Sexta-feira, 16 de fevereiro de 2007 - 15h47
Roberto Sobrinho inaugura sede da Casa Família Roseta
A solenidade de inauguração do Centro de Reabilitação da Casa Família Rosetta, no bairro Areal, reuniu diversas autoridades civis, militares e eclesiásticas. O prefeito Roberto Sobrinho, fez o descerramento da placa inaugural. A presença dos padrinhos da casa, o presidente da ilha de Sicília (Itália), Salvatore Cuffat, e de outras personalidades sicilianas, confirma o prestígio que a direção da casa conquistou junto aos patrocinadores da entidade durante 15 anos de existência. A bênção para a nova morada das 63 crianças portadoras de deficiência mental, atendidas pela casa, veio das mãos do arcebispo Dom Moacyr Grechi.
Os voluntários e colaboradores da instituição receberam das mãos do presidente da Sicília uma flâmula do arquipélago. O prefeito Roberto Sobrinho entregou a direção da casa, uma placa pelos serviços prestados desde a fundação. O prefeito também foi homenageado e recebeu uma medalha com o brasão da Sicília, do presidente Salvatore Cuffat. E a homenagem, que emocionou o presidente siciliano, foi uma imagem de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil e de quem Salvatore é devoto. Para finalizar a solenidade, todos foram emocionados pelo depoimento de uma das crianças que são atendidas pela Família Rosetta. Tainá Félix, de 12 anos falou com dificuldades, mas conseguiu expressar o quanto é agradecida por todos os benefícios que já recebeu da instituição desde que chegou ali, com apenas 2 anos de idade.
A nova unidade
O novo Centro de Reabilitação Paulo VI vai funcionar com uma ala ambulatorial, onde as crianças vão ter assistência médica na área de fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional. Já na ala Centro-dia, as crianças têm aulas e atividades de estimulação. De segunda a sexta feira as crianças recebem lanche e almoço. Dez das 63 crianças atendidas pela casa, são abandonadas e ficam permanentemente na instituição.
A prefeitura de Porto Velho mantém vários convênios com a casa, entre eles o projeto prevenção, recuperação e reincerção de adolescentes e jovens dependentes químicos, no valor de 17 mil reais, o projeto de assistência social e direito para a cidadania, que atende crianças portadoras de deficiência mental, no valor de 12 mil reais e o projeto de apoio a reabilitação e habitação, no valor de 9 mil e 200 reais. Esses convênios foram assinados através da secretaria municipal de Assistência Social. Através do Ipam, a prefeitura municipal também mantém um outro convênio com a casa Família Rosetta, para tratar de dependentes químicos.
O prefeito Roberto Sobrinho elogiou o trabalho que é desenvolvido pela instituição e já anunciou uma nova parceria. Nem o poder público faz melhor esse tipo de atendimento aos portadores de deficiência e aos dependentes químicos e se depender da prefeitura, este trabalho sempre terá nosso apoio, assim como também garanto que seremos parceiros nesse novo projeto, a construção de um centro de recuperação para mulheres com dependência química.
Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)