Sexta-feira, 14 de dezembro de 2007 - 12h53
O Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia passa, a partir da segunda-feira, 17, a integrar o Registro Nacional de Infrações de Trânsito (Renainf), banco de dados gerenciado a partir de Brasília pelo Departamento Nacional de Trânsito. Na última quarta-feira, dia 12, o Coordenador Nacional do Renainf, Danilo Roman Pasqual veio ao Estado para auxiliar e verificar os últimos preparativos para a integração total do Detran Rondônia ao sistema, oportunidade em que conversou com o diretor geral, Eduardo Batistela e o chefe do Departamento de Policiamento e Fiscalização de Trânsito - DPFT, Hugo Guilherme Correia. Com o sistema, as multas aplicadas em Rondônia passam a ser registradas na carteira do motorista infrator que reside em outros estados.
O Renainf, criado pelo Departamento Nacional de Trânsito, é um sistema de gerenciamento e controle de infrações de trânsito que integra os Detrans ao Sistema de Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavan) e ao Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach).
Ele tem por finalidade criar base nacional de infrações de trânsito e proporcionar condiçõess operacionais para o registro das mesmas, viabilizando o processamento dos autos de infrações das ocorrência e intercâmbio de informações. O sistema funciona hoje em vinte e cinco estados brasileiros.
Segundo o chefe do DPFT, com a implantação do sistema todos os veículos de Rondônia que sofreram multas em outros Estados da Federação vão ter o pagamento da multa exigido na hora em que forem licenciar o veículo. Antes do funcionamento do sistema, o Detran não tinha como vincular as autuações às placas.
A partir da integração ao Renainf, as autoridades de trânsito de Rondônia poderão multar os infratores também de outros Estados. Segundo o órgão, a ação reduzirá a impunidade, aumentando, conseqüentemente, a segurança nas vias públicas.
Rondônia tem hoje na base dados do Renainf 31.743 veículos multados em outras Unidades da Federação que já estão integrados ao sistema o que indica que 8,76% da frota do Estado sofreu multas. Esses mais de 30 mil veículos cometeram 67.690 infrações, o que dá uma média de 2,13 infrações cometidas fora do Estado.
Fonte: A/I DETRAN
Deputada Cristiane Lopes solicita recursos e apoio do Exército para combater a violência
Nos últimos dias, Rondônia enfrenta uma série de ataques violentos atribuídos a facções criminosas, principalmente na capital, Porto Velho, e em mun
Lei garante validade indeterminada para laudos de TEA e deficiências permanentes
Para aliviar a burocracia e respeitar as condições irreversíveis de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiências permanentes, a d
Vereador Everaldo Fogaça vai presidir Comissão de Honrarias da Câmara Municipal de Porto Velho
O vereador Everaldo Fogaça (PSD) se destaca como presidente da Comissão de Honrarias da Câmara Municipal de Porto Velho, uma das comissões mais dinâ
Vereador Everaldo Fogaça discute projetos de inclusão na rede municipal de ensino de Porto Velho
O vereador Everaldo Fogaça (PSD) esteve em reunião com o secretário de educação de Porto Velho, Leonardo Leocadio, e o secretário adjunto, Walter Na