vidas, alcançados para alcançar recebe apoio do vereador Everaldo Fogaça

Projeto vidas, alcançados para alcançar recebe apoio do vereador Everaldo Fogaça

Na manhã desta quarta-feira, o vereador Everaldo Fogaça (PSD) recebeu em seu gabinete representante do projeto social Vidas, Alcançados para Alcança

Projeto de Lei de autoria do deputado Alex Redano é sancionado e garante direitos aos mototaxistas de Rondônia

Projeto de Lei de autoria do deputado Alex Redano é sancionado e garante direitos aos mototaxistas de Rondônia

O governador em exercício de Rondônia, Sérgio Gonçalves da Silva, sancionou a Lei Nº 5.956/2025, de autoria do deputado Alex Redano (Republicanos).

 Deputado Jean Mendonça investe em capacitação profissional

Deputado Jean Mendonça investe em capacitação profissional

Apoiar e incentivar iniciativas que promovam a geração de renda para as mulheres é um compromisso do deputado Jean Mendonça, que tem se dedicado à i

Deputada Dra. Taíssa destaca asfaltamento ao redor do hospital Regional de Guajará-Mirim

Deputada Dra. Taíssa destaca asfaltamento ao redor do hospital Regional de Guajará-Mirim

Na terça-feira (16), a deputada Dra. Taíssa Sousa (Podemos) visitou o Hospital Regional de Guajará-Mirim, obra de grande importância para a saúde pú

Gente de Opinião Quinta-feira, 23 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)