Sexta-feira, 14 de dezembro de 2007 - 12h53
O Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia passa, a partir da segunda-feira, 17, a integrar o Registro Nacional de Infrações de Trânsito (Renainf), banco de dados gerenciado a partir de Brasília pelo Departamento Nacional de Trânsito. Na última quarta-feira, dia 12, o Coordenador Nacional do Renainf, Danilo Roman Pasqual veio ao Estado para auxiliar e verificar os últimos preparativos para a integração total do Detran Rondônia ao sistema, oportunidade em que conversou com o diretor geral, Eduardo Batistela e o chefe do Departamento de Policiamento e Fiscalização de Trânsito - DPFT, Hugo Guilherme Correia. Com o sistema, as multas aplicadas em Rondônia passam a ser registradas na carteira do motorista infrator que reside em outros estados.
O Renainf, criado pelo Departamento Nacional de Trânsito, é um sistema de gerenciamento e controle de infrações de trânsito que integra os Detrans ao Sistema de Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavan) e ao Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach).
Ele tem por finalidade criar base nacional de infrações de trânsito e proporcionar condiçõess operacionais para o registro das mesmas, viabilizando o processamento dos autos de infrações das ocorrência e intercâmbio de informações. O sistema funciona hoje em vinte e cinco estados brasileiros.
Segundo o chefe do DPFT, com a implantação do sistema todos os veículos de Rondônia que sofreram multas em outros Estados da Federação vão ter o pagamento da multa exigido na hora em que forem licenciar o veículo. Antes do funcionamento do sistema, o Detran não tinha como vincular as autuações às placas.
A partir da integração ao Renainf, as autoridades de trânsito de Rondônia poderão multar os infratores também de outros Estados. Segundo o órgão, a ação reduzirá a impunidade, aumentando, conseqüentemente, a segurança nas vias públicas.
Rondônia tem hoje na base dados do Renainf 31.743 veículos multados em outras Unidades da Federação que já estão integrados ao sistema o que indica que 8,76% da frota do Estado sofreu multas. Esses mais de 30 mil veículos cometeram 67.690 infrações, o que dá uma média de 2,13 infrações cometidas fora do Estado.
Fonte: A/I DETRAN
O vereador Everaldo Fogaça (PSD) foi destaque no programa Fala Rondônia, transmitido em nível estadual pelo Sistema Gurgacz de Comunicação (SGC). A
Deputada Ieda Chaves propõe Política de Conscientização e Prevenção da Depressão em Pessoas Idosas
A deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) apresentou, recentemente, a Indicação N.º 8443/2024 para a criação de uma Política Estadual de Consc
Alunos da Escola João Bento da Costa promovem debate crítico no plenário da Assembleia Legislativa
Nesta quinta-feira (28), o plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) se transformou em um espaço de aprendizado e reflexão, recebendo a
Deputada Cristiane Lopes prestigia os 49 anos da Polícia Militar de Rondônia
A Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO) celebrou na última segunda-feira de novembro (25) seu 49º aniversário, em uma solenidade realizada na