Quinta-feira, 1 de fevereiro de 2007 - 12h47
Secretário municipal de saúde supervisiona unidades ribeirinhas
Por determinação do prefeito Roberto Sobrinho, o secretário de saúde, Sid Orleans, desceu o Baixo Madeira no último final de semana para a primeira supervisão programada nas unidades de saúde do município de Porto Velho.
São Francisco, Calama, Demarcação, Aliança do Rio Preto, Maicy, Nova Esperança, Papagaio, Catarina, Nazaré, Lago do Cuniã e São Carlos foram as primeiras unidades visitadas. Mais oito unidades serão visitadas este mês completando a supervisão. São estruturas feitas de qualquer forma e sem apoio durante décadas. Como ainda não temos recursos para fazer construção, reforma e reaparelhamento em todas as unidades, vamos trabalhar com prioridades até conseguirmos oferecer, em todas elas, um atendimento básico que vá adquirindo qualidade crescente, explica o secretário.
Sid informa que está em estudo um plano de ação para resolver ainda este ano problemas relacionados com o transporte de doentes graves, déficit de pessoal e equipamentos, com recursos do PROESF (Programa de Expansão Saúde da Família) e SIS Fronteiras (Sistema de Informações em Saúde de Fronteiras) que vão permitir a aquisição de embarcações e motores de polpa, equipamentos, mobiliários novos, além de reforma, ampliação e aparelhamento das unidades.
Lei Maria da Penha
O secretário convidou a Coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres, Mara Regina para acompanhá-lo nas visitas com o intuito de divulgar a Lei Maria da Penha, que coíbe e pune com prisão a violência contra as mulheres. A Coordenadora realizou várias reuniões com as mulheres nas localidades explicando direitos e ao mesmo tempo mobilizando-as com o intuito de organizá-las em movimentos sociais.
As dificuldades são muitas. Em muitas localidades recebíamos a notícia que era a primeira vez que se via um secretário de saúde por ali em dezenas de anos de existência. Tentamos não sair de mãos vazias. Levamos um motor de polpa novo para a comunidade de Nazaré, que teve o seu roubado, e ao mesmo tempo já levamos a notícia do empenho e execução do serviço de construção do poço artesiano daquela localidade, reivindicação feita à secretaria em novembro, bem como a reforma da unidade de saúde, acrescenta Sid Orleans.
Nos próximos dias o secretário vai completar a visita às unidades ribeirinhas, e em seguida fazer o mesmo trabalho nas unidades da zona rural.
Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)